O que é a domiciliação de empresas

domiciliação de empresas

Domiciliação de empresas: uma morada de prestígio. Uma hipótese de reduzir custos. Uma forma de impulsionar o seu negócio!

A domiciliação de empresas é a resposta para uma pergunta comum a muitos empreendedores: como ter uma morada fiscal sem gastar dinheiro na renda de um escritório? Se também levantou esta questão, saiba que a domiciliação de empresas – incluída ou não num serviço de escritório virtual – oferece a oportunidade de localizar o seu negócio numa zona nobre de Lisboa ou de outra zona do país, por uma mensalidade que pode variar consoante os serviços de que pretende usufruir nesse endereço, mas que em todo caso será sempre substancialmente inferior à renda de um espaço central.

Trabalha em nome individual, não precisa de uma estrutura física, mas gostava de separar a sua morada pessoal da fiscal? Pois a domiciliação de empresas é capaz de resolver o seu problema! O seu e o do seu amigo que vai abrir uma empresa e precisa de ter um domicílio fiscal para fins tributários, mas não quer arrendar um espaço. E do amigo do seu amigo que quer separar a morada fiscal do negócio da morada comercial que é incluída em materiais de publicidade. E talvez o amigo do amigo do seu amigo… Bom, nem precisamos de mais exemplos para lhe mostrar que a domiciliação de empresas é a forma ideal de mostrar uma morada válida e reputada ao seu público, não é verdade? De facto, um endereço fiscal é muito importante independentemente do tipo de empresa e ramo de negócio, não só por questões legais, mas também por questões de credibilidade e notoriedade que o podem ajudar a distinguir-se da concorrência!

Mas afinal… o que é domiciliação de empresas?

Já percebeu a ideia, mas interroga-se agora sobre o que é domiciliação de empresas? Temos a resposta para si! É um serviço que, em troca de uma mensalidade, permite a uma empresa usufruir de uma morada para a sua sede. Basicamente, é um lugar virtual para si (pois nem você nem ninguém da sua empresa vai trabalhar lá), mas é um lugar físico onde vai receber correspondência, encomendas e até clientes (se assim acordar). Basicamente o que acontece é que a empresa à qual compra o serviço lhe permite usar o seu próprio endereço como domicílio ou sede. Uma morada que goza de algum prestígio e que pode passar a colocar nos seus contactos em redes sociais, flyers, cartões de visita, site, assinatura de email, etc. Tão simples como isso! E antes que pergunte… Sim, é legal e cada vez mais usual obter um endereço válido através da domiciliação de empresa, um serviço que pode contratar com várias empresas credíveis que lhe evitam despesas acrescidas com o aluguer de um escritório.

Conheça o serviço de domiciliação de empresas da PME.

E para que tipo de negócios é indicada a domiciliação de empresas?

  • Startups que não queiram ou não possam investir na compra ou arrendamento de um escritório.
  • Empresários em Nome Individual que trabalhem a partir de casa, mas desejem uma morada fiscal diferente do endereço pessoal para evitar que clientes e fornecedores fiquem com uma perceção errada ou negativa sobre a estrutura do negócio e respetiva capacidade económica.
  • Empreendedores que não têm ou não encontram um local para abrir a empresa ou empreendedores que por motivos diversos não podem domiciliar a empresa em sua casa.
  • Profissionais cujas atividades não exigem uma presença obrigatória e a tempo inteiro no escritório, mas necessitam de um espaço para procedimentos administrativos básicos e atendimento de alguns clientes e fornecedores.
  • Empresas que pretendem reduzir e racionalizar custos.

Principais motivos para domiciliar uma empresa

Já percebeu que os serviços de domiciliação de empresas e criação de um escritório virtual lhe vão permitir gozar de algum prestígio, poupar dinheiro e esforços, mas ainda assim aconselhamo-lo a continuar a ler para tirar notas sobre os principais motivos para domiciliar uma empresa. Vamos a isso?

Morada de prestígio

Na hora de decidir a domiciliação da sua empresa vai ter em conta a localização do escritório (mesmo que seja virtual), pois o prestígio da mesma também depende do local onde tem a sede. O facto de lhe emprestarem um endereço central num edifício de prestígio garante-lhe credibilidade e reputação e cria uma perceção de maior dimensão do seu negócio.

Redução de custos

Como o aluguer de um escritório ou espaço comercial tem um valor proibitivo, se comparado com um escritório virtual, se adjudicar um serviço de domiciliação reduz custos.

Eliminação de processos burocráticos

O processo de aluguer de imóveis, além de dispendioso, é burocrático. É preciso ter tempo e paciência para o concluir e começar, finalmente, a colocar umas mesas e cadeiras na sala, pelo que a domiciliação o deixa livre de papeladas e outras tarefas mais aborrecidas. A única coisa que precisa de fazer é pagar um valor mensal!

Possibilidade de incluir outros serviços de um escritório virtual

Muitas vezes um escritório virtual, que funciona remotamente sem exigir a sua presença física nem a de qualquer um dos seus colaboradores, é quanto basta para desenvolver o seu negócio, até porque este serviço pode incluir, se assim o desejar, uma série de tarefas administrativas:

Interessado num escritório virtual para a sua empresa? Clique aqui e conheça os planos de escritório virtual da nossa empresa.

  • Receção, organização e reenvio de correspondência – através da domiciliação de empresas, recebe o seu correio (incluindo cartas registadas!) na respetiva morada e se assim negociar, também pode usufruir de um serviço de organização do correio numa app e/ou através de arquivo convencional em papel e receber o correio através de digitalização de cartas ou envio de documentos por email, apps, WhatsApp, SMS, etc.
  • Atendimento telefónico – pode contar com uma pessoa para fazer o atendimento telefónico e até o atendimento presencial de clientes, fornecedores e outros parceiros da sua empresa.
  • Gestão de mensagens – e porque lhe vão deixar mensagens… goze também de um serviço de gestão de mensagens, ou seja, receção e registo de recados que lhe serão reencaminhados com brevidade.
  • Gestão da agenda – igualmente a gestão da agenda (marcação e lembrete de reuniões, por exemplo) é importante se adjudicar o serviço de atendimento telefónico e presencial.

O PME oferece um serviço de domiciliação de empresa que pode complementar com um escritório digital com tudo a que a sua empresa tem direito. Averigue as necessidades da sua empresa e depois clique aqui e escolha os serviços (e preços) que mais lhe convém!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário