Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo

Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender em qualquer outra forma de mercado só que sem custos de investimento, contratação de funcionários, etc, e com muito mais clientes à sua disposição, cerca de 181 milhões de pessoas em todo o mundo. Os particulares que já experimentaram o eBay estão bem familiarizados com a plataforma e aumentam de dia para dia, mas os empresários ainda sentem alguma apreensão em vender no eBay, não obstante se tratar do centro comercial mais popular, abrangente e bem-sucedido do mundo online.

como vender no ebay

Na verdade o eBay está presente em 37 países e de acordo com a média atual, tem um vendedor para cada 78 clientes. Então, do que é que está à espera? O modelo de negócio do eBay permite também a empresas de pequena e média dimensão exercer a sua atividade online e auxilia os lojistas do comércio tradicional a escoar produtos através da exportação, cobrindo deste modo um mercado bem mais abrangente.

O que se pode vender no eBay?

Tudo, desde produtos novos a usados. O limite é a imaginação!

O que não se pode vender no eBay?

Embora não haja uma lista do que se pode vender, há uma descrição do que não pode vender no eBay e que passa por:

  • Artigos ilegais (drogas ilícitas).
  • Produtos fiscalizados pelo governo (bebidas alcoólicas, tabaco, armas ou medicamentos que exijam prescrição médica).
  • Partes do corpo humano ou restos mortais (como o pé de um familiar falecido).
  • Algo que não existe na forma concreta (como a alma de uma pessoa).

Em suma, é proibido vender seja o que for que vá contra a lei, a moral e os bons costumes. O resto vende-se!

Como fazer uma venda de sucesso

Basta ser perspicaz e conhecedor de um segmento de mercado que possa ser mais explorado e aproveitado. Se se está a iniciar no eBay, deixamos algumas dicas que deve ler para vender os seus produtos.

Como vender no eBay

Mesmo no eBay são necessários critérios sólidos de avaliação do público-alvo e uma estratégia de venda. Tem de conhecer a 100% o produto que quer vender, por um lado, e por outro lado tem de conhecer as motivações de quem o procura, para que possa destacar-se entre os milhares de produtos e empresas semelhantes. A par, ao plano daquilo que realmente pretende comercializar, deve juntar um bom projeto de e-commerce e um elevado grau de comprometimento da parte da sua empresa.

1. Crie uma conta no eBay

Vá até a página inicial do eBay do seu país e registe-se seguindo as instruções da página. Atenção que deve…

  • Ter uma conta de email válida para conseguir confirmar a configuração do seu acesso.
  • Escolher um bom nome de utilizador, se entender que o nome da sua empresa não é o mais adequado. Pense em nomes de que gosta e principalmente que os seus clientes possam gostar e avalie alternativas porque por vezes o nome que deseja colocar já não está disponível ou o nome da sua empresa já está a ser usado.
  • Adicionar elementos à página de perfil da sua empresa porque alguns clientes vão lê-la para conhecer melhor o seu negócio.
  • Aproveitar para comprar algum produto para se ir familiarizando com a dinâmica do eBay, seja a título pessoal seja para a sua empresa. Um ou dois livros, por exemplo, será o quanto basta para ficar com alguma experiencia na utilização do site e conseguir alguns créditos.
  • Procurar desde logo feedback positivo com algumas compras para evitar que as pessoas receiem que a sua empresa seja passageira no eBay ou tenha algum fator de risco.

2. Pesquise o seu mercado

Antes de avançar mais, pesquise no eBay por produtos semelhantes àquele que pretende vender. Leia as suas descrições, anote os seus preços, avalie as suas imagens. Também no eBay se estuda a concorrência, sabia? Verifique ainda quais são os anúncios mais confiáveis (na sua opinião), tente descobrir porquê e use o mesmo argumento no seu próprio destaque.

3. Escolha um bom título para o seu anúncio

É o título que agarra ou não o cliente, por isso escreva um bom título. E um bom título deve:

  • Fornecer informações objetivas sobre o produto em causa aos clientes que procuram por esse produto mas também informações suplementares que consigam suscitar o interesse de ler mais a outros visitantes.
  • Incluir todas as palavras relevantes. Em vez de “máquina fotográfica” escreva “máquina fotográfica Sony HX400/HX400V com visor eletrónico”. Um título com informações insuficientes atrai menos potenciais clientes.
  • Excluir palavras supérfluas como “excelente”, “espetacular” “muito bom”, “incrível”, etc. O espaço não é muito, por isso utilize-o da melhor forma para as pessoas que estão à procura do seu produto, e ninguém procura num motor de busca uma “excelente máquina fotográfica Sony”, verdade?
  • Utilizar um subtítulo para qualquer informação que considere que as pessoas não irão utilizar na procura mas que sabe que desejam ver imediatamente no anúncio (tem custos acrescidos mas pode compensar). Por exemplo “máquina fotográfica Sony HX400/HX400V com visor eletrónico” com o subtítulo “aproveite as últimas unidades em cor vermelha”.

4. Insira uma descrição

Depois de escolher a categoria do seu anúncio – que obviamente tem a ver com a sua área de negócio – insira uma descrição do produto, tendo em conta que:

  • Nem todos os visitantes chegam a ler a descrição do produto mas os que o fizerem devem ficar na posse de todas as informações relevantes: fabricante, compatibilidade, tamanho, peso, cor, condição, etc. É preferível descrever em excesso do que omitir informações relevantes para a compra, obrigando o cliente a procurar o mesmo produto na concorrência.
  • Deve colocar as informações principais no início do anúncio e listá-las com a ajuda do seu departamento de marketing para que em vez de “a máquina fotográfica vem com uma grande lente” apareça qualquer coisa como “zoom 80-200 da lente com alta performance que permite tirar fotografias profissionais”.
  • Deve ser honesto na descrição. Se há um defeito no produto, não o omita. Os clientes acabarão por o descobrir mesmo não podendo tocar e examinar a sua oferta. Portanto, se trair a confiança do cliente – a base do sucesso do eBay – obterá um feedback negativo que pode acabar com o sucesso da sua empresa nas vendas online.
  • Deve manter um tom amigável. Não intimide os clientes nem desconfie deles. Até prova em contrário, não há potenciais ladrões no eBay.
  • Deve usar palavras-chave que descrevam o produto.

5. Opte por um design simples

Prepare um anúncio chamativo mas simples. A leitura do anúncio deve ser fácil e por esse motivo, a junção de elementos independentes nem sempre funciona. Não se esqueça que cores e gráficos a mais são também prejudiciais, pois podem levar à saturação do leitor que rejeita logo a possibilidade de clicar no produto.

6. Use fotografias de qualidade

Use fotografias profissionais, apelativas, com qualidade qb que ilustrem o produto de forma clara, isto se quiser perspetivar uma venda de sucesso. E não negligencie as imagens no seu anúncio, até porque é a única forma de o cliente ver o produto que lhe está a oferecer. Qualquer função ou efeito diferente do usual, deve ser usado também. Passa segurança e confiança ao cliente. E, claro, não use fotografias de outros anúncios na Internet.
Aproveite para usar as fotografias de modo a alternar com texto, e assim facilitar o acompanhamento textual do produto e permitir que a atenção dos potenciais clientes se fixe durante mais tempo no produto que a sua empresa está a vender.

7. Escolha um formato de venda

Existem duas opções no formato de venda, a escolha dependerá das especificidades do seu negócio:

a) Leilão online. É pouco divulgado pelo eBay mas continua popular entre os clientes. É melhor para produtos pouco comuns e para casos em que não faz ideia do valor a cobrar.

b) Buy it now ou compre agora. Para produtos comuns com preço fixo que as pessoas precisam no imediato.

8. Defina o preço

Se vai vender num leilão, defina o menor valor possível porque um preço estupidamente barato atrai mais lances de pessoas interessadas no produto e pode resultar numa venda final mais elevada. Se vai vender na forma buy it now, defina um valor de acordo com a política de preços da sua empresa e do mercado onde atua.

9. Defina as formas de pagamento

Escolha as formas de pagamento que vai aceitar tendo em conta as preferências do público consumidor: algumas pessoas preferem Paypal ou serviços similares, outras preferem transferências bancárias mas há também quem opte por pagar por cheque ou com dinheiro. A escolha dependerá da sua facilidade em utilizar qualquer forma de pagamento específica, bem como as formas com as quais os seus clientes estão habituados a pagar. Seja flexível para conseguir chegar também a mercados estrangeiros com expetativas diferentes para a forma de pagamento. Faça uma pesquisa sobre quais podem ser as melhores formas de pagamento para a sua empresa.

10. Conheça as taxas de envio

Antes de começar a vender os seus produtos no eBay deve conhecer a informação relacionada com as taxas de envio das mercadorias para qualquer local do mundo e depois colocar essas especificações na listagem do(s) produto(s) da sua empresa.

11. Faça uma revisão do anúncio

Depois de concluído o seu anúncio, verifique uma e outra vez se tudo este correto. Algum erro que detete deve ser corrigido de imediato, seja um erro ortográfico, de pontuação, de valor ou a nível da imagem.

12. Submeta o seu produto

Após a verificação, envie a sua submissão clicando no botão submit ou enviar. Receberá, logo de seguida, um email a confirmar que o seu produto está à venda no eBay.

13. Peça feedback

Peça educadamente aos seus clientes que deixem feedback. Se conseguir adicionar um comentário no dia em que o produto foi despachado, fica com um excelente registo para a sua empresa e para o seu cliente. No entanto, alguns clientes preferem comentar apenas quando já receberam o produto. Não interessa quando, o importante é receber comentários felizes e aproveitá-los para mostrar ao mercado que deixa os seus clientes satisfeitos.

14. Fique atento às faturas do eBay

A sua empresa terá de pagar comissões e algumas taxas pelos seus anúncios. Para continuar a publicá-los precisa de fazer pagamentos regulares.

15. Abra uma loja no eBay

Poderá considerar abrir uma loja ou shopping no eBay, se desejar que as pessoas possam consultar e procurar os seus produtos através de uma URL específica em motores de busca, se pretender separar os produtos por categorias à sua escolha ou se simplesmente quiser ter um ambiente diferenciado e interessante para os seus clientes.

Terá de pagar uma taxa pela loja mas existem alguns benefícios, principalmente a longo prazo, como a menor taxa em anúncios de preço fixo (mas não se esqueça que estas vendas só serão apresentadas na sua loja e não nos anúncios de leilões).

E agora que já sabe como fazer, passe à ação e aproveite o eBay como mais um canal para vender os seus produtos.

Print Friendly

About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

Related posts

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *