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Como Promover Um Bom Trabalho Em Equipa

“Nenhum homem é uma ilha”. A frase do poeta inglês John Donne tem 400 anos, mas não podia definir melhor a necessidade de promover um bom trabalho em equipa. Seja uma equipa de call center, uma equipa médica, uma equipa de jogadores de basquetebol, uma equipa de comerciais, uma equipa de marketing, uma equipa de motoristas, uma equipa de… seja do que for, precisa de um líder que a consiga manter a trabalhar numa visão comum. Esse líder é você! E essa equipa é a sua, e vai melhorar substancialmente o desempenho se tiver a amabilidade de anotar estas dicas!

O que se entende por trabalho em equipa?

Várias pessoas a trabalhar na mesma sala? Não. Várias pessoas a trabalhar no mesmo projeto? Quase… Genericamente, o trabalho em equipa caracteriza-se por um esforço coletivo pare resolver um problema. Trata-se de um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam à realização de uma tarefa ou determinado trabalho, por ou sem obrigação.

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Como promover um bom trabalho em equipa?

O conceito de espírito de equipa que acabámos de enumerar permite estabelecer laços entre diversas pessoas que trabalham em conjunto de modo a fomentar a motivação, que por sua vez aumenta o desempenho de todos e, consequentemente, a produtividade e (mais tarde) o lucro da empresa. Claro que isto é simples de escrever e num mundo perfeito, também seria simples de executar. Mas o que acontece é que a diversidade de personalidades, modos de estar e competências, o stress do dia-a-dia no trabalho, a pressão, a falta de recompensas e tantos outros fatores, acabam por tornar a sua chefia numa tarefa complicada e desgastante.
Se sente que precisa de umas dicas para promover um bom trabalho em equipa, acompanhe-nos!

Defina objetivos

Se juntar uma equipa na sala de reuniões e depois desaparecer, é pouco provável que ele por si só faça um trabalho significativo. É por isso que a primeira dica para promover um bom trabalho em equipa é definir, de forma clara, os objetivos de cada colaborador e os objetivos gerais do grupo. Só assim consegue que cada um dos elementos da sua equipa perceba qual a sua parte e como essas partes se vão interligar, onde, quando e porque motivo.

Explique os benefícios do trabalho em equipa

Ainda assim, e mesmo com os objetivos definidos, é bem capaz de ver um ou outro colaborador com mais vontade de trabalhar sozinho do que acompanhado e por isso é importante que ressalve os benefícios do trabalho em equipa, explicando as vezes que forem necessárias que qualquer trabalho pode ser feito de uma forma mais rápida e eficiente por uma equipa. E isso porque, ter uma equipa significa ter mais cabeças a pensar, mais e melhores comentários e sugestões, mais pessoas a unirem esforços para chegar a uma meta. Mais hipóteses de alcançar excelentes resultados!

Confie

A confiança mútua é fundamental para promover um bom trabalho em equipa, e está intrinsecamente relacionada com o desempenho da mesma. É sua obrigação deixar a sua equipa mais confiante. Como? Demonstrando segurança quer nas suas competências pessoais, quer nas competências dos seus colegas. E os outros seguir-lhe-ão o exemplo. Afinal é o líder!

Instigue a interação da equipa

E agora que o grupo conhece os objetivos, os benefícios do trabalho em equipa e até se sente confiante, há que levá-lo a interagir fora do ambiente de trabalho. Sim, leu bem, fora do escritório, porque apesar de haver muito trabalho a fazer, o primeiro de todos pode e deve ser quebrar o gelo. Quanto mais as pessoas se conhecerem, mais fácil será interagirem em grupo e até mesmo darem-lhe a entender quem é o mais indicado para executar certa tarefa. A empatia e os laços de companheirismo e até de amizade, além de fortalecerem o trabalho em equipa, são meio caminho andado para a obtenção de ótimos resultados.

Respeite as diferenças

Todas as pessoas são mais competentes nalgumas tarefas e menos noutras e por isso cabe-lhe a si conseguir detetar e usar o melhor de cada elemento da sua equipa. São precisamente as diferenças entre as pessoas que ajudam a atingir os melhores resultados, porque se complementam, mas também porque se sentem importantes na sua individualidade para a execução de um projeto. Afinal, o que seria de uma equipa se todos fossem imensamente criativos a elaborar e executar planos, mas ninguém conseguisse analisar resultados?

Saiba como enfrentar problemas com colegas de trabalho.

Encoraje comentários e sugestões

É importante que as pessoas que compõem a sua equipa se sintam motivadas para dar a sua opinião ou fazer sugestões. Isso aumenta a qualidade da performance do grupo, a confiança e a motivação, e ajuda a estabelecer uma sensação de propósito em todos. E sempre que alguém der uma boa ideia (e atenção que nem sempre as suas ideias são as melhores) só se pode melhorar porque se está a promover um bom trabalho em equipa.

Promova o convívio entre todos

Certifique-se de que a sua equipa de trabalho tem tempo e oportunidade para conviver, dialogar e trocar ideias: em reuniões, formações, almoços, jantares, ações de team building, comemorações de aniversários ou simplesmente em pausas para café.

Delegue responsabilidades

E agora aproveite o facto de ter conseguido formar uma equipa motivada e produtiva para delegar tarefas, sim? Além de ficar com mais tempo livre para as suas responsabilidades, mostra que confia noutras pessoas do grupo e isso também ajuda a promover um bom trabalho em equipa.

Avalie

Pontualmente, anualmente ou mesmo no final de cada projeto, deve avaliar o trabalho desempenhado pela sua equipa. Identificar erros e formas de os resolver e evitar no futuro, mas também identificar tudo aquilo que foi bem feito e atingiu os objetivos propostos. E comunicar essas infirmações a todos, claro!

Recompense

Não gosta de ser elogiado? Recompensado pelo seu trabalho? Pois os elementos da sua equipa também! De certificados do tipo “colaborador do ano” a prémios em dinheiro ou géneros, passando por bónus e até mesmo aumentos, há sempre forma de reconhecer as pessoas mais importantes para o sucesso da equipa. E se o fizer, elas ficam ainda mais motivadas e levam os outros a esforçarem-se mais para lhes seguir o exemplo (e ganhar qualquer coisita em troca).

Dê importância a todas as equipas da empresa

E agora que a sua equipa está a mil e só falta colocar um babete para amparar a baba, é hora de lhe chamar a atenção para o trabalho entre equipas. Muitas vezes é necessário trabalhar com outras áreas da empresa e é preciso abertura para uma interação eficaz entre equipas que, apesar de terem os mesmos propósitos, têm hábitos e competências diferentes. Ajude a sua equipa a valorizar sempre o trabalho das outas áreas, afinal são todos trabalhadores da mesma empresa!

Se está ansioso por começar a promover um bom trabalho em equipa, não lhe roubamos mais tempo. Regresse à dica número 1 e ponha esta estratégia em marcha!

Leia também o nosso artigo sobre como evitar problemas de relacionamento no trabalho.

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