Alojamento web: a morada do seu site

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Alojamento web: a morada dos conteúdos do seu site

Um site precisa de um alojamento web e você sabe disso. Mas na hora de pensar na imagem online da sua empresa, dá prioridade aos conteúdos escritos, às fotografias, vídeos, cores, grafismo… em vez de pensar em alojamentos e afins! Porém, se não tiver onde guardar tudo isso, como é que vai começar a atrair os consumidores? Ah, pois é!

Vai criar um site? Um blog? Uma loja virtual? Se ainda não escolheu o serviço de alojamento web para os seus conteúdos, leia este artigo. Perceba que – antes de tudo – tem de alojar o seu site para estar online. Depois, compreenda a diferença entre os vários pacotes de alojamento de sites e veja como um alojamento na Internet lhe vai permitir poupar tempo e dinheiro e começar a conquistar visitantes!

Alojamento web – o que é?

É o nome que se dá ao local onde vai guardar os ficheiros do seu site, sejam textos, fotografias, imagens ou vídeos. Sejam ficheiros HTML, PHP, JavaScript, CSS, etc.

O objetivo do alojamento na Internet é deixar o seu site acessível a qualquer utilizador.

Este serviço normalmente é adjudicado a empresas provedoras de alojamento de sites que, regra geral, fornecem um espaço nos seus servidores para que os clientes possam ter um site acessível a qualquer hora, em qualquer dia, de qualquer parte do mundo.

Mais informações sobre alojamento web, aqui!

Alojamento partilhado – o que é?

O alojamento partilhado é ideal para projetos em que a partilha de espaço na web compensa: pequenas empresas, sites pessoais e blogs com um número reduzido de visitantes, por exemplo. Médias e grandes empresas vão precisar de maior capacidade e por isso o alojamento de sites partilhado não é aconselhado.

Neste modelo existe um único servidor que suporta centenas de sites, sendo que em cada plano de alojamento é acrescentada a percentagem dos recursos do servidor (armazenamento, largura de banda, consumo de memória, CPU, etc).

Alojamento na Internet – é o mesmo que domínio?

Não, mas muitas vezes o conceito de domínio confunde-se com o de alojamento na Internet, embora sejam bem diferentes. Uma coisa é comprar o espaço de alojamento e outra comprar/registar o domínio, sendo que o domínio é o nome do seu site, aquele que os utilizadores digitam para chegar à sua empresa (por exemplo www.suaempresa.pt). O registo de domínios reserva a utilização desse nome durante o período de registo, mas a sua aquisição não compreende conteúdo (para guardar o conteúdo é necessário o serviço de alojamento).

Assim, para disponibilizar informações na Internet necessita tanto de um alojamento como de um domínio. Relativamente ao último, saiba que existem várias extensões de domínios (.pt, .com, .net, .org, etc) que representam diversos países e tipos de sites. Por exemplo: o domínio .pt é o código para Portugal e é indicado para empresas portuguesas e o domínio .org é indicado para entidades sem fins lucrativos.

Conheça os nossos planos de alojamento e registo de domínios.

Alojamento Internet – é mesmo necessário?

Sim, se não tiver onde alojar os ficheiros do seu site, não tem como os mostrar aos internautas. Repare que, tal como guarda os seus arquivos pessoais e de trabalho no PC, também tem de guardar os arquivos do site em algum lado! Pode-os guardar no seu computador? Pode, desde que esteja ligado à Internet, mas o poder de processamento da sua máquina fica aquém do pretendido, mesmo que o seu site empresarial não tenha muitos conteúdos. Além disso, o que é que acontece se o seu computador se avariar? Fica sem site! Se o seu computador apanhar vírus? Fica sem site! E por aí fora… Como vê, tem mesmo de contratar este serviço a uma empresa de alojamento se quiser prestar um bom serviço aos seus clientes.

Tipos de alojamento – quais são os principais?

Existem 4 tipos de alojamento web em Portugal de que temos de lhe falar. Os primeiros três são aqueles que encontra na grande maioria dos fornecedores: VPS, partilhado e dedicado. O último é o alojamento cloud, na nuvem. Vamos conhecê-los melhor?

Alojamento VPS (Virtual Private Server)

Alojamento em que o mesmo servidor pode ser utilizado por vários clientes, mas cada um deles tem um espaço específico, pois o objetivo de um VPS é funcionar como um servidor dedicado onde determinado site possui os mesmos recursos que outros. Este serviço de alojamento web é aconselhado para sites com algum tráfego.

Pontos fortes do alojamento VPS

  • Preço médio-alto. É possível escolher vários tipos de pacotes, com mais ou menos recursos, ou seja, mais baratos ou mais caros.
  • Ambiente de alojamento separado dos outros sites no mesmo servidor.
  • Alojamento mais estável.

Pontos fracos do alojamento VPS

  • Mais caro que o alojamento partilhado.
  • Difícil de instalar e manter (se o fornecedor do serviço não der suporte).
  • Um mesmo IP é partilhado pelas várias VPS no servidor.

Alojamento partilhado

Alojamento em que vários clientes partilham um espaço, ou seja, o objetivo destes servidores é armazenar a informação de centenas de sites, sendo que esses sites partilham os mesmos recursos. Este serviço de alojamento web é aconselhado para empresas com sites simples, com pouca informação.

Pontos fortes do alojamento partilhado

  • Preço baixo.
  • Rápido de instalar e preparar.
  • Não requer muitos conhecimentos técnicos da parte do cliente.

Pontos fracos do alojamento partilhado

  • É necessário partilhar um servidor e um mesmo IP com centenas de clientes.
  • Emails enviados do servidor podem ser sinalizados como spam.
  • O site pode deixar de funcionar se receber muitos visitantes.

Servidores dedicados

Alojamento em que o servidor é, por assim dizer, alugado a um só cliente para um único site, com controlo total sobre a máquina e sobre os recursos. Este serviço de alojamento web é aconselhado para empresas com sites que recebem muitos visitantes.

Pontos fortes dos servidores dedicados

  • Não há partilha de servidor nem de recursos com outros clientes.
  • Alojamento mais rápido e eficiente.
  • Customização da máquina consoante as suas necessidades.

Pontos fracos dos servidores dedicados

  • Preço muito elevado.
  • Instalação e manutenção complexa.
  • O cliente necessita de ter bons conhecimentos técnicos.

Alojamento cloud

Alojamento em que existem vários servidores dedicados ligados em cloud, na nuvem, o que permite uma quantidade infinita de máquinas com recursos ilimitados, pelo que neste modelo (semelhante ao VPS) se podem criar vários VPS para separar os diferentes clientes na cloud e evitar que um só site use todos os recursos. Este serviço de alojamento web é aconselhado para sites com algum tráfego.

Pontos fortes do alojamento cloud

  • Preço pouco superior ao alojamento VPS.
  • Melhores resultados de velocidade e de performance em relação ao alojamento VPS.
  • Facilidade em adicionar recursos ao pacote de alojamento.
  • Opção de pagar consoante os recursos utilizados em tempo real.

Pontos fracos do alojamento cloud

  • Alojamento que ainda é olhado com desconfiança.
  • O serviço pode ficar muito caro com a opção de pagar consoante os recursos utilizados.

Escolha ainda hoje um dos nossos planos de alojamento web com painel de controlo!
Usufrua de múltiplas opções, organizadas por categorias de funcionalidades necessárias na gestão do alojamento web: domínios, emails, ficheiros, bases de dados, programação, estatísticas, segurança… Dê ao site da sua empresa, a melhor morada na web!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Alojamento web: a morada do seu site

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.