Conceito De Marketplace – A Tendência Do Momento

O conceito de marketplace

Está na moda. Está para ficar. Está a dar que falar. Quando o assunto é compras pela Internet, a importância do conceito de marketplace é tal que hoje este tipo de sites são dos mais visitados no mundo. O que oferecem? Produtos, serviços e conteúdos num modelo de negócios genial que gera tráfego para o vendedor e uma gama de artigos diferenciados para o comprador.

O marketplace proporciona ganhos tanto para quem vende quanto para quem compra e oferece uma excelente experiência ao cliente, muitas vezes melhor que a do site da própria loja.

conceito de marketplace

Apesar de ainda existir alguma resistência por parte de algumas empresas, que não exploram os marketplaces como canal, ao longo dos últimos anos este tipo de plataformas tem sido reconhecido como grande consolidador da procura de mercado. E isso confirma-se em mercados ditos mais maduros, onde o comércio tradicional já utiliza o marketplace como canal de venda adicional. E para a tomada de decisão, bastou a essas lojas observarem o crescimento das oportunidades na sua área com a expansão para a plataforma virtual.

Também as grandes empresas de comércio online têm aderido à estratégia, transformando as suas plataformas em centros comerciais virtuais, aumentando os lucros e alcançando uma posição de maior destaque no mercado.

Por outro lado, o marketplace pode igualmente ser uma estratégia bastante eficaz para as pequenas empresas de comércio online ou mesmo para aquelas que só têm uma loja física. Em ambos os casos, se sentem dificuldades em obter visibilidade mas pretendem conquistar novos clientes e aumentar as receitas, a solução pode passar pelo marketplace.

A forma ideal de ganhar mais alcance e contar com apoio logístico, de infraestrutura, parcerias, ferramentas de controlo de stock, entre outras vantagens. Continue a ler e saiba mais sobre este assunto!

Como funciona o marketplace

O marketplace é um portal de ecommerce, um site que reúne ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores. Uma espécie de centro comercial online onde o cliente, num único lugar, encontra uma grande variedade de produtos, serviços e marcas e pode comparar artigos entre diferentes lojas com muita rapidez e agilidade.

E é onde, claro está, o vendedor encontra um vasto número de consumidores desejosos por fazer as suas compras!

Benefícios do marketplace para os vendedores

  • Grande número de acessos e de utilizadores.
  • Tráfego de qualidade.
  • Maior divulgação, visibilidade e notoriedade para a marca.
  • Baixo custo de investimento.
  • Sistema de pagamento e logística integrados, oferecidos por algumas plataformas.
  • Capacidade de visualização também nas redes sociais como Facebook, portais, mobile, TVs, email marketing, entre outros.
  • Não é necessário investir num site próprio.
  • Se já possui um negócio ecommerce consolidado, pode tirar muito proveito do marketplace e aumentar a sua receita ao divulgar os seus produtos ou serviços para novos públicos.
  • Consegue livrar-se de uma série de responsabilidades, como estrutura tecnológica, condições de segurança e formas de pagamento, que já estão integradas na plataforma.

Como participar num marketplace

Como já percebeu, não basta estar num marketplace, é preciso saber como usar a plataforma. É necessário preciso atrair clientes para a sua loja e nesse sentido precisa de:

  • Uma montra atraente com fotos ou vídeos de qualidade que façam com que o cliente não sinta necessidade de recorrer a uma loja física para se sentir próximo do produto.
  • Descrições dos produtos/serviços que ofereçam ao cliente todas as informações necessárias.
  • Informações sobre a sua loja virtual para que o consumidor veja quem você é, como o seu trabalho é profissional e de confiança.
  • Preçário justo. Se a sua loja praticar preço em conta ou ofertas interessantes, as vendas podem aumentar ainda mais!
  • Sistema que ofereça produtos complementares.
  • Vender os produtos/serviços que o cliente deseja. Perceba que produtos ou serviços podem interessar aos seus clientes e potenciais clientes. Quanto maior for o seu mix e a capacidade de ter uma gama de produtos ou serviços complementares, melhor. Maiores são suas as hipóteses de aumentar as vendas.
  • Diferenciar-se. Não se esqueça que por serem diversas lojas presentes no mesmo espaço virtual, é comum que os produtos sejam bastante semelhantes ou até mesmo iguais. Nesse sentido, para se diferenciar dos seus concorrentes, convém agregar valor ao seu produto ou serviço. Quando o diferencial é trabalhado, o preço passa a ser um fator secundário na decisão da compra dos clientes.
  • Valorizar uma entrega rápida e um bom atendimento de modo a fidelizar os clientes virtuais, tal como tenta fidelizar os que aparecem de corpo e alma na loja física
  • Estar preparado para receber um grande número de visitas: deve tomar atenção à chegada do produto à casa do consumidor, deve verificar se os produtos anunciados estão em stock e em número suficiente e confirmar se os seus banners são apelativos e estão atualizados, etc.
  • Ficar atento à reputação do site, para que a imagem de sua empresa não fique corrompida caso haja algum problema referente às práticas de venda e atendimento por parte de outras marcas e lojas envolvidas na plataforma.

Responsabilidades do marketplace

O marketplace é responsável por atrair tráfego para o site e, para isso, deve levar a cabo campanhas externas. É também da sua competência toda a parte eletrónica da operação, desde o momento em que deve passar credibilidade e segurança ao cliente, até ao processo de pagamento.
 
Responsabilidades do consumidor

O consumidor também tem um papel muito importante no marketplace. Ao adquirir um produto ou serviço nesta plataforma, deve ler e seguir os termos e condições de uso do marketplace para que a compra seja um sucesso. É muito importante que o consumidor contribua para o sucesso e credibilidade da plataforma, avaliando o vendedor. Só assim é que os futuros clientes têm uma referência para comprar ou não naquela loja.

Os marketplaces têm crescido e aperfeiçoado o seu modelo de negócio win win para cliente e vendedor ao longo dos últimos anos, acompanhando as inovações das lojas virtuais e as exigências dos consumidores online. Preparado para participar?

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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