25 Motivos Para Investir Num Franchising

Facebook
Twitter
LinkedIn

Franchising = Modelo empresarial que funciona em parceria e permite que uma empresa com um formato de negócio já experimentado ceda a terceiros, em troca de contrapartidas financeiras, o direito de explorar os seus produtos ou serviços, de usar a sua marca comercial e ainda de implementar os seus métodos de gestão.

25 Motivos para investir num franchising

Os franchisings ou as franquias, como lhes quiser chamar, garantem lucro e baixos riscos numa época em que o mercado em constante crescimento e evolução não deixa espaço para amadores.

É uma forma fácil e segura de arrancar com um negócio. Porquê? Porque a marca já é reconhecida, tem uma boa imagem e reputação e o negócio está consolidado, ou seja, num franchising só tem de escolher e apostar num setor de negócio e passar a fazer parte da rede, depois de absorver os conceitos, o know how e a cultura corporativa da empresa.

O retorno do investimento é relativamente rápido e o risco é baixo. O índice de falências das franquias é pequeno e outra coisa não seria de esperar de um modelo de negócio que é cedido ao franchisado depois de testado com sucesso pelo franchisador. O primeiro consegue adquirir assim uma empresa bem estruturada ao mesmo tempo que recebe da parte do master o suporte necessário, a nível de imagem, gestão, manuais, formação, sistemas de informação, stock, equipamento, etc, para assegurar o sucesso do negócio.
Mas se ainda tem dúvidas, leia esta panóplia de motivos para investir num franchising.

investir franchising

1. Sabe exatamente o que está a comprar

Num franchising você não vai ao engano. Pelo contrário, pode obter antes da compra toda a informação necessária para tomar uma decisão: história da empresa, informações sobre produtos e serviços que oferece, casos de litígio, demonstrações financeiras auditadas, contrato de franquia, lista de franchisados, etc.

2. Boa reputação

A boa reputação do franchisador é dos primeiros sinais positivos a ter em linha de conta. Se o negócio tem uma situação financeiro respeitável e ainda por cima pode usufruir, como franchisado, de descontos nos preços dos produtos ou serviços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais, não tem muito com que se preocupar.

3. Marca forte

Uma das maiores vantagens do franchising é que a empresa está a construir uma marca a nível nacional ou internacional, que tem valor para os clientes que você vai tentar conquistar.

4. Imagem corporativa e reconhecimento da marca

Se optar por um franchising, a imagem corporativa está garantida e o seu público-alvo já reconhece facilmente a marca. Assim, é mais confortável conquistar novos clientes e para os clientes é mais fácil comprar a uma empresa com a qual estão familiarizados do que a outra que desconhecem por completo.

5. Maior hipótese de sucesso

Com uma franquia são maiores as suas hipóteses de alcançar o sucesso porque pode e deve usar um sistema de franquia formatado que lhe dá mais garantias do que um negócio independente, pois o franchisador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso de marca foi fortalecido após vários testes de produtos e serviços.

Qualquer rede que se preze desenvolveu um método de fazer negócios que funciona bem e produz bons resultados. Esse método vai passar obrigatoriamente para a sua empresa mas isso não invalida uma verificação dos resultados com os franchisados que já existem antes de tomar uma decisão.

6. Plano de negócio

É natural que o empreendedor independente não disponha de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e económicos que possam afetar o negócio. Nesse sentido, é bom poder contar com o apoio de um franchisador competente, podendo instalar-se e expandir o negócio calmamente.

7. Mercado garantido

O franchisado consegue aproveitar a vantagem competitiva do franchisador que, como escrevemos, já testou os seus produtos ou serviços no mercado mas também já planeou a sua política de expansão comercial. Além do mais, o franchisado fica a conhecer o perfil dos clientes da rede e sabe quem é o seu público-alvo.

8. Melhor projeção de custos de instalação

Numa franquia é fácil de calcular o custo com a construção e as instalações e desenvolver o projeto arquitetónico do espaço, bem como especificar a decoração, máquinas e outros equipamentos necessários. Basta tomar por valor de medida os custos da unidade-padrão do master.

Pelo contrário, num negócio independente os custos para as instalações costumam desviar-se da previsão inicial, causando constrangimentos financeiros.

9. Assistência na construção

O franchisador ajuda o franchisado a criar o layout da empresa e a selecionar os fornecedores certos para montar a sua estrutura. Numa franquia está também garantida a mistura exata de móveis e equipamentos que são necessários para maximizar a eficiência do investimento inicial.

10. Eliminação de todo o trabalho “duro”

Uma das maiores vantagens é ultrapassar o trabalho mais duro na criação de uma empresa. Quando se compra uma franquia, compra-se uma empresa completa: um local, um contrato de arrendamento, um conjunto de fornecedores, etc. E tudo a tempo e horas e dentro do orçamento previsto.

11. Mais fácil obter financiamento

É bem mais fácil obter financiamento para abrir um franchising do que para abrir um negócio independente. Os bancos e outros credores sentem-se mais confortáveis a financiar a compra de uma franquia porque o master já tem um histórico comprovado e o risco de incumprimento do pagamento é menor.

12. Economia de escala

Como os custos de publicidade e comunicação são normalmente repartidos entre franchisador e franchisados da rede, consegue-se reduzir o investimento.

Por outro lado, o facto de existir ao dispor do franchisado uma central de compras da rede, facilita o seu trabalho e reduz despesas com fornecedores.

Uma boa franquia pode ainda tirar proveito do poder de compra de toda a rede para negociar os preços daquilo que precisa de uma forma que um operador independente não consegue. Seja para mobiliário e equipamento, stock, consumíveis, material escritório, fardas… tudo o que for preciso.

13. Pesquisa e desenvolvimento

Não é preciso preocupar-se com despesas com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços numa franquia nem tão pouco com o aperfeiçoamento daqueles já existentes. Compete ao franchisador fazer estes testes com produtos e serviços antes de serem lançados na rede. Consequentemente, os riscos para o franchisado diminuem.

14. Carteira de clientes garantida

Como o franchisador detém o conhecimento e a experiência das suas equipas comerciais, o franchisado só tem de seguir essas diretrizes e auxiliar o master na evolução da sua rede.
As ferramentas e técnicas necessárias para angariar negócios estão asseguradas. Resta juntar-lhes o talento, a competência e a vontade de se tornar um empresário de sucesso como franchisado.

15. Formação inicial e suporte

Nada melhor do que ser o único proprietário de um negócio mas contar com a ajuda de uma equipa experiente para o implementar. Desde a formação operacional relativamente aos métodos do negócio até à forma correta de gerir e desenvolver o Franchising, o master trata de tudo!

Normalmente o franchisador tem bons programas de formação destinados a ministrar os métodos mais eficazes para gerir o negócio em questão. E fá-lo usualmente nas instalações da sua nova empresa, na sede da rede ou nas instalações de um franchisado já existente. Ai o franchisado será treinado para gerir a sua franquia exatamente da mesma maneira que os outros locais franchisados gerem. Isso assegura a gestão eficiente do negócio e ajuda a eliminar os erros comuns a novos empresários.

16. Apoio operacional

As empresas de franquia têm colaboradores dedicados a prestar assistência permanente aos franchisados. Nunca se vai sentir sozinho! Seja qual for o problema, pode contar sempre com uma equipa experiente porque, em última análise, os seus problemas são os problemas do franchisador também.

17. Assistência de marketing

Um franchisado tem sempre o apoio do departamento de marketing do master para fornecimento de ferramentas e estratégias para atrair e reter clientes, entre outras. Esta equipa ajuda ainda a desenvolver os planos de marketing e orçamentos para a sua inauguração e acompanha de perto os esforços para comercializar de forma eficaz do franchisado.

18. Prevenção de riscos

A maior razão para investir num franchising é seguramente o baixo nível de riscos. É verdade que para isso o franchisado tem de pagar ao franchisador as taxas da franquia (o que se evita num negócio independente) mas muitas vezes é um bom preço a pagar pelo sucesso de um negócio.

19. Exclusividade

Quando se compra uma franquia, compra-se um território exclusivo para se fazer negócios porque os franchisadores só permitem uma certa quantidade de franchisados dentro de uma determinada região geográfica. Deste modo, o franchisado tem direito a uma determinada área e pode ficar sossegado porque não vão abrir outros franchisings desse master na zona em questão.

20. Aumento do franchising

Fazer parte de uma rede de franchising é um mar de oportunidades para crescer dentro do sistema. Uma vez que tenha adquirido uma franquia que seja um sucesso, pode perfeitamente tornar-se proprietário de outra, e outra, e outra… Pode ser muito lucrativo.

21. Mais tempo para o seu negócio

No franchising há mais tempo para o franchisado se concentrar no seu negócio, precisamente porque parte do trabalho ficou nas mãos do franchisador. Assim, o franchisado pode dedicar-se quase em exclusivo aos clientes e funcionários.

22. Não tem de negociar

As negociações de um franchising são feitas pelo master, pelo que isso permite a pessoas que não têm tempo ou jeito para negociações adquirirem uma franquia e dedicarem-se apenas ao negócio e não às negociações com os fornecedores e afins.

23. Propriedade intelectual

Os franchisados compram uma vasta quantidade de propriedade intelectual a que, na maioria dos casos, não teriam acesso num negócio independente.

24. Sempre informado

Como o franchisador está obviamente a par das notícias do seu setor de atividade, o franchisado fica automaticamente informado sem grande esforço de atualização.

25. Excelentes condições de trabalho

O franchisado tem as melhores condições de trabalho possíveis. A política corporativa destas redes é normalmente informal (nada de fato e gravata), divertida e arrojada. As suas condições de trabalho são o espirito positivo e o pensamento criativo.

Outras razões existem para investir num franchising. Mas se tem verba e vontade para arrancar com uma unidade, só tem de perceber quais são as suas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

25 Motivos Para Investir Num Franchising

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.