Descubra 12 dicas para melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn
Porquê falar em melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn quando é o Facebook a maior rede social do mundo? Porque o LinkedIn ganha-lhe aos pontos quando o objetivo é encetar e manter relações profissionais numa plataforma de negócios virada para o networking! E é por isso que atualmente tem mais de 575 milhões de utilizadores em todo o mundo e que se apresenta como uma das ferramentas de marketing digital essenciais em qualquer negócio que queira melhorar a sua presença na Internet. Qualquer negócio como o seu!
Apesar de virada para os negócios e assuntos profissionais, a rede social LinkedIn não está a ser devidamente aproveitada pela sua marca, quando algumas dicas sobre como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn bastariam para chegar a mais potenciais clientes e outros stakeholders, independentemente de trabalhar no modelo B2B ou B2C. E isso porque uma presença forte no LinkedIn melhora a sua reputação e aumenta a credibilidade da sua empresa no mercado de atuação, potenciando mais oportunidades de negócio e até atraindo novos talentos. Interessado em atingir estes objetivos? Então, leia as nossas dicas!
1. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Personalize a URL
Antes de mais, não use a URL padrão que lhe foi automaticamente atribuída quando criou a sua página empresarial no LinkedIn. Vá até às configurações da página e crie uma URL simples e personalizada com o nome da sua empresa para esta ser encontrada mais facilmente.
2. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Complete o resumo
Não desperdice os cerca de 2.000 caracteres que tem na secção de resumo para falar da sua empresa ao seu público-alvo! Apresente-a, mostre o seu diferencial face à concorrência, o seu posicionamento, os benefícios dos seus produtos/serviços e a forma como podem resolver os “problemas” dos clientes.
3. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Mantenha o seu perfil atualizado
Mostre o seu profissionalismo, mantendo o perfil da sua empresa no LinkedIn atualizado e com todas as informações preenchidas. Não basta ter um link para o seu site e um endereço de email à vista, é necessário atualizar a página sempre que souber de novidades sobre o seu mercado de atuação e sempre que a sua empresa lance um novo produto, altere um serviço, crie um evento, publique um novo case study, firme uma parceria, etc. E não se esqueça de atualizar também a secção de empregos para trazer mais utilizadores até à sua página de empresa no LinkedIn.
4. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Publique conteúdo de qualidade
Não faça publicações só porque sim! Privilegie sempre conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público-alvo, que mostrem às pessoas como resolver um problema com um dos seus produtos ou serviços, e que coloquem a sua empresa como uma referência nesse mercado de atuação. Inclusive pode usar o LinkedIn Pulse, uma espécie de blog, para publicar conteúdos que não estejam diretamente focados em vendas. Aliás, o ideal é que somente 20% do seu conteúdo para LinkedIn seja diretamente relacionado com a empresa (produtos e serviços), de forma a não perder credibilidade.
5. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Otimize com estratégias SEO
Não se esqueça de otimizar os seus conteúdos para LinkedIn com estratégias SEO, começando por escolher e usar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio na descrição da empresa e em todos os conteúdos que for publicando na página.
6. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Aposte numa página showcase
Se tem um produto, um serviço ou uma área especifica do seu negócio que possa promover, determine o segmento que supostamente está mais interessado nessa informação e use uma página showcase para a difundir.
7. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Divulgue vídeos
Como sabe, os utilizadores de redes sociais (LinkedIn incluído) adoram os formatos em vídeo, mais dinâmicos e também mais fáceis e rápidos de consumir. Logo, deve divulgar também conteúdos em vídeo sobre a sua empresa, produtos e serviços.
8. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Publique com frequência
Uma vez por semana é suficiente, mas se tiver conteúdos relevantes para o seu público-alvo, não se acanhe! Publique-os nem que seja diariamente e várias vezes por dia! E aproveite para partilhar também conteúdos de influencers da sua área de atuação que os seus seguidores possam gostar de conhecer.
9. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Participe em grupos
É importante publicar conteúdos em grupos do LinkedIn criados pela sua empresa ou por terceiros, desde que mostrem afinidade com o seu negócio, claro. Desta forma investe em networking, troca experiências, entra em fóruns de discussão e ao mesmo tempo, atrai mais leads e parceiros de negócio!
10. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Incentive os seus colaboradores a usar
Seria ótimo se os seus colaboradores tivessem um perfil ativo no LinkedIn e o soubessem usar estrategicamente para promover a sua empresa. O minino seria identificá-la como empregadora nos seus perfis, o máximo seria publicar artigos e informações sobre a marca e recomendar os produtos ou serviços às suas ligações! E se a sua empresa for, de facto, um bom local para se trabalhar, não vai ser difícil convencer os seus colaboradores a usar o LinkedIn corretamente a favor do negócio.
11. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Invista em anúncios pagos
Havendo verba disponível, invista em anúncios pagos no LinkedIn para aumentar o alcance da sua empresa e chegar de forma mais rápida e certeira aos seus diferentes segmentos.
12. (H2) Como melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn | Analise os resultados
E por último, garanta a performance da sua página empresarial no LinkedIn analisando os resultados de cada conteúdo publicado para perceber que ações estão a resultar melhor e que ações precisam de ser melhoradas.
E se a leitura deste artigo não o convenceu a investir na maior rede social de networking, clique aqui e leia também o nosso artigo sobre as vantagens do LinkedIn para empresas.