25 Motivos Para Investir Num Franchising

Franchising = Modelo empresarial que funciona em parceria e permite que uma empresa com um formato de negócio já experimentado ceda a terceiros, em troca de contrapartidas financeiras, o direito de explorar os seus produtos ou serviços, de usar a sua marca comercial e ainda de implementar os seus métodos de gestão.

25 Motivos para investir num franchising

Os franchisings ou as franquias, como lhes quiser chamar, garantem lucro e baixos riscos numa época em que o mercado em constante crescimento e evolução não deixa espaço para amadores.

É uma forma fácil e segura de arrancar com um negócio. Porquê? Porque a marca já é reconhecida, tem uma boa imagem e reputação e o negócio está consolidado, ou seja, num franchising só tem de escolher e apostar num setor de negócio e passar a fazer parte da rede, depois de absorver os conceitos, o know how e a cultura corporativa da empresa.

O retorno do investimento é relativamente rápido e o risco é baixo. O índice de falências das franquias é pequeno e outra coisa não seria de esperar de um modelo de negócio que é cedido ao franchisado depois de testado com sucesso pelo franchisador. O primeiro consegue adquirir assim uma empresa bem estruturada ao mesmo tempo que recebe da parte do master o suporte necessário, a nível de imagem, gestão, manuais, formação, sistemas de informação, stock, equipamento, etc, para assegurar o sucesso do negócio.
Mas se ainda tem dúvidas, leia esta panóplia de motivos para investir num franchising.

investir franchising

1. Sabe exatamente o que está a comprar

Num franchising você não vai ao engano. Pelo contrário, pode obter antes da compra toda a informação necessária para tomar uma decisão: história da empresa, informações sobre produtos e serviços que oferece, casos de litígio, demonstrações financeiras auditadas, contrato de franquia, lista de franchisados, etc.

2. Boa reputação

A boa reputação do franchisador é dos primeiros sinais positivos a ter em linha de conta. Se o negócio tem uma situação financeiro respeitável e ainda por cima pode usufruir, como franchisado, de descontos nos preços dos produtos ou serviços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais, não tem muito com que se preocupar.

3. Marca forte

Uma das maiores vantagens do franchising é que a empresa está a construir uma marca a nível nacional ou internacional, que tem valor para os clientes que você vai tentar conquistar.

4. Imagem corporativa e reconhecimento da marca

Se optar por um franchising, a imagem corporativa está garantida e o seu público-alvo já reconhece facilmente a marca. Assim, é mais confortável conquistar novos clientes e para os clientes é mais fácil comprar a uma empresa com a qual estão familiarizados do que a outra que desconhecem por completo.

5. Maior hipótese de sucesso

Com uma franquia são maiores as suas hipóteses de alcançar o sucesso porque pode e deve usar um sistema de franquia formatado que lhe dá mais garantias do que um negócio independente, pois o franchisador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso de marca foi fortalecido após vários testes de produtos e serviços.

Qualquer rede que se preze desenvolveu um método de fazer negócios que funciona bem e produz bons resultados. Esse método vai passar obrigatoriamente para a sua empresa mas isso não invalida uma verificação dos resultados com os franchisados que já existem antes de tomar uma decisão.

6. Plano de negócio

É natural que o empreendedor independente não disponha de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e económicos que possam afetar o negócio. Nesse sentido, é bom poder contar com o apoio de um franchisador competente, podendo instalar-se e expandir o negócio calmamente.

7. Mercado garantido

O franchisado consegue aproveitar a vantagem competitiva do franchisador que, como escrevemos, já testou os seus produtos ou serviços no mercado mas também já planeou a sua política de expansão comercial. Além do mais, o franchisado fica a conhecer o perfil dos clientes da rede e sabe quem é o seu público-alvo.

8. Melhor projeção de custos de instalação

Numa franquia é fácil de calcular o custo com a construção e as instalações e desenvolver o projeto arquitetónico do espaço, bem como especificar a decoração, máquinas e outros equipamentos necessários. Basta tomar por valor de medida os custos da unidade-padrão do master.

Pelo contrário, num negócio independente os custos para as instalações costumam desviar-se da previsão inicial, causando constrangimentos financeiros.

9. Assistência na construção

O franchisador ajuda o franchisado a criar o layout da empresa e a selecionar os fornecedores certos para montar a sua estrutura. Numa franquia está também garantida a mistura exata de móveis e equipamentos que são necessários para maximizar a eficiência do investimento inicial.

10. Eliminação de todo o trabalho “duro”

Uma das maiores vantagens é ultrapassar o trabalho mais duro na criação de uma empresa. Quando se compra uma franquia, compra-se uma empresa completa: um local, um contrato de arrendamento, um conjunto de fornecedores, etc. E tudo a tempo e horas e dentro do orçamento previsto.

11. Mais fácil obter financiamento

É bem mais fácil obter financiamento para abrir um franchising do que para abrir um negócio independente. Os bancos e outros credores sentem-se mais confortáveis a financiar a compra de uma franquia porque o master já tem um histórico comprovado e o risco de incumprimento do pagamento é menor.

12. Economia de escala

Como os custos de publicidade e comunicação são normalmente repartidos entre franchisador e franchisados da rede, consegue-se reduzir o investimento.

Por outro lado, o facto de existir ao dispor do franchisado uma central de compras da rede, facilita o seu trabalho e reduz despesas com fornecedores.

Uma boa franquia pode ainda tirar proveito do poder de compra de toda a rede para negociar os preços daquilo que precisa de uma forma que um operador independente não consegue. Seja para mobiliário e equipamento, stock, consumíveis, material escritório, fardas… tudo o que for preciso.

13. Pesquisa e desenvolvimento

Não é preciso preocupar-se com despesas com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços numa franquia nem tão pouco com o aperfeiçoamento daqueles já existentes. Compete ao franchisador fazer estes testes com produtos e serviços antes de serem lançados na rede. Consequentemente, os riscos para o franchisado diminuem.

14. Carteira de clientes garantida

Como o franchisador detém o conhecimento e a experiência das suas equipas comerciais, o franchisado só tem de seguir essas diretrizes e auxiliar o master na evolução da sua rede.
As ferramentas e técnicas necessárias para angariar negócios estão asseguradas. Resta juntar-lhes o talento, a competência e a vontade de se tornar um empresário de sucesso como franchisado.

15. Formação inicial e suporte

Nada melhor do que ser o único proprietário de um negócio mas contar com a ajuda de uma equipa experiente para o implementar. Desde a formação operacional relativamente aos métodos do negócio até à forma correta de gerir e desenvolver o Franchising, o master trata de tudo!

Normalmente o franchisador tem bons programas de formação destinados a ministrar os métodos mais eficazes para gerir o negócio em questão. E fá-lo usualmente nas instalações da sua nova empresa, na sede da rede ou nas instalações de um franchisado já existente. Ai o franchisado será treinado para gerir a sua franquia exatamente da mesma maneira que os outros locais franchisados gerem. Isso assegura a gestão eficiente do negócio e ajuda a eliminar os erros comuns a novos empresários.

16. Apoio operacional

As empresas de franquia têm colaboradores dedicados a prestar assistência permanente aos franchisados. Nunca se vai sentir sozinho! Seja qual for o problema, pode contar sempre com uma equipa experiente porque, em última análise, os seus problemas são os problemas do franchisador também.

17. Assistência de marketing

Um franchisado tem sempre o apoio do departamento de marketing do master para fornecimento de ferramentas e estratégias para atrair e reter clientes, entre outras. Esta equipa ajuda ainda a desenvolver os planos de marketing e orçamentos para a sua inauguração e acompanha de perto os esforços para comercializar de forma eficaz do franchisado.

18. Prevenção de riscos

A maior razão para investir num franchising é seguramente o baixo nível de riscos. É verdade que para isso o franchisado tem de pagar ao franchisador as taxas da franquia (o que se evita num negócio independente) mas muitas vezes é um bom preço a pagar pelo sucesso de um negócio.

19. Exclusividade

Quando se compra uma franquia, compra-se um território exclusivo para se fazer negócios porque os franchisadores só permitem uma certa quantidade de franchisados dentro de uma determinada região geográfica. Deste modo, o franchisado tem direito a uma determinada área e pode ficar sossegado porque não vão abrir outros franchisings desse master na zona em questão.

20. Aumento do franchising

Fazer parte de uma rede de franchising é um mar de oportunidades para crescer dentro do sistema. Uma vez que tenha adquirido uma franquia que seja um sucesso, pode perfeitamente tornar-se proprietário de outra, e outra, e outra… Pode ser muito lucrativo.

21. Mais tempo para o seu negócio

No franchising há mais tempo para o franchisado se concentrar no seu negócio, precisamente porque parte do trabalho ficou nas mãos do franchisador. Assim, o franchisado pode dedicar-se quase em exclusivo aos clientes e funcionários.

22. Não tem de negociar

As negociações de um franchising são feitas pelo master, pelo que isso permite a pessoas que não têm tempo ou jeito para negociações adquirirem uma franquia e dedicarem-se apenas ao negócio e não às negociações com os fornecedores e afins.

23. Propriedade intelectual

Os franchisados compram uma vasta quantidade de propriedade intelectual a que, na maioria dos casos, não teriam acesso num negócio independente.

24. Sempre informado

Como o franchisador está obviamente a par das notícias do seu setor de atividade, o franchisado fica automaticamente informado sem grande esforço de atualização.

25. Excelentes condições de trabalho

O franchisado tem as melhores condições de trabalho possíveis. A política corporativa destas redes é normalmente informal (nada de fato e gravata), divertida e arrojada. As suas condições de trabalho são o espirito positivo e o pensamento criativo.

Outras razões existem para investir num franchising. Mas se tem verba e vontade para arrancar com uma unidade, só tem de perceber quais são as suas.

Print Friendly

About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *