Alojamento web: a morada do seu site

alojamento web site

Alojamento web: a morada dos conteúdos do seu site

Um site precisa de um alojamento web e você sabe disso. Mas na hora de pensar na imagem online da sua empresa, dá prioridade aos conteúdos escritos, às fotografias, vídeos, cores, grafismo… em vez de pensar em alojamentos e afins! Porém, se não tiver onde guardar tudo isso, como é que vai começar a atrair os consumidores? Ah, pois é!

Vai criar um site? Um blog? Uma loja virtual? Se ainda não escolheu o serviço de alojamento web para os seus conteúdos, leia este artigo. Perceba que – antes de tudo – tem de alojar o seu site para estar online. Depois, compreenda a diferença entre os vários pacotes de alojamento de sites e veja como um alojamento na Internet lhe vai permitir poupar tempo e dinheiro e começar a conquistar visitantes!

Alojamento web – o que é?

É o nome que se dá ao local onde vai guardar os ficheiros do seu site, sejam textos, fotografias, imagens ou vídeos. Sejam ficheiros HTML, PHP, JavaScript, CSS, etc.

O objetivo do alojamento na Internet é deixar o seu site acessível a qualquer utilizador.

Este serviço normalmente é adjudicado a empresas provedoras de alojamento de sites que, regra geral, fornecem um espaço nos seus servidores para que os clientes possam ter um site acessível a qualquer hora, em qualquer dia, de qualquer parte do mundo.

Mais informações sobre alojamento web, aqui!

Alojamento partilhado – o que é?

O alojamento partilhado é ideal para projetos em que a partilha de espaço na web compensa: pequenas empresas, sites pessoais e blogs com um número reduzido de visitantes, por exemplo. Médias e grandes empresas vão precisar de maior capacidade e por isso o alojamento de sites partilhado não é aconselhado.

Neste modelo existe um único servidor que suporta centenas de sites, sendo que em cada plano de alojamento é acrescentada a percentagem dos recursos do servidor (armazenamento, largura de banda, consumo de memória, CPU, etc).

Alojamento na Internet – é o mesmo que domínio?

Não, mas muitas vezes o conceito de domínio confunde-se com o de alojamento na Internet, embora sejam bem diferentes. Uma coisa é comprar o espaço de alojamento e outra comprar/registar o domínio, sendo que o domínio é o nome do seu site, aquele que os utilizadores digitam para chegar à sua empresa (por exemplo www.suaempresa.pt). O registo de domínios reserva a utilização desse nome durante o período de registo, mas a sua aquisição não compreende conteúdo (para guardar o conteúdo é necessário o serviço de alojamento).

Assim, para disponibilizar informações na Internet necessita tanto de um alojamento como de um domínio. Relativamente ao último, saiba que existem várias extensões de domínios (.pt, .com, .net, .org, etc) que representam diversos países e tipos de sites. Por exemplo: o domínio .pt é o código para Portugal e é indicado para empresas portuguesas e o domínio .org é indicado para entidades sem fins lucrativos.

Conheça os nossos planos de alojamento e registo de domínios.

Alojamento Internet – é mesmo necessário?

Sim, se não tiver onde alojar os ficheiros do seu site, não tem como os mostrar aos internautas. Repare que, tal como guarda os seus arquivos pessoais e de trabalho no PC, também tem de guardar os arquivos do site em algum lado! Pode-os guardar no seu computador? Pode, desde que esteja ligado à Internet, mas o poder de processamento da sua máquina fica aquém do pretendido, mesmo que o seu site empresarial não tenha muitos conteúdos. Além disso, o que é que acontece se o seu computador se avariar? Fica sem site! Se o seu computador apanhar vírus? Fica sem site! E por aí fora… Como vê, tem mesmo de contratar este serviço a uma empresa de alojamento se quiser prestar um bom serviço aos seus clientes.

Tipos de alojamento – quais são os principais?

Existem 4 tipos de alojamento web em Portugal de que temos de lhe falar. Os primeiros três são aqueles que encontra na grande maioria dos fornecedores: VPS, partilhado e dedicado. O último é o alojamento cloud, na nuvem. Vamos conhecê-los melhor?

Alojamento VPS (Virtual Private Server)

Alojamento em que o mesmo servidor pode ser utilizado por vários clientes, mas cada um deles tem um espaço específico, pois o objetivo de um VPS é funcionar como um servidor dedicado onde determinado site possui os mesmos recursos que outros. Este serviço de alojamento web é aconselhado para sites com algum tráfego.

Pontos fortes do alojamento VPS

  • Preço médio-alto. É possível escolher vários tipos de pacotes, com mais ou menos recursos, ou seja, mais baratos ou mais caros.
  • Ambiente de alojamento separado dos outros sites no mesmo servidor.
  • Alojamento mais estável.

Pontos fracos do alojamento VPS

  • Mais caro que o alojamento partilhado.
  • Difícil de instalar e manter (se o fornecedor do serviço não der suporte).
  • Um mesmo IP é partilhado pelas várias VPS no servidor.

Alojamento partilhado

Alojamento em que vários clientes partilham um espaço, ou seja, o objetivo destes servidores é armazenar a informação de centenas de sites, sendo que esses sites partilham os mesmos recursos. Este serviço de alojamento web é aconselhado para empresas com sites simples, com pouca informação.

Pontos fortes do alojamento partilhado

  • Preço baixo.
  • Rápido de instalar e preparar.
  • Não requer muitos conhecimentos técnicos da parte do cliente.

Pontos fracos do alojamento partilhado

  • É necessário partilhar um servidor e um mesmo IP com centenas de clientes.
  • Emails enviados do servidor podem ser sinalizados como spam.
  • O site pode deixar de funcionar se receber muitos visitantes.

Servidores dedicados

Alojamento em que o servidor é, por assim dizer, alugado a um só cliente para um único site, com controlo total sobre a máquina e sobre os recursos. Este serviço de alojamento web é aconselhado para empresas com sites que recebem muitos visitantes.

Pontos fortes dos servidores dedicados

  • Não há partilha de servidor nem de recursos com outros clientes.
  • Alojamento mais rápido e eficiente.
  • Customização da máquina consoante as suas necessidades.

Pontos fracos dos servidores dedicados

  • Preço muito elevado.
  • Instalação e manutenção complexa.
  • O cliente necessita de ter bons conhecimentos técnicos.

Alojamento cloud

Alojamento em que existem vários servidores dedicados ligados em cloud, na nuvem, o que permite uma quantidade infinita de máquinas com recursos ilimitados, pelo que neste modelo (semelhante ao VPS) se podem criar vários VPS para separar os diferentes clientes na cloud e evitar que um só site use todos os recursos. Este serviço de alojamento web é aconselhado para sites com algum tráfego.

Pontos fortes do alojamento cloud

  • Preço pouco superior ao alojamento VPS.
  • Melhores resultados de velocidade e de performance em relação ao alojamento VPS.
  • Facilidade em adicionar recursos ao pacote de alojamento.
  • Opção de pagar consoante os recursos utilizados em tempo real.

Pontos fracos do alojamento cloud

  • Alojamento que ainda é olhado com desconfiança.
  • O serviço pode ficar muito caro com a opção de pagar consoante os recursos utilizados.

Escolha ainda hoje um dos nossos planos de alojamento web com painel de controlo!
Usufrua de múltiplas opções, organizadas por categorias de funcionalidades necessárias na gestão do alojamento web: domínios, emails, ficheiros, bases de dados, programação, estatísticas, segurança… Dê ao site da sua empresa, a melhor morada na web!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário