Por Que É Que Deve Contratar Trabalhadores Experientes

São mais velhos, é verdade. Fizeram a faculdade sem PC e já trabalhavam quando os telemóveis apareceram. Mas também é verdade que são mais sábios, honestos e responsáveis do que os trabalhadores mais jovens. Demoram mais tempo a enviar um SMS e a colocar um post no Facebook mas não demoram tempo algum a provar que são de pessoas de confiança, leais e organizadas. Saiba porque é que deve contratá-los para trabalhar na sua empresa!

profissional experiente

O sucesso do seu negócio está diretamente ligado à qualidade da sua equipa. E a sua equipa só tem valor se conseguir agregar talentos, habilidades e competências diferentes. De nada adianta ter bons produtos e serviços para vender, dinheiro para investir, instalações confortáveis e espaçosas, equipamentos com tecnologia de ponta, se não existirem profissionais de qualidade para conduzir os processos da sua empresa. No entanto, é difícil contratar os colaboradores certos para integrar uma equipa. Essa tarefa implica tempo e cuidado. Mas, pior ainda, requer resposta a uma dúvida frequente: é melhor optar por profissionais experientes ou investir na formação de jovens colaboradores? A resposta pode estar nas principais vantagens em contratar seniores que apresentamos em baixo.

sabedoria

Principais vantagens em contratar trabalhadores mais velhos

1. Maior historial profissional

Os trabalhadores mais velhos entregam currículos que permitem o acesso a um historial profissional suficientemente abrangente para se verificar com facilidade antecedentes nos empregos anteriores. Isso permite-lhe determinar mais rápida e facilmente se são (ou eram) funcionários leais, dedicados e competentes. Com um júnior, particularmente se for o primeiro emprego, terá de dar um tiro no escuro, assumir o risco.

2. Maior competência de liderança

Os trabalhadores mais velhos são bons líderes porque têm competências de comunicação mais fortes do que os colegas mais jovens. Trazem consigo o conhecimento profundo da época em que a comunicação não era dominada por emails e sms´s. São hábeis na comunicação pessoal, face-a-face, uma competência fundamental no mundo dos negócios.

3. Maior capacidade para formar

Os trabalhadores mais velhos são ainda excelentes mentores e modelos, tornam a formação de outros funcionários mais fácil. Extremamente úteis para as pessoas que chegam agora ao mercado de trabalho e que precisam de alguém que as ajude em determinadas situações. E quem melhor do que um trabalhador experiente? Capaz de dialogar, trocar ideias, tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado com a empresa?

4. Maior concentração

Os trabalhadores mais velhos, como têm anos de experiência e já não estão preocupados em procurar a próxima oportunidade de trabalho como os trabalhadores mais jovens, sabem exatamente o que devem fazer e estão absolutamente compenetrados em atingir os seus objetivos.

5. Maior estabilidade

Os trabalhadores mais velhos interessam-se por estabilidade, e não por novas oportunidades de carreira. Um recém-licenciado, por exemplo, pode ver o lugar que está a oferecer na sua empresa como um trampolim para algo mais ambicioso, enquanto um sénior com mais de 60 anos, por exemplo, pode ter vestido a camisola de tal forma que hoje mesmo não precisando do dinheiro, trabalha para si com afinco e dedicação, completamente satisfeito.

6. Maior lealdade

Os trabalhadores mais velhos estão geralmente mais satisfeitos com os seus empregos e tendem a ficar mais tempo que os juniores. São mais leais e confiáveis que os mais jovens, que nalguns casos obrigam a empresa a investir horas de trabalho e recursos financeiros para na sua seleção, contratação e treino para depois, passados poucos meses, apresentarem a demissão.

7. Maior sentido de ética

Os trabalhadores mais velhos têm uma boa ética de trabalho. Eles entendem que a ética é extremamente importante para a cultura do local de trabalho, ao contrário da maior parte dos trabalhadores juniores que nem sabe bem o que isso é.

8. Maior rede de contactos

Os trabalhadores mais velhos estão obviamente há mais tempo no mercado de trabalho e por esse motivo tiveram mais tempo para estabelecer contactos com diversas pessoas e assim construíram uma rede de valor incalculável.

9. Maior qualidade de trabalho

Os trabalhadores mais velhos conseguem produzir um trabalho de maior qualidade, o que pode resultar numa economia de custos significativa para a sua empresa. Além disso, porque são experientes e atentos a detalhes, conseguem mais facilmente detetar erros na sua estratégia de negócio: desde erros de ortografia a erros de contabilidade.

Além disso, os seus anos a fio de experiência permitem compreender e promover a forma mais eficiente de fazer os trabalhos, o que economiza dinheiro à sua empresa. A confiança dos seniores, construída através dos anos, significa também que eles não vão hesitar em partilhar as suas ideias com as chefias. E como entendem a política do local de trabalho melhor que os juniores, sabem como transmitir diplomaticamente as suas ideias à administração.

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10. Maior pontualidade

Os trabalhadores mais velhos são mais pontuais. A maioria deles, inclusive, está ansiosa para ir para o trabalho todos os dias, por isso não é propensa a atrasos ou faltas e assim não compromete o seu trabalho. Nem o desempenho da sua empresa.

11. Maior honestidade

Os trabalhadores mais velhos tendem a ser os mais honestos. Pertencem a um grupo que privilegia valores como integridade, honestidade e verdade.

12. Maior apetência para ouvir

Os trabalhadores mais velhos são ótimos ouvintes e por esse motivo são fáceis de formar: só tem de lhes dizer uma vez o que é preciso fazer.

13. Maior orgulho no trabalho

Os trabalhadores mais velhos orgulham-se do que fazem.
Enquanto os mais jovens estão atentos ao relógio a ver quando chega a hora de regressar a casa, os mais velhos têm vontade de ficar até mais tarde a concluir um trabalho devido ao seu sentimento de orgulho naquilo que estão a desenvolver.

14. Maior capacidade de organização

Os trabalhadores mais velhos costumam ser mais organizados, quer no seu espaço, quer nos materiais, quer nos prazos de trabalho. E a organização no local de trabalho, como sabe, é meio caminho andado para aumentar a faturação da empresa.

15. Maior flexibilidade

Os trabalhadores mais velhos muitas vezes já não têm filhos pequenos a cargo e não saem a correr ao final do dia para preparar o jantar ou levá-los à natação. Ou seja, podem trabalhar nos momentos em que outros funcionários, com mais obrigações familiares, não estão disponíveis. Isso é um grande benefício para muitas empresas, nomeadamente aquelas que trabalham com turnos.

16. Maior redução de custos

Os trabalhadores mais velhos já têm, na sua maioria, seguros de saúde e outros benefícios em vigor na sua empresa. Muitas vezes até têm uma fonte de renda extra e estão dispostos a receber um pouco menos para fazer o trabalho que querem e gostam de executar.

17. Maior sabedoria

Os trabalhadores mais velhos são, naturalmente, mais sábios. Basta lembrar-se da quantidade de vezes que pede ajuda aos seus pais em situações diversas. A estratégia é a mesma! Trabalhadores séniores são mais desembaraçados e prestáveis.

Não se esqueça de que existem situações e informações que os seus colaboradores não vão encontrar num livro nem numa busca rápida pela Internet. Há respostas que as pessoas só obtêm quando estão em contato direto com outras pessoas, com mentalidades e experiências diferenciadas. Várias faixas etárias completam-se e apresentam resultados positivos.

Se ainda está indeciso em contratar um trabalhador mais velho, deve voltar a ler esta lista de vantagens e tomar consciência de que a responsabilidade social também é um fator relevante numa organização. Não alinhe em injustiças. Até porque só tem a ganhar.

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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