Sites E Apps Para Criar Infográficos

Descubra como criar infográficos

Ultimamente os infográficos têm-se tornado virais na Internet, principalmente devido ao Facebook. Tratam a informação de uma forma organizada e resumida e por esse motivo são agradáveis à vista e fáceis de ler, o que facilita a sua partilha nas redes. E essa partilha pode ser bastante útil para a sua empresa, desde que tenha uma página numa rede social, um site ou um blog onde possa divulgar o seu negócio.
Para o ajudar na criação destas imagens, listamos em baixo uma série de sites e aplicativos que o podem ajudar na criação de infográficos. Do seu lado fica a seleção da informação adequada, a recolha de dados estatísticos, a escolha do template certo e a capacidade de manter os infográficos simples e úteis ao mesmo tempo. Do lado do site que escolher, fica a construção, a materialização da sua ideia de forma correta, apelativa e eficaz. Experimente!

infográfico

PIKTOCHART

Este site é dos mais completos (e dispendiosos) na criação de infográficos. No Piktochart consegue aceder a um grande número de templates pré-definidos, sendo que quanto mais pagar maior será o número de opções. O Piktochart permite ainda a inserção do logotipo da sua empresa. O processo de construção é muito simples: escolhe o template e depois limita-se a altera os dados que já estão preenchidos no template… e a imagem está pronta!
Pode trabalhar com o Piktochart de forma gratuita, se não for muito exigente, ou pagando para ter acesso a uma série de opções tais como retirar o logótipo do Piktochart.

VISUAL.LY

O Visual.ly é um dos melhores aplicativos gratuitos para a criação de infográficos. Além de gratuito funciona de uma forma muito simples: procura o template pré-definido que pretende percorrendo as categorias já existentes, e depois troca o conteúdo de forma a publicar o que lhe interessa. O número de templates não é grande e pode encontrar uma imagem igual na concorrência mas ainda assim é um bom aplicativo para começar a publicar infográficos nas redes sociais, blogs e até sites.

FLUXVFX

O Fluxvfx permite criar vídeos criativos com sequências e imagens trabalhadas de uma forma muito simples. O único requisito é possuir os conhecimentos mínimos de After Effects, embora o site esclareça as suas principais dúvidas. Claro que vai ter de pagar por cada sequência de vídeo mas depois pode editar as imagens e os textos no seu próprio computador. Apesar de ser relativamente dispendioso, o Fluxvfx apresenta opções diferentes das ferramentas concorrentes e permite-lhe usar templates grátis para testes.

MANY EYES

O Many Eyes foi desenvolvido pela IBM para criar imagens interessantes… e grátis. O design não é propriamente moderno mas o site requer apenas a inserção da sua informação para gerar imagens com os seus dados estatísticos. Primeiro, cabe-lhe a si escolher o tipo de demonstração de dados que vai aparecer (círculos, gráficos, etc), tendo em conta que quanto mais precisos forem os seus resultados mais qualidade terá a sua imagem. Depois, após uma fase de habituação à plataforma, fica perfeitamente à-vontade para desenvolver o seu trabalho.

VISUALIZE.ME

O Vizualize.me destina-se a trabalhos de branding pessoal através de infográficos. Atenção que este site baseia-se na sua ligação ao LinkedIn para criar um infográfico pessoal onde dá a conhecer o seu currículo, experiência profissional, interesses pessoais, recomendações, etc. O trabalho é feito em segundos, basta ligar-se à conta do LinkedIn, e traduz-se numa excelente opção para chegar até aos clientes que tenham o seu LinkedIn e apresentar um resumo do seu trabalho, um portefólio, etc.

INFOGR.AM

O Infogr.am é um aplicativo simples, grátis e eficaz para criar infográficos. Para tal basta pedir um login de acesso, o que pode ser feito através das redes sociais, e aceder a um painel muito simples onde só precisa de escolher o template – de entre os que estão disponíveis – para começar a desenhar. Tanto pode trabalhar apenas com as imagens criadas nesse template como pode acrescentar mais alguma imagem ao seu infográfico. Também pode controlar a largura da imagem, uma possibilidade particularmente interessante para quem quer publicar no Facebook, por exemplo, onde o tamanho da imagem poder tornar o seu infográfico pouco legível. A desvantagem do Infogr.am é que é um site grátis, logo terá sempre de ter a imagem do site no final do seu infográfico.

VIZIFY

O Vizify é a plataforma ideal para quem utiliza muito o Twitter. No Vizify consegue fazer o login através do Twitter e gerar assim, automaticamente, um infográfico com as principais palavras que disse durante o ano anterior. Ao clicar nos dias, tem acesso os tweets que foram feitas e aos retweets que recebeu, etc. É uma ideia interessante para dar a conhecer a clientes um pouco mais sobre os seus dados no Twitter. O Vizify tem ainda a possibilidade de criar um infográfico com base no Facebook, Instagram, LinkedIn e FourSquare (mais uma vez, resumindo os seus últimos meses).

PHOTO STATS

O Photo Stats é para quem passa o tempo a tirar fotos através do iPhone. Este aplicativo para iPhone analisa todos os locais onde tirou fotografias, as horas em que as tirou e até os dias em que é mais produtivo a fotografar. Claro que este tipo de infográfico tem um objetivo mais lúdico do que profissional, pois não é aconselhável para todos os tipos de negócios mas funciona lindamente para qualquer freelancer e amante de fotografias pelo smartphone.

CREATELY

O Creately é uma aplicação paga que permite a criação de todo o tipo de infográficos. Basta inserir os seus dados! Estes infográficos podem ser feitos online, no seu desktop ou através de plugins. O Creately tem ainda uma versão grátis, que conta obviamente com algumas limitações, principalmente ao nível de diagramas públicos disponíveis, mas que serve perfeitamente para experimentar a ferramenta.

CACOO

O Cacoo é um aplicativo grátis que funciona de uma maneira bastante prática se pretende trabalhar em equipa. O login pode ser feito por uma conta do Google, Facebook ou Twitter e após a entrada no site, pode criar infográficos bastante interessantes, fazendo a transferência das formas de um lado para o outro, inserção e localização de texto e inserção e localização de imagens. À primeira vista este interface pode parecer complexo mas ao fim de algum tempo consegue obter resultados. É particularmente interessante para quem tem de apresentar dados ou mesmo organigramas para algum trabalho para um cliente.

Escolha uma destas opções para a sua empresa, algumas são totalmente gratuitas, e comece hoje a criar os seus infográficos. Chegue até mais clientes com imagens de qualidade e prepare-se para saborear as vitórias destas partilhas.

Print Friendly, PDF & Email

About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *