O Que Saber Antes De Aceitar Uma Proposta De Emprego

aceitar emprego

Nem sempre é fácil perceber de imediato se a proposta de trabalho que acabou de receber é vantajosa ou mais vantajosa que a sua atual posição ou que outra oferta que entretanto tenha recebido. Se estiver desempregado e com problemas financeiros a decisão torna-se mais fácil e mais rápida. Mas se estiver entre dois empregos ou no meio de duas proposta de trabalho semelhantes, é mais complicado. Se a decisão envolvesse somente o valor do salário, a opção seria simples: trabalharia para quem lhe pagasse mais. Porém, os benefícios que as empresas oferecem também devem entrar na equação. Perceba porquê lendo este artigo que lhe sugere uma série de questões às quais deve dar resposta antes de aceitar um novo emprego.

aceitar emprego

O Que Saber Antes De Aceitar Proposta De Emprego

1. Perguntas pessoais

Para começar deve interrogar-se a si próprio para entender por que foi o escolhido para o cargo entre outros candidatos. A resposta leva-o a descobrir a imagem que a empresa tem do seu perfil profissional.

O que lhe traz motivação? 

Algumas pessoas identificam perfeitamente o que as motiva, outras não. Nem sempre o dinheiro é a grande motivação para a mudança de emprego. Por vezes é a mudança de chefia, de funções, de local de trabalho, etc, que motiva o colaborador a abraçar outro projeto. Saber o que o motiva a si pode fazer toda a diferença para ser feliz num novo emprego.

2. Perguntas para a nova chefia

Procure uma oportunidade para interrogar também a sua chefia e tente perceber quais são as suas expectativas. Se corresponderem às suas competências e motivações, ótimo. Se não corresponderem, mantenha-se no emprego atual ou procure outra ocupação. 

Entre as questões que deve colocar, salientamos as seguintes:

  • Por que é que o cargo ficou vago?
  • O que aconteceu com o colaborador que o ocupava?
  • Por que me escolheu?
  • O que espera de mim neste cargo?
  • Qual é o principal conselho que me pode dar para ter bom desempenho?
  • Quais são as possibilidades de crescimento profissional dentro desta empresa?
  • Quantas vezes é que a empresa faz avaliações de desempenho?
  • Quais são os pontos mais importantes das avaliações de desempenho?
  • O que é preciso para ter sucesso nesta empresa?
  • Qual o seu estilo pessoal de gestão?
  • Qual o estilo de gestão da empresa?

3. Perguntas sobre a empresa

Mais do que perguntar, deve pesquisar a empresa para a qual está prestes a ir trabalhar. Descubra o máximo de informação possível sobre o futuro empregador: a sua cultura, dados financeiros, quota de mercado, produtos e serviços, presença social, etc. Faça pesquisas na Internet (sites, blogues, redes sociais, medias, fóruns, etc) para conhecer melhor a instituição e, se possível, faça-o antes mesmo da entrevista para que vá bem preparado quer para responder a questões que o recrutador possa colocar, quer para colocar as suas próprias questões. As informações recolhidas vão dar-lhe indicações preciosas sobre a empresa e ajudá-lo a decidir se vale a pena aceitar a proposta ou não. E entre as informações que deve tentar recolher destacamos as seguintes:

Cultura da empresa

É uma empresa conservadora e fechada ou mais liberal? Convém perceber quais são os valores da empresa para ver se combinam com os seus próprios valores. Como descobrir? Através da entrevista pessoal, das pesquisas na Internet, de conversas com potenciais colegas de trabalho, etc.

Finanças da empresa

As finanças da empresa estão saudáveis? A empresa está prestes a lançar um novo produto ou serviço? As ações estão em alta? Mudou recentemente de instalações? Tem constantemente problemas legais? Veja se consegue resposta para estas e outras perguntas de forma a não ser atingido com alguma surpresa depois de assinar o contrato de trabalho.

Opinião dos funcionários sobre a empresa

A empresa é acarinhada pelos funcionários? Há comentários negativos sobre a empresa nas redes sociais? A empresa mede a satisfação do empregado? As condições de trabalho são consideradas boas? O escritório é amplo e confortável? As instalações estão degradadas? Eis algumas questões para as quais deve tentar obter resposta antes de aceitar o emprego porque há alguns aspetos – além do ordenado – que podem ser verdadeiramente interessantes (ou não) na sua tomada de decisão. Entre eles…

Seguro de saúde

A empresa oferece seguro de saúde? Este é um dos principais benefícios oferecidos pelas empresas. No momento de perceber quanto fica a ganhar, verifique o valor que pagaria pelo seguro de saúde se fosse contratá-lo a nível particular.

Automóvel

A empresa oferece viatura de serviço? Se sim, no seu ganho não deve considerar apenas o preço do carro mas também o desconto que a empresa oferece a colaboradores que queiram comprar o seu próprio veículo (em vez de aceitarem o da empresa) e a isso deve aliar o que poupa em combustível, seguro, impostos e manutenção.

Estacionamento

A empresa oferece lugar de estacionamento? Se sim, é uma ótima notícia porque tendo em conta os valores que poderia ter de pagar com uma avença para estacionar o carro, já está a ganhar.

Formação

A empresa investe em formação profissional? Se sim, este é mais um benefício que pode fazer toda a diferença na hora de aceitar um cargo, particularmente se já planeava prosseguir ou aprofundar a sua formação.

Telemóvel

A empresa oferece telemóvel? Ótimo. Aqui não interessa tanto o valor do equipamento mas sim o valor das chamadas telefónicas (e até do acesso à Internet) que você vai economizar.

Pacote de benefícios

A empresa tem um pacote de benefícios pré-estabelecido? Com seguro de saúde, seguro de vida, plano reforma, etc? Cada companhia oferece um pacote específico de benefícios que pode ir do mínimo a oferecer ao máximo. Estude o seu tendo em conta o que é mais importante para si.

Plano de trabalho

Na empresa há alguma política em relação ao desenvolvimento dos colaboradores? Oferece algum tipo de plano de trabalho ou carreira ou dá hipóteses concretas de desenvolvimento na companhia? Esse tipo de plano é muito importante para a sua estabilidade profissional. 

Bónus

A empresa oferece bónus? O seu cargo é elegível para essa oferta de bónus? Se sim, analise esse ganho extra também.
 
Informações sobre o seu novo posto de trabalho

O seu antecessor não tinha o perfil correto, não possuía as habilidades necessárias, passou por muito stress, tinha prazos curtos para atingir metas ou tinha que trabalhar muitas horas extras? Quais são os principais desafios do seu novo cargo? Quais as principais dificuldades que vai ter de enfrentar? As responsabilidades do cargo combinam consigo? Será que possui as características que precisa para fazer o trabalho? Como vai medir o seu sucesso? Conheça os antecedentes sobre o posto que vai ocupar! Tente perceber o que a empresa (em geral) e seu chefe (em particular) pretendem que faça no cargo que lhe foi oferecido. É importante ter uma noção clara e razoável do desafio que o espera e verificar se o trabalho condiz com as suas competências e aspirações profissionais. Conhecer a situação que deu origem à posição que está prestes a ocupar pode dizer muito sobre o que está a acontecer na empresa. Por exemplo, se o cargo em causa já foi ocupado por duas ou três pessoas no último ano, deve ficar alerta.

Informações sobre o contrato

Verifique se tem por escrito todas as informações que lhe deram a respeito do seu contrato de trabalho, incluindo os pontos que foram negociados: ordenado base, subsídio de refeição, seguros, férias, benefícios diversos, data de início do contrato, etc.

E agora, sim, tome a sua decisão. Força!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
Deixe um Comentário