Têm Uma Boa Assinatura De Email?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Num email de trabalho, não é só o conteúdo e a linha de assunto que interessa, importa também ter uma assinatura que marque a diferença na imagem profissional que passa aos recetores, sejam clientes, fornecedores, parceiros.
Porém, apesar de ser na sua essência um elemento simples e com um propósito claro, é muito fácil errar no momento de criar a assinatura de email: quer pelo exagero, quer pela omissão. Acredite.

assinatura email

Como criar uma boa assinatura de email?

A saber, uma assinatura de email deve ser composta por contactos alternativos ao endereço de email mais o seu nome, cargo e designação da empresa. O objetivo da assinatura é ajudar o recetor da mensagem a identificar o emissor, levá-lo a interpretar a mensagem como um assunto de trabalho e indicar-lhe os contactos úteis para responder.

Algumas ferramentas de email que convertem os URL’s em links podem ser úteis numa assinatura mas ainda assim deve inserir o URL completo em vez de fazer apenas um link sobre a designação da empresa. Assim, para o seu recetor será também mais fácil copiar o endereço e inseri-lo num motor de busca.

  • A assinatura de email não deve ser extensa, três linhas são suficientes (nome e cargo + empresa + contactos)
  • Deve usar um máximo de 72 carateres por linha porque algumas ferramentas quebram a linha nos 80 carateres.
  • As imagens devem ser usadas com algum cuidado, devem ser pequenas: 50×50 pixels é suficiente para colocar o logótipo da empresa de forma legível.
  • Deve incluir o logótipo na assinatura fazendo o upload do ficheiro para o alojamento do site da empresa e depois estabelecendo a ligação com a mesma.

Erros que deve evitar na sua assinatura de e-mail

É importante saber se há alguma inconformidade na sua assinatura de email para poder resolver o problema e garantir o bom desenvolvimento da sua carreira. Verifique se não está a cometer um dos erros mais comuns na sua assinatura de email e, em caso positivo, emende a situação já.

1. Colocar todos os dados de contacto na assinatura

Claro que é importante que disponibilize os seus dados de contacto no email porque a resposta pode surgir por outro meio, como telefone, mas se citar demasiadas informações na assinatura vai sobrecarregar a sua mensagem quer visualmente quer a nível de conteúdo e em lugar de facilitar a vida ao seu recetor, vai confundi-lo. Se apresentar, por exemplo, três números de telefone, a pessoa ficará baralhada sem saber para qual deve ligar. Limite-se a deixar os contactos mais importantes e mais fáceis e rápidos para chegar até si. E não inclua conta do Twitter ou do Skype, telefone ou morada de casa, outros URL’s sem ser o da empresa, mensagens ou citações nem elementos do seu currículo.

2. Usar uma imagem como assinatura de email

Não transforme a sua assinatura numa imagem de campanha com foto que inclui nome, logo e dados para contacto. Em primeiro lugar porque alguns servidores de email estão configurados para bloquear imagens na caixa de mensagens, fazendo com que todo o seu esforço com a assinatura se torne inútil, e em segundo lugar porque a forma de texto é sempre mais credível e objetiva. Não arrisque a que o seu recetor acabe por não ler a sua mensagem porque devido a um excesso de peso, ela foi bloqueada ou colocada como attachement. E não use animações na assinatura a não ser que queira perder a credibilidade.

3. Não considerar a visualização em todos os tamanhos de ecrãs

Hoje em dia, a quantidade de pessoas que acede ao email através de dispositivos móveis como tablets e smartphones é considerável, por isso, ao criar a sua assinatura verifique como a mensagem será apresentada nesses equipamentos com ecrãs mais pequenos. Não deve deixar que o design dos seus emails seja prejudicado.

4. Não fazer distinção entre corpo de email e assinatura

Há quem peque pelo excesso com assinaturas de email com logos coloridos às piruetas e quem peque por colocar uma assinatura de email que não seja identificada indistintamente e que se pode assim fundir com o texto no corpo da mensagem.

Preparado para criar a sua assinatura?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Têm Uma Boa Assinatura De Email?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.