Chatbot: o que é e como pode ajudar a sua empresa no atendimento ao cliente

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Os seus clientes gostam de ficar horas à espera que lhes atendam o telefone e dias a aguardar pela resolução de um problema… ou preferem respostas rápidas e inteligentes? Se preferem processos eficientes e imediatos, está na hora de investir num chatbot. Continue a ler para saber o que é um chatbot e como pode ajudar a sua empresa no atendimento ao cliente!

Más experiências com serviços de atendimento ao cliente são o prato do dia para os consumidores, alvo, inclusive, de muitas reclamações que poderiam ser evitadas com a utilização de chatbots, que mais não são do que robots que respondem de forma rápida e incansável aos utilizadores de vários tipos de canais online (de uma loja online a uma rede social como o Facebook). E que proporcionam sempre uma excelente experiência de utilização, já que graças à Inteligência Artificial, aceleram o atendimento, reduzem custos, aumentam a eficácia, geram leads e melhoram a comunicação com os clientes.

O que é um chatbot?

Basicamente, chatbot é um software ou uma espécie de robot capaz de dialogar com utilizadores humanos na Internet, em linguagem natural e por meio da Inteligência Artificial, dando a sensação ao utilizador de que está, de facto, a conversar com uma pessoa, quando do outro lado está “apenas” um complexo sistema de resposta que ajuda muitas empresas a automatizar e otimizar o atendimento ao cliente.
Assim, o chatbot é muito utilizado em aplicativos de mensagens e chats virtuais para dar respostas automáticas. Atualmente, é possível criar chatbots integrados em sites, lojas online, redes sociais como WhatsApp e Facebook, e ainda em sistemas de call center na Internet.

Como funciona o chatbot?

O chatbot processa a linguagem natural humana, identificando e passando uma resposta coerente e acertada, mas tendo em conta capacidades limitadas por diversos fatores, já que existem softwares de atendimento básicos e outros bastante complexos onde sistemas de Inteligência Artificial (learning machine) por meio de Processamento de Linguagem Natural (PLN) conseguem entender grandes conjuntos de palavras-chave e variações de frases, ignorar erros de digitação e dar respostas corretas e ajustadas ao perfil de utilizador. Além de que, os chatbots mais complexos, estão sempre a aumentar o seu repertório e a melhorar as suas interações. Mas existem chatbots mais simples e baseados no estabelecimento de diretrizes, que se “limitam” a responder a perguntas sobre um leque de conteúdos que determinada empresa tem na sua base de dados, ou seja, a um número definido de solicitações que compreendem um determinado vocabulário pré-definido na árvore de navegação criada pelos programadores. Neste caso, tudo mais obrigará o chatbot a responder repetindo a mensagem automática ou a transferir o utilizador para um assistente de apoio ao cliente humano. Dai que a integração entre os colaboradores de uma empresa e o chatbot, seja fundamental para oferecer aos clientes a possibilidade de serem esclarecidos rápida e corretamente.

Se pretende implementar um chatbot no seu site ou loja online, peça-nos um orçamento sem compromisso!

Como é que um chatbot pode ajudar a sua empresa no atendimento ao cliente?

Independentemente da sua área de atuação, um chatbot pode ajudar a sua empresa no atendimento ao cliente e na retenção de novos contactos, permitindo que a sua equipa de apoio ao cliente se possa concentrar em tarefas mais importantes e menos repetitivas. Tarefas que um robot não consegue dar conta!
Nesse sentido, vamos agora enumerar algumas vantagens de um chatbot no atendimento ao cliente que a sua empresa não deve continuar a ignorar:

Qualidade

Lá por ser uma espécie de robot não significa que um chatbot não faça um atendimento de qualidade. Pelo contrário! Precisamente por ser um robot, consegue aceder instantaneamente a todas as informações que os seus clientes possam precisar e resolver imediatamente qualquer questão.

Disponibilidade

Um chatbot está disponível 24 sobre 24 horas, respondendo aos clientes mesmo fora do horário de expediente da sua empresa. E além de responder a qualquer momento, um chatbot é muito rápido, quase imediato, evitando que os seus clientes desistam de fazer uma compra, por exemplo.

Simultaneidade

Ao contrário de um ser humano, um chatbot consegue responder e resolver problemas a vários utilizadores em simultâneo, evitando o tempo de espera e proporcionando uma excelente experiência de utilização.

Exatidão

Como não se cansa nem se distrai, um chatbot (se estiver bem programado) é capaz de fazer um atendimento ao cliente mais exato, passando, sempre que haja necessidade, o contacto a um dos seus colaboradores para resolução de problemas mais complexos.

Economia

Um chatbot consegue substituir uma equipa de atendimento ao cliente e a um menor custo. E mesmo que não seja possível, para a sua empresa, contar apenas com o chatbot no atendimento ao cliente, pelo menos pode responder aos pedidos mais simples e filtrar os contactos.

Otimização

Ninguém gosta de estar afeto a tarefas repetitivas e um chatbot vem resolver esse problema, otimizando processos de forma a que a sua equipa possa evitar retrabalho e dedicar mais tempo a outras tarefas.

Conveniência

Como hoje em dia os utilizadores procuram, essencialmente, por empresas que facilitem o contacto, não se importam – e até preferem – ser atendidos por um chatbot, pois o mais importante é serem esclarecidos de forma correta, rápida e facil. Por isso, usar um chatbot no atendimento ao cliente é uma excelente forma de aumentar a satisfação das pessoas em relação ao contacto com a sua empresa. 

Interação

E ao contrário do que possa pensar, um chatbot gera grande interação com os seus clientes porque se trata de uma comunicação cativante e precisa.

Integração

É possível fazer a integração do seu chatbot de atendimento ao cliente com outros serviços da sua empresa. Por exemplo, o seu chatbot pode responder a uma dúvida, mas também fazer uma marcação ou expedir uma encomenda!

Satisfação

E por fim, clientes atendidos por chatbots são clientes satisfeitos, que foram atendidos rapidamente e de forma eficaz. E clientes satisfeitos são clientes fiéis, que sabem que podem contar com a agilidade e qualidade da sua empresa em qualquer tipo de situação.

Não deixe de ler também o nosso artigo sobre atendimento ao público: como fazer com que o cliente volte?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Chatbot: o que é e como pode ajudar a sua empresa no atendimento ao cliente

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.