Como Identificar Uma Boa Ideia De Negócio?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Muitas vezes, os empreendedores não sofrem de falta de ideias – sofrem de falta de critérios que permitam distinguir as boas das más ideias. Não existindo fórmulas mágicas, há estratégias que fundamentam e sustentam essa distinção.

boas e más

Para abrir um negócio, é preciso uma ideia. Mas, obviamente, não pode ser uma ideia qualquer. Tem de ser uma ideia de sucesso, uma ideia que possa não só ser concretizada, mas resultar e dar frutos no mundo real. O problema é que raramente somos bons juízes das nossas próprias ideias – se uns sucumbem rapidamente ao pessimismo de «nunca vai resultar», outros apegam-se de forma excessiva às suas criações, perdendo a perspectiva e eclipsando o bom senso.

É uma linha muito ténue que separa a falta de confiança do optimismo inconsciente, mas é nessa mesma linha que um bom empreendedor deve aprender a posicionar-se. Cauteloso, mas não derrotista; Confiante, mas ciente dos riscos.

Especialmente quando não se dispõe de capital, como na maioria dos casos, e qualquer aposta num novo projecto implica algum tipo de endividamento ou o recurso a poupanças que pode deixar a descoberto o futuro individual ou da família.

Felizmente, existem algumas medidas que ajudam a distinguir as ideias de sucesso de meras boas ideias, ou mesmo de ideias más:

Resumir a ideia e os seus pontos-chave.

pontos chave

Mais importante do que elaborar um plano de negócio muito desenvolvido, nesta primeira fase devemos deixar bem claros os aspectos elementares da ideia. Podemos tentar resumi-la numa página, ou pensar como explicaríamos o projecto a alguém com quem nos cruzássemos na rua. Não é ainda necessário aprofundar muito nenhuma delas, mas devemos ter respostas para, pelo menos, estas perguntas:

  • Qual é a missão do negócio? Como define os seus objectivos e o que diferencia a sua abordagem da de outra pessoa com um negócio semelhante?
  • Que necessidade está a satisfazer? Que problema pretende resolver? O negócio precisa de ter uma função no mundo real, precisa de ter algum tipo de função para a vida dos clientes.
  • Quem tem essa necessidade? Não basta compreender o problema, é preciso conhecer as pessoas que se deparam com ele. Se não for capaz de identificar e encontrar os consumidores a que o seu negócio se dirige, dificilmente terá sucesso.
  • Existe algum outro produto ou serviço que possa resolver o mesmo problema? Por muito original que seja uma ideia, é possível que já alguém esteja a preencher esse espaço, mesmo de forma indirecta. Quais podem ser os seus concorrentes?
  • Como pode este negócio tornar-se lucrativo? Para ser um negócio, a ideia precisa de incluir alguma forma de obtenção de lucro. Um produto inovador não é suficiente para criar um negócio, é preciso que esse produto seja vendido a um preço superior ao seu custo. Não se trata aqui de previsões financeiras, mas de uma ideia geral do modelo de negócio e da sua rentabilidade.

Interagir com potenciais clientes.

clientes

Por vezes, a imagem que temos do mundo não corresponde à realidade. É possível que estejamos convencidos de que vamos solucionar um problema que nem sequer existe. Para garantir que não estamos iludidos, é fulcral a interacção com os outros, especificamente com as pessoas que pretendemos converter em nossos clientes.

Procure algumas pessoas que possam vir a estar interessadas no que tem para oferecer e fale com elas. Confronte a sua realidade com a realidade delas. Verifique se a ideia está ajustada às necessidades dos clientes, aprenda sobre o seu processo de decisão, as suas prioridades. Se possível, e se forem pessoas de confiança, mostre-lhes um protótipo ou uma imagem do produto; descreva o serviço de forma tão concreta quanto possível – e esteja receptivo a críticas.

No final, não se esqueça de optimizar a ideia com as novas informações obtidas.

Determinar o preço que as pessoas estariam dispostas a pagar.

preço

Para qualquer tipo de projecção financeira, temos de definir um preço para o produto/serviço. Um planeamento de negócio baseado em estimativas demasiado optimistas ou pessimistas pode ser fatal. Para evitar esse cenário, procure informar-se e chegar a um valor realista.

Perguntar directamente a potenciais clientes quanto estariam dispostos a pagar é arriscado. As pessoas tendem a querer tudo de graça, ou pelo menos a um preço muito baixo. Quando possível, faça uma pesquisa pelos preços dos concorrentes, directos ou indirectos, e determine o seu preço de acordo com a forma como se pretende diferenciar deles. Pergunte ao cliente potencial se seria capaz de pagar esse valor pelo produto ou serviço que lhe descreveu. Além da resposta, analise a sua reacção. Responde de imediato ou hesita? Mostra-se satisfeito, considerando a oferta uma pechincha, ou aparenta julgar o preço um pouco alto? Em caso de resposta negativa, pergunte que valor consideraria justo.

Encontrar os pontos fracos.

pontos fracos

Apresentar o projecto a amigos e conhecidos, até mesmo a potenciais clientes, pode resultar num desvio positivo de reacções. Muitas destas pessoas não vão querer magoar os seus sentimentos ou confrontá-lo com críticas. Procure pessoas que saiba que à partida não vão gostar da ideia, leve-as a apontar defeitos e pontos fracos, riscos e ameaças.

Nenhuma ideia é perfeita, e não precisa de ter soluções para todos os problemas (mas não deve deixar de as procurar). A verdade é que ter consciência das limitações já é uma vantagem enorme. Conhecer as armadilhas ajuda a evitá-las, ou, pelo menos, a preparar-se para elas.

Saber de quanto dinheiro precisa para lançar o negócio.

dinheiro

A exequibilidade de uma ideia está intimamente relacionada com o investimento necessário para a concretizar. Depois de delinear o conceito, compreender e conhecer o público, determinar o preço e estar ciente dos perigos, a ideia terá amadurecido o suficiente para ser possível elaborar uma previsão financeira mais precisa. Procure fazer uma projecção de vendas e de despesas tão detalhada quanto possível. A atitude certa consiste em focar-se no capital inicial mínimo e indispensável para pôr o projecto em andamento e cobrir possíveis contratempos identificados no planeamento. Determinado este montante, resta decidir, à luz de toda a informação reunida até aqui, se a ideia vale o investimento e, em caso afirmativo, passar à acção.

É sensato começar devagar e ser conservador nas estimativas, mesmo que a tentação para mergulhar de cabeça seja grande. Pense na fase inicial do negócio como mais um teste de conceito. Esteja alerta para as mudanças que o mercado pode pedir. Não aposte tudo o que tem na realização de um primeiro plano, seja humilde e disponha-se a reconhecer erros e reformular a estratégia sempre que necessário.

No final, existe sempre uma margem de erro na distinção entre uma boa e uma má ideia. Mas compete ao empreendedor reduzi-la, munindo-se de toda a informação ao seu dispor para tomar a decisão. No caso de optar pela concretização, deve concentrar-se nesse projecto e levá-lo até ao fim. Se, pelo contrário, a ideia não era tão boa como inicialmente pensava, nunca deve encarar essa conclusão como indicadora de um falhanço, mas como uma valiosa aprendizagem.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como Identificar Uma Boa Ideia De Negócio?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.