O registo de uma marca ou de um logótipo é um processo deveras simples e poderá ser efectuado de uma das seguintes formas:
- Online;
- Marca na Hora, nos balcões Empresa na Hora;
- Por correio;
- Balcões Centros de Formalidades de Empresas (CFE’s) ou nos balcões das Conservatórias do Registo Comercial de Coimbra, Lisboa e Porto.
No caso em que efectua o registo por correio ou nos balcões CFE’s ou nas conservatórias referidas, deverá preencher o formulário de “Pedido de Registo de Sinais Distintivos do Comércio” (M1), e “Folha de Continuação” (M2), disponibilizados pelo INPI, e proceder ao pagamento das taxas respectivas para concluir o pedido.
Pode ainda ter que apresentar documentos comprovativos de declarações inscritas no pedido, como por exemplo a reivindicação do direito de prioridade, declarações de consentimento ou autorização de utilização de elementos que figuram na marca ou logótipo.
Para saber os procedimentos dos registos de marca online ou através do procedimento Marca na Hora, consulte os nossos artigos informativos Como registar marca Online e Registo Marca na Hora, respectivamente.
Quando regista uma marca, e deseja que esta seja a cores, deverá indica-lo expressamente no pedido de registo. Se não mencionar nada relativo à cor, a marca registada é considerada a preto e branco.
O registo de uma marca dura 10 anos. É renovável indefinidamente por períodos de tempo iguais.
Se pretende utilizar a sua marca internacionalmente, deverá consultar as bases de dados dos países correspondentes ou, no caso de se tratar de países da União Europeia, através do site do Instituto de Harmonização no Mercado Interno, ou ainda, informar-se no site da União de Madrid sobre países fora da União Europeia que pertencem à União de Madrid.
3 Responses
Bom dia,
somos tres cidadanos estrangeiros italianos que querem abrir uma sociedade turistica entre italia e Portugal on line em Portugal. Tenemos que registrar marcas nos dois paises. Como fazer?
è possivel abrir uma sociedade semplificada o ha possibilidade para start-up?
obrigada e melhores cumprimentos
Alice
Boa tarde,
Sou uma designer Portuguesa e tenho uma marca própria que produzo em Toronto no Canadá e já a comercializo no Canadá e nos Estados Unidos.
Com vista a comercializar as minhas criações aqui em Portugal , gostaria de saber se posso registar a marca neste pais, mesmo sendo a minha empresa , uma empresa estrangeira. E se sim , se posso fazê-lo via online.
Atentamente,
Paula Seiça
Boa tarde,
Pretendo vender um e-book, criado por mim, online, na PlayStore, mas pedem-me que identifique a minha empresa.
É necessario criar uma empresa para poder vender um e-book online?
Obrigado pela atenção,
Bruno Matos.