Ainda não tem um site responsivo?!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Para acompanhar o crescimento dos dispositivos móveis e a crescente necessidade de mobilidade dos seus utilizadores, as empresas têm investido em sites responsivos que adaptam automaticamente todo o layout, imagens e textos para o tamanho do ecrã. Resultado? A informação e o design encaixam-se na perfeição nos equipamentos mais pequenos, como smartphones, e os utilizadores gozam de uma melhor experiência de utilização!

Se ainda mantém apenas o site tradicional, leia este artigo porque vamos falar-lhe de uma medida quase que obrigatória para qualquer negócio que queira marcar presença na web e saiba porque é que um site responsivo é importante para a sua empresa.

O que se entende por site responsivo?

Em termos práticos, site responsivo é aquele que, com o mesmo layout, se ajusta e adapta perfeitamente a qualquer resolução de ecrã, passando a mesma experiência de utilização, independentemente do equipamento que o utilizador está a usar para aceder à Internet (desktop, smartphone, tablet, notebook, laptop, etc) e sem ser necessário recorrer ao zoom para o ler. Isto porque um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho do ecrã em que está a ser exibido, ou seja, num ecrã pequeno como é o caso de um smartphone, os elementos do site reorganizam-se para que as informações principais fiquem em primeiro lugar.

Como funciona um site responsivo?

Um site responsivo, para facilitar a visualização, identifica qual é a largura de cada dispositivo e, dessa forma, consegue determinar a quantidade de espaço disponível e a forma como deve mostrar a página para que esse espaço seja aproveitado em toda a sua plenitude. Num site responsivo, quanto menor for o tamanho do ecrã, maior será o zoom para os utilizadores poderem visualizar melhor o conteúdo. Neste tipo de sites, os elementos são reorganizados através de CSS (Cascading Style Sheets) utilizando um sistema conhecido como media queries onde se pode alterar as propriedades dos elementos em um ou mais tamanhos de ecrã especificados pelo programador.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como criar um layout para site de fazer inveja!

Porque é que um site responsivo é importante para a sua empresa?

Hoje em dia com o aumento da utilização de equipamentos de pequenas dimensões e com o aumento dos acessos à Internet via smartphones, as empresas devem adaptar os seus sites e lojas virtuais para conseguirem chegar a um maior número de utilizadores, facilitando o acesso e visualização dos seus conteúdos. Mas se estas linhas não o convenceram a investir neste tipo de design, conheça os principais motivos para implementar um site responsivo, com urgência!

Aumento do número de dispositivos móveis

Todas as pesquisas recentes revelam que grande parte das atividades realizadas na Internet, como a procura de informações, produtos e serviços, ocorre via dispositivos móveis, o que é o mesmo que dizer que as pessoas estão cada vez mais a utilizar smartphones. Na verdade, estima-se que daqui a cerca de dois anos, haverá mais telemóveis no mundo do que contas bancárias ou do que habitações com água canalizada, segundo dados da Cisco. Ora, se o número de utilizadores de smartphones não para de aumentar, se a Internet móvel permite que eles pesquisem por informação no exato momento em que dela necessitam e se essas pessoas preferem aceder a informações em sites que se adequem aos seus equipamentos com ecrãs pequenos, é de esperar que as empresas lhes possibilitem uma boa experiência de navegação através de designs responsivos. E agora já começa a perceber porque é que um site responsivo é importante para a sua empresa, não é verdade?

Aumento do número de utilizadores da Internet

A Internet já está em 79% dos lares portugueses, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indica também que o número de internautas aumentou em Portugal 22 pontos percentuais desde 2010. E sabe qual a percentagem de pessoas que se ligaram à Internet através de um dispositivo móvel? Só no ano passado, a percentagem foi de 81% de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Mais do dobro do que acontecia há cinco anos. E esta informação por si só explica porque é que um site responsivo é importante para a sua empresa.

Clique aqui para conhecer alguns dos problemas que podem estar a impedir o seu site de gerar mais leads.

Melhor experiência de utilização

Sabia que de acordo com o Google Think Insights, a hipótese de um visitante entrar no seu site através de um dispositivo móvel e sair se não encontrar logo o que procura, é de 61%? Mas se tiver um site responsivo e proporcionar ao utilizador uma boa experiência de utilização, ele fica e as hipóteses de acabar por comprar o seu produto ou serviço são muitas! Efetivamente, não há como negar que os sites mais clássicos, sem versão responsiva ou mobile, desagradam aos utilizadores de dispositivos móveis e podem-se traduzir na perca de um negócio ou de uma compra.

Aumento do tráfego orgânico

O Google juntou-se à festa e resolveu favorecer os sites responsivos, sobretudo quando a pesquisa é feita via dispositivo móvel. Desde 2015 que o algoritmo do Google apelidado de Mobilegeddon favorece os sites que são responsivos ou que possuem uma versão mobile em detrimento dos que não estão preparados para serem visionados em ecrãs pequenos. Mas há mais! Em março de 2018, o Google anunciou que passou a priorizar a versão mobile de um site no momento de o indexar ou listar num resultado de pesquisa e embora isso não afete o rankeamento diretamente, revela que o motor de pesquisa mais usado no mundo, prefere sites responsivos (ou versões mobile), sim.

Aumento da velocidade da página

Uma das recomendações do Google é que o conteúdo acima da dobra num dispositivo móvel seja carregado em menos de um segundo e o carregamento completo da página em menos de dois segundos. Está a seguir esta recomendação ou a deixar-se ficar para trás? Não ignore a velocidade de carregamento porque além de ser um fator de rankeamento para o Google, também prejudica a experiência do utilizador, ou seja, se o seu site demorar a carregar, corre o risco de perder um visitante que pode ser um potencial cliente! Por isso, implementando um site responsivo, mais leve e otimizado para os dispositivos móveis, consegue que o carregamento seja feito de forma mais rápida do que na versão desktop.

Diminuição da taxa de rejeição

Como percebeu, um site responsivo diminui a hipótese de um visitante entrar e sair sem interagir com o seu negócio. Deste modo, pode-se afirmar com toda a certeza que o design responsivo diminui a taxa de rejeição, ou seja, a probabilidade de um utilizador entrar num site e sair ou desistir logo de seguida. E se a taxa de rejeição for pequena, maior é a probabilidade de o Google entender que o seu conteúdo é relevante e consequentemente posicionar melhor as suas páginas.

Aumento da taxa de conversão de leads

Chegou até ao fim da lista dos principais motivos pelos quais um site responsivo é importante para a sua empresa? Ótimo, porque ainda lhe temos a dizer que
ao diminuir a taxa de rejeição e ao aumentar o tráfego orgânico, aumenta também a possibilidade de geração e conversão de leads via dispositivos móveis, como smartphones. Logo, este é mais um dos motivos pelos quais um site responsivo é importante para a sua empresa!

Com um site responsivo consegue ter a certeza de que os seus conteúdos são acessíveis e bem visualizados num ecrã mais pequeno, não desperdiça cliques nem se arrisca a perder um potencial cliente para a concorrência. A experiência de utilização é tudo! Por isso comece hoje mesmo a aumentar as hipóteses de agradar a novos consumidores e implemente um site responsivo.

E agora que sabe porque é que um site responsivo é importante para a sua empresa, clique aqui e saiba como criar um site responsivo!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Ainda não tem um site responsivo?!

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.