17 Motivos Para Fazer Publicidade Na Internet

O quê?! Ainda não fez publicidade à sua empresa na Internet?

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Esteve em coma nos últimos anos ou foi raptado por extraterrestres?

Despache-se! Motivos não lhe faltam para começar hoje mesmo a divulgar os seus produtos ou serviços online. Conheça-os.

1º Motivo – O número de utilizadores da Internet tem crescido imenso

Na Internet o seu negócio estará disponível para milhares de cibernautas enquanto na sua loja de rua está apenas disponível para quem trabalha, mora ou passa ocasionalmente por essa localidade.

2º Motivo – Os cibernautas estão recetivos a publicidade

Vários estudos indicam que os consumidores estão recetivos à publicidade na Internet. Consideram-na convidativa, criativa e rica em conteúdo. Não perca tempo!

3º Motivo – Possibilidade de customizar

A Internet permite customizar a informação de modo específico para quem está online. Quando o consumidor está no Facebook ou a fazer uma pesquisa no Google, o conteúdo publicitário que aparece é o mais personalizado possível. Por exemplo, se o consumidor X estava a fazer pesquisas sobre empresas de reparação de computadores, é natural que agora veja uma série de anúncios de empresas da área, independentemente do site ou página onde está e do assunto que o está a ocupar no momento.

4º Motivo – Maior percentagem de compra por impulso

A Internet é um excelente meio para compras por impulso. Se colocar uma campanha na Internet e o seu cliente se sentir interessado, pode conseguir uma venda imediata desde que tenha o seu produto/serviço à disposição online. Isto porque para o cliente basta clicar no anúncio e entrar diretamente na sua loja e ai clicar no botão “comprar”. Muito mais fácil que no mundo offline.

5º Motivo – Os clientes conseguem aceder a outras opiniões

Na Internet é muito fácil encontrar a opinião de outros consumidores antes de comprar determinado produto ou serviços. Neste tópico as redes sociais apresentam-se como o melhor local para discutir a aquisição de um novo artigo.
 
6º Motivo – Maior interação com os clientes

Não obstante estar a mover-se no mundo virtual, na Internet consegue uma interação direta com os seus clientes, o que facilita a resolução de problemas, esclarecimento de dúvidas, receção de sugestões, dicas e opiniões, entre outras vantagens. Quando faz publicidade na Internet a sua marca deixa de ser algo intangível e passa a fazer parte da rotina dos utilizadores a apenas um clique de distância, gerando assim confiabilidade.

7º Motivo – Maior hipótese de conquistar seguidores

Se tiver a oportunidade de interagir diretamente com os seus clientes e potenciais clientes através das redes sociais, criando perfis da sua empresa em canais que permitam conversar diretamente com os clientes, além de conseguir promover o seu negócio (no Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Tumblr, etc) consegue angariar seguidores mais facilmente do que angaria com publicidades offline. Na Internet os clientes podem seguir a sua empresa, fazer “likes” nas suas páginas e partilhar os seus conteúdos com outros contactos.

8º Motivo – Consegue uma maior lealdade à marca

Apesar de estar a promover o seu negócio num meio digital, na Internet consegue aproximar-se bastante do seu público, criando vínculos emocionais com as pessoas. As formas de mostrar que oferece qualidade e benefícios são inúmeras e isso permite a construção de uma relação de lealdade entre o cliente e a sua empresa.

9º Motivo – Faz com que sua marca esteja sempre na memória do cliente     

É muito mais fácil um cliente lembrar-se de um site ou de uma página de Facebook do que do telefone ou email da sua empresa, sabia?

10º Motivo – Pode ser mais criativo

A Internet permite que uma empresa se revele de forma mais criativa porque as publicidades podem ser mais descontraídas, informais, interativas e bem-humorados.

11º Motivo – Melhor relação custo/benefício

Se pretende fazer uma campanha na Internet consegue, com um mesmo orçamento, abranger um número de pessoas bem maior do que usando os media tradicionais. Logo, o custo/benefício da divulgação na Internet é muito mais compensatório.

12º Motivo – Pode vender através de aplicativos mobile

A maioria dos utilizadores de smartphones recorrem ao telefone em alguma etapa dos seus processos de compra. Se não tem presença online, não atinge estas pessoas. Além de recorrerem ao telefone para fazerem as suas compras, os consumidores passam grande parte do dia ligados à Internet. Portanto, investir em publicidade em aplicativos mobile é extremamente interessante para a sua empresa.

13º Motivo – A publicidade na Internet contribui para o crescimento das empresas

A grande diferença entre publicidade online e offline é que a primeira faz uma divulgação segmentada, focada em públicos predefinidos que possuem um bom poder de compra. E se conseguir chamar a atenção desse público, aumenta a visibilidade do seu negócio e consequentemente acaba por aumentar as vendas.    

14º Motivo – Ausência de barreiras geográficas

Na Internet não está limitado por barreiras geográficas como numa loja física. Pode vender para o mundo inteiro!

15º Motivo – Ausência de barreiras temporais

Além de vender o seu produto/serviço para o mundo inteiro, a sua loja online está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana!

16º Motivo – Facilidade de medição

Se fizer campanhas na Internet consegue medir o tipo de retorno que obtém. Por exemplo, consegue perceber se o que investiu nos diferentes meios online teve sucesso ou não consoante o número de visitas (cliques) na sua campanha, quer seja Facebook, site, Google, blog, etc. Além disso consegue saber, por exemplo, quantos dos visitantes que entraram no seu blog se tornaram de facto clientes e o que compraram.

17º Motivo Possibilidade de otimizar

O poder de otimização dos meios de comunicação digitais é elevado. A possibilidade de corrigir e melhorar uma campanha, após divulgação online, permite uma otimização constante dos seus conteúdos. Pelo contrário, uma campanha através de flyers, mupis e outdoords, por exemplo, não lhe permite medir com facilidade qual delas está a correr melhor e assim sendo a possibilidade de otimizar essa campanha é nula. Quando o outdoor está na rua já não tem hipótese de trocar o texto para um texto que gere mais interesse, mais vendas. No mundo digital isso é simples: basta ir até à ferramenta onde está a fazer a campanha e trocar o texto ou a imagem.

E agora, quer venda sapatos, automóveis, rebuçados ou serviços de consultoria, trate de repensar a sua estratégia publicitária. Não se descuide com os meios online.

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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