Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Chamadas Perdidas de Números Estrangeiros – Fraude, o esquema Wangiri

Provavelmente já recebeu uma chamada de um número desconhecido, normalmente um número estrangeiro, onde o telefone toca apenas uma vez, sem dar tempo para atender. Prepare-se para enfrentar uma das mais recentes armadilhas dos cibercriminosos, o “toca e foge”. Esta táctica ardilosa visa explorar a curiosidade natural do ser humano, levando-o a fazer uma chamada de volta e, sem perceber, cair numa armadilha. Sim, vai ligar para um número de valor acrescentado estrangeiro!

Com a proliferação de smartphones e a facilidade de comunicação, os cibercriminosos estão constantemente a reinventar as suas técnicas para enganar as pessoas, e cada vez mais pessoas e cada vez mais rápido! Uma das mais recentes é o esquema do “toca e foge”, conhecido como “Wangiri” – um termo japonês que significa literalmente “um toque cortado”. Este esquema tem as suas raízes no Japão, onde surgiu há alguns anos, e desde então espalhou-se pelo mundo, explorando a curiosidade humana de uma forma bastante traiçoeira.

Como é que funciona o golpe do “toca e foge”, Wangiri

O esquema é simples, mas eficaz. A vitima recebe uma chamada de um número desconhecido, normalmente um número estrangeiro, e antes mesmo que consiga atender, a ligação cai. Os cibercriminosos contam com a curiosidade natural, das pessoas, para que volte a ligar, na esperança de descobrir quem estava do outro lado da linha.

No entanto, ao voltar a ligar, a vitima liga para um número de valor acrescentado estrangeiro, com custos inesperados e muito elevados. Houve casos, que a vitima foi direcionada para uma mensagem de voz pré-gravada, com o intuito de manter a vitima na linha o maior tempo possível, aumentando ainda mais os custos.

Os perigos de voltar a ligar

Para além dos custos financeiros, voltar a ligar a chamadas perdidas de números desconhecidos pode expor a vitima a outros riscos. Alguns cibercriminosos usam estas tácticas para obter informações pessoais, e houve mesmo casos onde conseguiram instalar malwares no dispositivo das vitimas.

É importante lembrar que, mesmo que a chamada pareça ser de um número local ou familiar, os criminosos podem usar técnicas de “spoofing” para mascarar o número de origem. Portanto, é sempre mais seguro ignorar as chamadas de números desconhecidos ou suspeitos.

Exemplos de mensagens maliciosas usadas pelos cibercriminosos

Os cibercriminosos estão sempre à procura de novas formas de mantê-lo na linha, explorando a curiosidade da vitima e as suas emoções. Um exemplo recente é a mensagem: “Você recebeu uma música de alguém que te ama. Depois de ouvir esta música, você descobrirá quem enviou este presente”. Quanto mais tempo você ficar em linha, mais os cibercriminosos lucram.

Dicas para evitar cair na armadilha

Não volte a ligar a chamadas de números desconhecidos ou suspeitos.
Esteja atento aos códigos internacionais precedidos pelo sinal “+”.
Desligue imediatamente se ouvir mensagens estranhas ou solicitações suspeitas ou fora do normal.
Mantenha-se atualizado sobre os últimos truques dos cibercriminosos.
Relate números suspeitos às autoridades competentes.

Desde os primórdios da nossa existência, sempre fomos movidos por um desejo insaciável de descobrir, explorar e compreender o desconhecido. No entanto, essa mesma força que impulsionou o nosso progresso também pode ser a nossa maior fraqueza, tornando-nos vulneráveis às armadilhas elaboradas por aqueles que procuram tirar proveito das nossas fraquezas.

Números com Prefixo “+” é Um Sinal de Alerta
Se você receber uma chamada perdida e verificar um sinal “+” antes do código de área, fique alerta! Este símbolo indica que você está a receber uma chamada internacional, o que pode resultar em chamadas de valor acrescentado e custos elevados e inesperados. A melhor opção é desligar imediatamente e evitar ligar para estes números suspeitos.

O golpe do “toca e foge” é apenas mais um, nos dias de hoje devemos estar constantemente em alerta contra as tácticas ardilosas dos cibercriminosos. Por muito forte que seja a nossa curiosidade, também precisamos cultivar a sabedoria para reconhecer quando a curiosidade pode ser explorada em nosso prejuízo.

Da próxima vez que o seu telefone tocar apenas uma vez e a chamada for interrompida abruptamente, resista à tentação de voltar a ligar. Em vez disso, permita que essa experiência seja um aviso de que, às vezes, a melhor acção é não reagir. Cultive a paciência e lembre-se de que a sua segurança e tranquilidade valem mais do que qualquer satisfação momentânea de curiosidade.

Se deseja aprofundar seus conhecimentos sobre golpes e fraudes online, recomendamos a leitura do livro “Cybersecurity For Dummies” de Joseph Steinberg, este livro explora as mais recentes ameaças apresentadas pelos cibercriminosos e fornece dicas práticas para proteger a sua privacidade e dados pessoais. Para aprofundar o conhecimento sobre fraudes telefónicos, recomendamos a leitura do livro “Scam Me If You Can: Simple Strategies to Outsmart Today’s Rip-off Artists” de Frank W. Abagnale. Este livro oferece insights valiosos sobre como evitar vários tipos de fraudes, incluindo os esquemas telefónicos.

Espero que as informações e reflexões partilhadas aqui tenham sido úteis. Até ao próximo artigo. Boas leituras. Um grande bem-haja a todos!

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Chamadas Perdidas de Números Estrangeiros – Fraude, o esquema Wangiri
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.