Como Namorar Com Um Empresário De Sucesso?

Retratar a forma anómala como se desenvolve um relacionamento amoroso com um empresário, é um trabalho difícil. Mas alguém tem de o fazer.

Como namorar com um empresário de sucesso?

Se quer conquistar, namorar, manter o namoro, casar ou manter um casamento com um empresário (de sucesso) tem um verdadeiro desafio pela frente porque este tipo de homens relaciona-se com as mulheres de uma maneira diferente daquela a que possivelmente estava habituada quando namorava com o técnico de informática, quando estava casada com o designer ou quando teve um caso com o personal trainer lá do ginásio. Os empresários não são homens vulgares. Não é que sejam malucos, psicóticos ou violentos. Nem porcos, vulgares ou tarados sexuais. Até costumam ser bastante inteligentes, bonitos e elegantes. O que acontece é que têm um défice na capacidade de entrega e afeto e pouco tempo para a pessoa amada. E é isso que torna a espécie tão interessante. Nos cuidados básicos requerem muita paciência e persistência. Na alimentação da relação precisam de negociar constantemente e em relação ao habitat requerem espaços confortáveis, com poucos custos e muitos equipamentos eletrónicos que lhes permitam comunicar com os seus colaboradores, clientes e fornecedores. Se se apaixonou por um empresário (de sucesso, repetimos) tem de ser forte, ler este artigo e aprender a comunicar com o seu parceiro. Se não conseguir, negoceie. E se mesmo assim não lhe extrair alguma ternura, tenha a coragem de perceber que talvez não tenham sido feitos um para o outro e volte para o personal trainer.

Hum? Se decidiu continuar é porque ama o seu homem, mesmo ele sendo um empresário (de sucesso). Há casos piores, mulheres que se apaixonam por serial killers ou primos direitos. Veja pela positiva mas leia com afinco as premissas que se seguem. Pelo sim pelo não.

dating

1. Ele não distingue dias de semana de fins de semana e férias

Se ainda não descobriu que o seu empresário continua a trabalhar nos fins de semana e férias, está para breve. E nem lhe passe pela cabeça que na lua-de-mel, ele vai abrir uma exceção. Pior, se o confrontar com o facto de estar sempre a trabalhar, corre o risco de passar à história. Muitos empresários só aceitam namorar com pessoas que não se importam com o facto de eles terem que trabalhar durante o jantar ou até tarde.

Assim, é melhor resignar-se: as férias com um empresário incluem um tempo para negociações ao telefone e por email. E esse tempo em casos mais agudos de empreendorismo, pode ser maior do que o tempo de lazer. Habitue-se.

ERRADO
Você – Estamos de férias! Não vais ligar o computador, pois não?
Ele – Claro que vou!

CERTO
Você – Descobri que há aulas de hidroginástica aqui no Resort. Vou-me inscrever em algumas para ficar entretida enquanto trabalhas, sim?
Ele – Perfeito, querida!

2. Ele tem mudanças de humor

Na vida de um empresário (de sucesso) os altos e baixos do negócio refletem-se na relação amorosa. Umas vezes chega radiante a casa, outras chega cansado e abatido (na melhor das hipóteses) ou insuportável (em casos mais agudos de empreendorismo). Em dias maus, tente manter-se calada e ocupada com as suas coisas. Vá sair com uma amiga, assistir a um filme ou preparar um bolo. De preferência de chocolate (muito bom para carências afetivas). Em dias bons, aproveite e peça ao seu empresário para a acompanhar nos programas que está farta de fazer com a sua amiga: jantar fora, ir ao cinema, visitar os seus pais e, em dias mesmo muito bons, fazer compras.

ERRADO

Você – Fofinho, sei que estás aborrecido mas podíamos ir hoje ao cinema ver aquele drama romântico de que te falei? Depois podíamos combinar com a Andreia e o Duarte para beber um copo e talvez te animasses, não?
Ele – Não.

CERTO

Você – Não te importas que hoje vá ao cinema com a Andreia?
Ele – Claro que não, baby.

3. Ele não gosta de esbanjar dinheiro

Se não está preparada para andar num automóvel que não seja um topo de gama, jantar em restaurantes pouco sofisticados, comer em casa mais vezes do que come fora, não se empenhe no namoro com um empresário.

É certo que ele lhe vai proporcionar alguma qualidade de vida, até lhe vai permitir morar numa casa razoável numa boa zona da cidade mas o projeto de remodelação do sótão nunca sairá da gaveta e piscina só se for a da vizinha do lado. Todos os empresários (de sucesso) estão atentos aos gastos e quando são surpreendidos com custos não planeados, tendem a culpar a namorada ou a mulher de gastar muito. Mas se abandonar todas as frivolidades, vai ser amada pelo seu empresário.

ERRADO

Você – Amor, a Alexandra vai ter o novo smartphone que saiu ontem nos Estados Unidos. Lembraste que vimos a reportagem na televisão? Lembraste?
Ele – ….
Você – Pois é, o marido da Alexandra, o Toni… Conheces, não conheces?
Ele – …
Você – O Toni encomendou-lhe o telefone pela Internet e ela está radiante. Já recebeu a confirmação. É capaz de ser a primeira pessoa a tê-lo em Portugal. Hum?
Ele – …
Você – Também gostava de ter um.
Ele – …
Você – Se tivesse casado com o Toni tinha um!
Ele – …
Você – Casei contigo…
Ele – ….
Você – Tu não me estás a ouvir?
Ele – Não.

CERTO

Você – Amor, o último modelo daquele smartphone que saiu ontem era mesmo perfeito para eu poder trabalhar a partir de casa a maior parte do tempo. Não gastava tanta gasolina nem tinha de almoçar no restaurante…
Ele – Quanto custa?

4. Ele só entende a linguagem do custo/benefício

Se para si é difícil dizer algo importante ao seu empresário, tente fazer uma análise do custo/benefício da situação. Pode parecer estranho, mas para um empresário faz muito sentido. Acredite.

ERRADO

Você – Tu não me amas. Não largas o computador nem um minuto! Se me amasses conversavas comigo, saias comigo… Se não largares a porcaria do computador já eu vou-me embora!
Ele – Ok, querida. A que horas voltas?

CERTO

Você – Notei algumas falhas na comunicação entre nós, querido. Creio que não estamos a dedicar tempo suficiente à nossa relação e gostava de saber se és da mesma opinião. Eu amo-te e queria ter certeza de que estamos a atingir os objetivos a que nos propusemos quando começámos a namorar. Eu preciso de passar algum tempo contigo para que a nossa relação continue a prosperar. Estás disposto a isso?
Ele – Sim, querida, ia agora mesmo perguntar-te se não queres ir jantar ao japonês que abriu na rua de cima.

5. Ele tem sempre uma agenda muito preenchida

Não espere que o seu empresário tenha uma agenda normal. Isso não vai acontecer. Se não consegue aceitá-lo, desista. Nem precisa de ler o resto do artigo.

Se aceita é porque percebe que um empresário tende a estar sempre preocupado com o tempo. E não falamos do estado metrológico, pois é-lhe indiferente que chova ou faça sol. Um empresário preocupa-se em acordar cedo e deitar tarde. Faz desse hábito o seu campo de batalha e para se manter à altura do “combate” até costuma ter um sofá confortável no escritório onde tira pequenas sestas. O resto do tempo está a falar ao telefone, a responder a emails, a fazer negociações, fechar contratos, despedir colaboradores, contratar outros, liderar reuniões, etc. Não perde muito tempo nem para comer nem para ir à casa de banho.

Não se esqueça que isto não significa que ele não gosta de si, pelo contrário, como para ele o tempo é o maior sacrifício, se lhe concede algum tempo por pouco que seja, significa que você está no topo das suas prioridades.

Se insistir com ele para lhe dar mais atenção, é provável que fique rabugento. Tem de ser capaz de falar com ele, sem ser insistente, e negociar. Leia bem! NEGOCIAR.

ERRADO

Você – É sempre a mesma coisa! Nunca tens tempo para nada. Chegas a esta hora e ainda dizes que tens de telefonar ao Arlindo da Contabilidade. Tu prometeste que hoje podíamos ir comprar a casota para o Gaspar!
Ele – Gaspar?! Quem é o Gaspar?
Você – O nosso cão… o Gaspar.
Ele – Nós temos um cão?

CERTO

Você – Querido, como hoje o teu dia foi complicado não me queres emprestar o teu cartão de crédito para eu ir comprar a casota do Gaspar enquanto falas com o Arlindo?
Ele – Claro!

6. Ele quer ter liberdade

Um empresário gosta de ter liberdade para fazer o que gosta. Isso significa liberdade para telefonemas de trabalho, emails de trabalho, reuniões de trabalho, jantares de trabalho. E talvez uma ou outra ida ao ginásio e um jogo de futebol ao fim de semana. Não se preocupe que à partida, embrenhado como está no trabalho, não vai ter tempo sequer para pensar num relacionamento extraconjugal. De qualquer forma se entende que a relação não está equilibrada, converse com ele e negoceie.

ERRADO

Você – Hoje não podes ir jogar golf porque combinei com os teus pais irmos…
Ele – Descombina.

CERTO

Você – Vou almoçar com os teus pais enquanto jogas golf.
Ele – Ótimo, amor!

7. Ele corre riscos

Um empresário não foge dos riscos. Pelo contrário. Ele calcula-os e analisa-os sob todos os pontos de vista (é um hábito de trabalho que transpõe para a relação amorosa). Se quer que ele invista na relação e arrisque num casamento, por exemplo, tem de mostrar as suas mais-valias sem facilitar. Depois disso, e partindo do princípio de que ele gosta das suas qualidades e convive bem com os seus defeitos, se pretende dar um passo em frente tem de conversar com ele e… negociar! A capacidade para arriscar faz parte da genialidade de um empresário (de sucesso). Se tivesse medo de arriscar, ele não conseguiria comandar um negócio.

ERRADO

Você – Amor, lembraste da viagem a Florença que me prometeste? Podíamos marcar para o mês que vem porque o tempo vai estar bom e…
Ele – Vai tu!

CERTO

Você – Amor, infelizmente acho que não podemos viajar até Itália no mês que vem porque estão a anunciar ciclones…
Ele – Era o que faltava!

8. Ele é muito competitivo

Os empresários são extremamente competitivos. Isso quer dizer que adoram fechar negócios a seu favor mas também desportos onde possam ganhar alguma coisa nem que seja elogios dos parceiros. Se está a pensar em ganhar alguma coisa ao seu empresário, seja o que for, a relação não vai ser fácil. Não se atreva a competir com ele mas aproveite o facto de ele ser competitivo em seu proveito e converse, negoceie.

ERRADO

Você – Hoje ganhei-te no golf. Mereço uma prenda!
Ele – Deves estar maluca!

CERTO

Você – Sinto-me tão infeliz por nunca te conseguir ganhar no golf. Tão infeliz…
Ele – Então, fofinha? Não fiques assim. Quero-te ver feliz. Olha, hoje vamos comprar aquela mala que me pediste, está bem?

9. Ele é solitário

Terá dificuldade em convencer um empresário a sair de casa para qualquer lado que não seja o escritório. Mas não é uma tarefa impossível. Se o convidar para locais onde ele pode socializar com possibilidade de networking, angariar negócios, terá ao seu lado o homem mais adorável do mundo. Um empresário está muito ligado aos seus negócios, sempre a avaliar novas oportunidades, não se esqueça disso e… mesmo que se esqueça ele estará lá para a recordar.

ERRADO

Você – Logo à noite temos a festa da Liliana e do Paulo.
Ele – Tenho de acabar um relatório. Vais ter de ir sozinha.

CERTO

Você – Hoje à noite, na festa da Liliana, vão estar uma série de fornecedores e clientes importantes do Paulo. Nem sei se devemos ir…
Ele – Vamos, sim. Já confirmámos e tudo!

10. Ele tem de solucionar todos os problemas

Um empresário costuma encontrar soluções para todos os problemas e não admite uma conversa que não chegue a uma solução. Se você quiser que ele pare de resolver problemas por si, converse com ele e negoceie. Pode levar algum tempo, mas quando ele perceber que consegue resolver os seus assuntos sozinha, vai parar de se intrometer.

ERRADO

Você – O canalizador já cá veio duas vezes e ainda não resolveu o problema da casa de banho do nosso quarto…
Ele – O quê?! Quem é esse gajo? Quanto é que pagaste? Por que é que não resolveu o problema? Se não for eu a falar com ele…

CERTO

Você – O canalizador já cá veio duas vezes e ainda não resolveu o problema da casa de banho do nosso quarto. Disse-lhe que não pagávamos nem mais um chavo! E se ele não vier na segunda como prometeu, não fazemos sequer a transferência.
Ele – Isso, querida.

11. Ele gosta de mulheres independentes

Um empresário gosta de uma mulher que saiba preencher o seu tempo sem a presença do companheiro. Sente-se preparada?

ERRADO

Você – Podes-me acompanhar na consulta de rotina ao ginecologista, amanhã?
Ele – Não é possível. Tenho reuniões o dia todo.

CERTO

Você – Não te queria incomodar mas como tenho o carro na oficina, se amanhã não me levares à consulta de ginecologia às 15h tenho de apanhar um táxi até ao consultório…
Ele – Às 15h? Eu levo-te.

12. Ele não gosta que o interrompa quando está ocupado

Sabia que as namoradas preferidas dos empresários são aqueles que se oferecem para ajudar ou cuidar de alguns aspetos do trabalham enquanto eles estão muito ocupados? É verdade. Quando um empresário está muito ocupado, num estado de pressão, mentalmente distraído e até irritado, não interrompa a não ser que seja para oferecer ajuda ou para comunicar uma emergência. Quando a comungar com pensamentos estratégicos e criativos, o empresário (de sucesso) entra num universo à parte de onde é capaz de não o conseguir sair à primeira (nem à segunda, nem à terceira). Mas no caso de uma urgência, não é impossível de todo. Seja direta e prática e pergunte o mínimo possível para não o desconcentrar. E ainda assim, pense bem antes de o interromper e, consequentemente, irritar. Nalguns caso, o empresário pode nem responder ainda que só tenha feito uma pergunta prática e objetiva como “preferes carne ou peixe para o jantar?” Se isso acontecer pode tentar a linguagem gestual. Entre no escritório e acebe um braço, por exemplo. Ou os dois ao mesmo tempo. E uns pulinhos… Não é agradável, bem sabemos mas quando ele estiver desligado do trabalho, será exatamente o mesmo por quem se apaixonou. Muitos empresários têm um ótimo sentido de humor, até. Alguns possuem um carisma e um charme natural de fazer inveja quando têm tempo para relaxar com a pessoa amada.

ERRADO

Você – Querido, a tua mãe ligou e diz que…
Ele – Shiu!

CERTO

Você – Desculpa interromper mas a tua mãe caiu na escada e partiu uma perna. Chamei a ambulância e ela já está a caminho do Hospital.
Ele – Desculpa, o que disseste?
Você – A tua mãe caiu na escada e partiu uma perna. Chamei a ambulância e ela está a caminho do Hospital.
Ele – A minha mãe?
Você – Sim. A tua mãe partiu uma perna mas está a caminho do Hospital.
Ele – Ai sim?
Você – Sim, ligas-lhe daqui a pouco?
Ele – A quem?
Você – À tua mãe que partiu a perna.
Ele – Oh, sim, claro. Obrigada por teres avisado.

13. Ele não tem uma vida equilibrada

Um empresário passa o tempo a trabalhar e não reserva espaço para si próprio, família ou amigos. Os empresários mais experientes até sabem que o equilíbrio é importante, mas os mais novos pensam que podem trabalhar sem parar para o resto da vida. Se ama o seu homem, e está a tentar que o namoro ou casamento dê certo, aborde o assunto como se fosse uma proposta de negócio.

ERRADO

Você – Ainda acabas doente a trabalhar dessa maneira!
Ele – Que disparate!

CERTO

Você – Li um artigo sobre empresários de sucesso que diz que um dos truques para ampliar os negócios é precisamente uma vida equilibrada: trabalhar, fazer desporto, ter tempo para a família. Diz que potencia a criatividade e…
Ele – Onde leste isso? Manda-me o link.

E por fim, se quer ser a mulher perfeita para o seu empresário, seja otimista, positiva e despreocupada. Siga as nossas dicas e mesmo assim, reze. Reze muito.

Print Friendly, PDF & Email

About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *