15 Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba como aumentar a produtividade no trabalho

Gostava de aumentar a sua produtividade no trabalho? Já experimentou beber 12 cafés por dia e não resultou? Dormir 4 horas apenas também não funciona? Nem a trabalhar aos feriados e fins de semana, chega lá? Hum… é capaz de estar na hora de mudar de estratégia e recorrer a esta lista de dicas para aumentar a produtividade no trabalho!

É natural que a dada altura da sua vida profissional, pare e se interrogue sobre como aumentar a produtividade no trabalho, alcançar resultados que façam a diferença e deitar-se de sorriso no rosto, satisfeito e tranquilo. Porém, nem sempre é fácil fazer um dia render porque a fórmula mágica, não passa pelo aumento de número de horas em que labora para melhorar os seus produtos ou serviços e alcançar mais vendas ou para destacar-se entre os seus colegas e conseguir uma promoção. Passa pela sua orientação para os resultados que neste momento poderá não estar alinhada com os pensamentos, atitudes e estratégias que melhor o ajudarão a manter a concentração, energia e criatividade. Felizmente vamos listar de seguida 15 dicas para aumentar a produtividade no trabalho que podem auxiliá-lo a marcar a diferença, já a partir de hoje!

1. Planeie os seus dias de trabalho

Antes de adormecer, tire nem que seja 5 minutos para programar o dia seguinte. Aproveite esse tempo para listar mentalmente (se necessário, pode recorrer a uma agenda ou bloco de notas) todas as tarefas que precisa de fazer, colocando-as por ordem de prioridade ou por grau de dificuldade (as mais urgentes e difíceis primeiro, claro) e por período de maior produtividade, ou seja, se sente que é mais produtivo de manhã, agende as tarefas mais importantes e/ou difíceis para essa altura. E depois, sim, durma tranquilo que amanhã é outro dia. Outro dia para atender a estas 15 dicas para aumentar a produtividade no trabalho!

2. Durma bem

Sabia que uma boa noite de sono pode aumentar consideravelmente os seus níveis de produtividade? E não estamos a falar apenas do número de horas dormidas, mas também da qualidade do sono. Por isso, tente relaxar antes de ir para a cama, afaste-se do smartphone, computador e televisão, ajuste a iluminação, leia um pouco, medite ou faça, simplesmente, uma respiração profunda porque um sono reparador é a base para melhorar a sua produtividade no trabalho.

3. Cuide da sua saúde

O cansaço, o stress e a sobrecarga de trabalho são fatores nocivos para o seu organismo, por isso tente vigiar a sua saúde e adotar comportamentos mais salutares que contribuam e restabeleçam o bom equilíbrio físico e mental. Não fume, não exagere na quantidade de café, não coma à pressa, beba bastante água, prefira alimentos nutritivos com pouca gordura ou açúcar. Não se esqueça que se o sono é o momento de recuperação, a comida é o combustível para o corpo. É ela que aumenta a sua energia e uma maior energia, por consequência, melhora a sua atenção, concentração, tomada de decisão e produtividade no trabalho. A par, adote uma postura correta, pois uma boa postura contribui para diminuir o cansaço e impede o surgimento de dores na coluna vertebral e músculos. Além disso, quanto mais confortável estiver, mais tempo se manterá concentrado no trabalho.

A propósito, clique aqui e conheça os alimentos que o ajudam a aumentar a produtividade no trabalho.

4. Organize-se

A organização é fundamental para aumentar a sua produtividade no trabalho porque é o que permite identificar e realizar mais facilmente as tarefas diárias. Por isso, invista algum tempo em sistemas de organização, de arquivos de documentos em papel a organização digital.

5. Faça uma coisa de cada vez

Mais dicas para aumentar a produtividade no trabalho? É natural que vendo tantas tarefas por realizar se sinta tentado e fazer várias coisas ao mesmo tempo, o chamado multitasking, mas isso não resulta para ninguém porque se fizer várias coisas ao mesmo tempo, fá-las mais devagar e comete mais erros. A regra é uma tarefa de cada vez porque ao dedicar toda a sua atenção a um assunto, minimiza o risco de falhas e aumenta o nível de qualidade.

6. Não adie tarefas

Não é por acaso que existe um provérbio que diz, “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”. Na verdade, apesar da ideia de adiar uma tarefa, particularmente uma tarefa difícil ou entediante, ser muito tentadora, deve contrariá-la de imediato porque isso só vai aumentar o seu volume de trabalho. Se não deixar para depois, acaba por fazer tudo o que tinha planeado, aumentando os seus níveis de produtividade no trabalho.

7. Não trabalhe fora de horas

Sim, por vezes é inevitável ficar a trabalhar até mais tarde ou fora de horas, mas isso não será consequência da sua falta de organização? Se aceitar estas dicas para aumentar a produtividade no trabalho e priorizar, com o tempo verá que não é necessário aumentar o número de horas que trabalha, até porque o trabalho excessivo diminui a performance e causa problemas físicos e mentais.

8. Faça pausas

Lá porque estamos a falar de produtividade no trabalho, não quer dizer que durante o horário de expediente tenha de trabalhar sem interrupções. Está provado que descomprimir um pouco, aumenta a capacidade para resolver problemas e a criatividade. Em oposição, passar o dia sentado a uma secretária, por exemplo, não beneficia nem o seu trabalho nem a sua saúde. Por isso, se trabalha num escritório e não tem reuniões nem encontros que o possam obrigar a levantar da cadeira, tome a iniciativa, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco ou siga a Técnica de Pomodoro, ou seja, dividir uma tarefa grande em curtos períodos de tempo, por outras palavras, trabalhar por sprints de 90 minutos seguidos com um intervalo de 20 minutos entre eles. Assim, em vez de se levantar a custo para tirar um café e aguentar a carga de trabalho sem parar, comece a fazer intervalos regulares para descansar e recuperar, mesmo que sejam períodos muito curtos.

Sugerimos também a leitura do nosso artigo “Trabalhar menos para produzir mais”.

9. Crie um ambiente propício ao trabalho

Sabe que o ambiente de trabalho também tem um papel fundamental no seu desempenho? Efetivamente, o espaço também aumenta ou diminui a produtividade, ou seja, se estiver limpo, organizado, bem iluminado (de preferência com luz natural) e silencioso, ajuda-o a atingir melhor e mais depressa os seus objetivos profissionais. Se ao invés, trabalha num espaço fechado sem janelas, lembre-se de ir até à rua de quando em vez para não comprometer a sua produtividade.

10. Delegue tarefas

Convença-se de uma vez por todas que muitas das suas tarefas podem e devem ser realizadas por outras pessoas, quiçá até mais competentes para esse tipo de trabalho. Basta verificar quais das suas tarefas diárias podem ser delegadas a outra pessoa mais competente nessa matéria ou com mais tempo disponível e depois tirar o maior proveito possível do tempo que lhe ficou a sobrar para realizar os seus trabalhos. Lembre-se que uma pessoa produtiva não fica a pensar na forma como pode realizar uma tarefa, mas a pensar em quem a deve delegar.

11. Aprenda a dizer “não”

E agora que delegou tarefas, não queremos fazer de si um tirano, mas temos de lhe dizer que também deve começar a dizer “não”. Quantas vezes não desperdiça um tempo precioso que podia estar a dedicar às suas tarefas em atividades que outras pessoas lhe propuseram, pediram ou impuseram? Se quer respeitar estas dicas para aumentar a produtividade no trabalho, tem de recusar tarefas que não são importantes e/ou não são da sua competência nem relacionadas com os seus objetivos. Tarefas que lhe vão requisitar a concentração e o tempo que pode dedicar a trabalhos que vão alavancar o negócio.

12. Verifique o email menos vezes

Sabemos que possivelmente usa o email como um dos principais instrumentos de trabalho, fazendo a ponte entre si e os seus colegas, fornecedores, parceiros, clientes, etc, mas a verdade é que se quer ser uma pessoa produtiva não pode estar a verificar a caixa de correio constantemente nem a espreitar a cada vibração ou toque do seu telefone. A sugestão aqui é reservar um momento para ler e responder a emails de modo a não ficar o dia todo embrenhado em burocracias ou entretido com outros assuntos.

13. Fuja de reuniões

Não se trata de desatar correr assim que ouvir dizer “temos reunião daqui a meia hora”, mas a verdade é que não há nada como uma reunião a discutir o sexo dos anjos durante horas para perder o seu precioso tempo. Por isso, se quer executar as tarefas que tem planeadas, verifique em que reuniões tem ou deve de facto participar e evite todas as outras.

14. Defina metas e incentivos

Se define metas e incentivos para os seus colaboradores, por que não o faz para si próprio? Os objetivos são fundamentais para melhorar a sua produtividade no trabalho e ajudá-lo a superar desafios. Mas atenção, não seja demasiado exigente: as metas devem ser alcançáveis para não gerar frustração. E se as atingir, aumenta a sua motivação e consequentemente a sua produtividade. E (eis a cereja no topo do bolo!) ainda recebe um incentivo, uma pequena recompensa por as ter alcançado que parabeniza o seu esforço e dedicação. Tanto pode ser um par de sapatos que namorava há algum tempo, como um jantar naquele restaurante especial, como uma viajem de férias.

15. Tire férias

E por falar em férias, saiba que ser produtivo não implica trabalhar 365 dias por ano. Pelo contrário, a produtividade nasce dos tempos de descanso e por isso é aconselhável que ao fim de um ano a colocar todas estas dicas em prática, se sinta feliz, mas cansado física e mentalmente. Solução? Ir de férias! E quando regressar, recomece da dica número um para ter um ano fiscal ainda melhor!

Como esquecer o trabalho durante as férias? Clique aqui!

Alie a sua força de vontade, empenho, dedicação e conhecimentos a estas dicas para aumentar a produtividade no trabalho e veja como é fácil ter sucesso no seu negócio ou carreira profissional.

E agora que conhece as 15 dicas para aumentar a produtividade no trabalho, descubra também como ser mais produtivo a trabalhar a partir de casa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

15 Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.