Cloud Computing – Um Estudo De Caso

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, chegou ao mercado há alguns anos e hoje já é utilizado por grande parte das empresas. E você? Conhece todos os tipos de serviços em nuvem disponíveis hoje e como isso impacta sustentavelmente as empresas e o meio ambiente?

Atualmente, existem com 6 tipos de serviços de Cloud Computing. São eles:

  • IaaS – Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: utiliza-se apenas uma porcentagem de um servidor, geralmente com uma configuração que se adeque à sua necessidade.
  • PaaS – Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma, tal como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).
  • DaaS – Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço: as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
  • SaaS – Software as a Service ou Software como Serviço: uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online).
  • CaaS – Communication as a Service ou Comunicação como Serviço: uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Microsoft Lync).
  • EaaS – Everything as a Service ou Tudo como Serviço: quando se utiliza todos os recursos disponíveis, ou seja, infra-estrutura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.

cloud computing

Os serviços em nuvem causam um impacto positivo nas empresas e são capazes de proporcionar economia, além de proporcionar um caráter sustentável. Para poder exemplificar isso, segue abaixo um case de sucesso de uma empresa de médio porte.

Estudo de caso:

João* possui um call center de vendas de serviços telefônicos. A empresa dele possuía mais de 100 operadores de call center, que trabalhavam em 2 turnos, utilizando aproximadamente 60 computadores. No entanto, a empresa de João tinha um alto custo operacional, com uma margem de lucro real de 7,5% , o que inviabilizava a realização de grandes investimentos. Além disso, contava com outros problemas constantes, tais como alta rotatividade de mão-de-obra (fator inerente do segmento), problemas técnicos com os computadores, altos valores de licenças de softwares e alto custo gerencial da equipe. Foi então que, após uma consultoria empresarial realizada pela empresa Sapiens, que os problemas de João foram reduzidos drasticamente.

A primeira medida tomada pela empresa contratada, foi o desenvolvimento de um software que operasse em nuvem, produzido sob medida para o Call Center de João. O novo software era capaz de otimizar todas as tarefas do call center e também possuía uma nova função: Controle e Acompanhamento de Produtividade. Esta função permitiu ao Setor de RH acompanhar em tempo real a produtividades dos operadores e dar feedbacks em menor tempo. O resultado foi uma significativa melhora no atendimento e uma maior satisfação dos colaboradores, além de uma menor taxa de rotatividade dos funcionários.

Além disso, como o novo software armazenava tudo em nuvem, a empresa de João não precisava mais armazenar dados em servidores internos e tão pouco preocupar-se com licenças de software, uma vez que, à partir daquele momento, ele fez uma migração de todas as máquinas da empresa para Linux, já que para operar o novo software, bastava uma conexão com a internet e um navegador.

A empresa de João economizou também na conta de luz e internet, visto que não havia mais necessidade de possuir uma sala com os servidores internos (usando ar condicionado) e um link dedicado de banda larga.

Como o serviço na nuvem também permitia backups periódicos e gerava e armazenava relatórios, João não precisava mais imprimir relatórios e nem se preocupar com arquivamento destes. Gerando assim uma economia de mais de 20.000 impressões por mês.

Outro ponto positivo da migração para a nuvem foi que João não precisou mais do suporte técnico constante em seus computadores e diminuiu exponencialmente a necessidade de troca de hardware das máquinas usadas pelos operadores do call center, uma vez que o servidor em nuvem era responsável pelo processamento de todas as informações.

E o melhor ponto, ao final do primeiro ano de mudanças, o call center de João já operava com 116 atendentes e com um lucro real de 13,8%.

(*) O verdadeiro nome do cliente, foi substituído por questões de sigilo.

image02

Por meio deste case é possível verificar que a utilização de um serviço EaaS por uma empresa de médio porte, proporcionou uma economia significativa, um aumento na produtividade e um menor impacto ambiental, uma vez que a empresa necessitou utilizar menos ar condicionado, reduziu a quase zero a quantidade de papel impresso e não descartou anualmente dezenas de peças de hardware por motivo de substituição.

Os serviços em nuvem podem ser adotados até mesmo por micro e pequenas empresas. Atualmente existem diversos softwares online que oferecem desde um editor de textos até softwares para gerenciar milhares de funcionários.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Cloud Computing – Um Estudo De Caso

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.