Como aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital

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Saiba como aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital

No Carnaval vale tudo… menos ficar parado! Independentemente do produto ou serviço que vende, se tem um negócio com visibilidade na Internet, tem tudo o que é preciso para aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital!

Qualquer data comemorativa se presta a estratégias de venda para gerar leads, conquistar e fidelizar clientes. Por isso, se seguir as nossas dicas também a sua empresa vai aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital, quer venda fantasias quer venda outros produtos ou serviços que não estejam no ramo que tradicionalmente lucra com esta época de folia. É uma questão de planear as suas ações de acordo com os interesses do seu público-alvo e as potencialidades do digital.

1. Planeie com antecedência

Bem sabemos que o Carnaval está aí à porta e já não vai a tempo de planear com muita antecedência as suas estratégias de marketing digital para o Carnaval, mas se começar hoje mesmo ainda vai a tempo de lucrar com esta época festiva, sim? O importante é não deixar para a véspera. Primeiro porque tem de definir os seus objetivos de marketing para o Carnaval para desenvolver as ações mais eficazes. Depois, porque tem de ter em conta que algumas das dicas que vamos dar de seguida, implicam um trabalho conjunto entre os vários departamentos da sua empresa, bem como um budget para destacar o seu site ou loja virtual e promover os seus produtos na Internet.

2. Aposte numa imagem carnavalesca

Não lhe vamos pedir para se mascarar para aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital, mas para mostrar aos seus clientes que está a festejar o Carnaval tem de personalizar o seu site, loja virtual e redes sociais. Não precisa de colocar serpentinas a torto e direito, mas um pequeno diferencial pode marcar a diferença: um banner temático no seu site, publicações relacionadas com o Carnaval no seu blog e página do Facebook, um canal de venda pelo WhatsApp… Por aqui no PME, por exemplo, optámos por artigos pertinentes, como este que lhe está a explicar como aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital!

3. Faça promoções no Carnaval

No Carnaval ninguém leva a mal, mas a verdade é que se não fizer uma promoção ou um desconto especial, os seus clientes vão ficar aborrecidos. E isso porque fevereiro é logo no início do ano e os gastos com o Natal ainda são visíveis. De resto também não há porque não mimar os seus clientes com um voucher de descontos, um brinde, portes grátis, um leque de artigos em promoção (relacionados ou não com o Carnaval), etc. Há falta de ideias para aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital, faça uma campanha de Carnaval em que cada cliente que fizer compras durante esse período, recebe um desconto para próxima compra. Assim, não só atrai novos clientes como retém aqueles que já conquistou! É que, quando um cliente recebe um bom desconto ou um brinde útil, muito provavelmente vai-se lembrar da sua empresa quando voltar a precisar do seu produto ou serviço. Tenha isso em mente ao fazer promoções no Carnaval!

Como fazer promoções na sua loja online? Clique aqui!

4. Aposte em produtos ou serviços relacionados com o Carnaval

Fantasias, adereços, viagens, estadias em hotéis, refeições, bebidas… se a sua loja virtual vende algum produto direta ou indiretamente relacionado com o Carnaval, aproveite e ponha-o em evidência ou promoção. Por exemplo, se gere um hotel pode fazer email marketing para a sua base de contactos, anunciando um pacote de Carnaval bem atrativo: 3 dias de descanso e folia com jantares incluídos! E comunique as suas promoções com antecedência, para que ninguém possa dizer “oh, não sabia” ou “não comprei porque desconhecia que estava em promoção”. E assim vai conseguir aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital!

5. Prepare o seu stock

Se vende produtos ou serviços relacionados com o Carnaval, já sabe: prepare o stock para a procura de modo a não perder uma única venda! Se o seu negócio é recente, tem de fazer uma projeção, mas se vende produtos ou serviços relacionados com o Carnaval há algum tempo, já sabe a quantidade aproximada de itens que saem por estes dias e fica mais fácil fazer uma estimativa para não ter rutura de stock.

6. Negoceie com os seus fornecedores

A época do Carnaval é uma época tão boa como outra qualquer para negociar com os seus fornecedores habituais (ou até pesquisar por novos fornecedores) de modo a conseguir melhores preços e condições de encomenda, alavancar as vendas e aumentar o lucro durante o Carnaval e depois, ao longo do ano inteiro! E ao mesmo tempo, conseguir fazer melhores promoções para os seus clientes!

7. Crie uma landing page

As suas campanhas de Carnaval merecem uma landing page exclusiva! Além de conseguir atrair utilizadores com uma landing page atrativa e relevante para o seu público-alvo, consegue recolher os emails de muitos consumidores interessados no seu produto/serviço e engordar a sua base de dados.

Como criar uma landing page eficaz?

8. Agarre-se às redes sociais

Dependendo do produto ou serviço que tem para oferecer, as redes sociais podem ser as suas melhores amigas para aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital. Se vende cerveja, por exemplo, pode aproveitar os festejos para promover a sua marca; se vende fantasias, pode aproveitar o Carnaval para faturar, etc. E se não vende um único item relacionado com o Carnaval… não faz mal! Limite-se a entrar no espírito, a juntar-se aos foliões e a publicar conteúdos, incluindo fotos da sua equipa, que aumentem a visibilidade e reputação da sua empresa.

9. Otimize os seus conteudos com SEO

O Carnaval exige uma revisão SEO (Search Engine Optimization). Bem sabemos que já está a utilizar esta estratégia de marketing digital para atrair tráfego orgânico para o seu site ou loja virtual, mas durante os festejos convém investir (também) em anúncios e conteúdos relacionados com o Carnaval, com as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e mais relacionadas com esta época festiva.

10. Invista em remarketing

Havendo verba disponível, não hesite em investir em remarketing no Carnaval, particularmente se tem um e-commerce porque o remarketing é uma das melhores estratégias de marketing digital para aumentar as vendas. Genericamente, o remarketing serve para lembrar o utilizador sobre um produto ou serviço que visitou em determinado site, mas que não comprou. Não comprou, mas possivelmente vai acabar por comprar! E isso porque esta estratégia, através de uma rede de afiliados, vai-lhe mostrar constantemente – navegue por onde navegar na Internet – um anúncio sobre esse produto. As vezes que forem necessárias até efetuar a compra ou terminar o tempo da campanha de Carnaval!

E agora que sabe como aumentar as vendas no Carnaval com marketing digital, não deixe de ler também o nosso artigo sobre como melhorar a loja virtual da sua empresa em 2020. É que 1 ano, tem muitos meses para faturar!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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