Como Fazer Uma Campanha De Marketing Bem Sucedida

Etapas imprescindíveis como fazer uma campanha de marketing bem sucedidaz

Produção de uma campanha de sucesso

Como uma campanha de marketing deve conter uma mensagem bem direcionada que atinga e seja entendida pelo público-alvo da empresa, levando-o a realizar uma ação (normalmente a compra), é necessário que antes de lançar essa campanha faça uma pesquisa prévia sobre o seu mercado, produto e público consumidor para que seja possível definir toda a estratégia de marketing. E obter resultados positivos!

Para o ajudarmos a organizar, definir e elaborar a sua próxima mensagem promocional, seguem algumas etapas a não saltar na produção de uma campanha. Aproveite-as!

campanha de marketing

1. Descubra qual é o seu público-alvo
Antes de tudo, defina o público-alvo a quem se destina a campanha. Para isso convém que conheça os atuais e potenciais consumidores ou utilizadores do seu produto ou serviço. Depois de saber a quem se deve dirigir, faça uma pesquisa em torno das necessidades dessas pessoas, definindo as principais potencialidades daquilo que está a promover e como é que isso vai despertar o interesse dos consumidores.
Se está a promover, por exemplo, calçado desportivo e exibe imagens de pessoas sentadas no sofá, não vai conseguir atrair muitos clientes. É por isso que além do óbvio (neste caso, as pessoas que fazem desporto) deve averiguar outras necessidades do seu mercado alvo. Quem são essas pessoas? Pessoas sem tempo para apertar atacadores? Adultos, jovens, séniores? Qual o perfil destas pessoas? Desportistas de fim de semana? Atletas? São lideres de opinião? Tudo isto deve ser pesquisado antes de se lançar uma campanha.

2. Defina o seu mercado e produto/serviço
É necessário que defina também o seu mercado e produto/serviço para obter resultados. No caso do calçado desportivo, pode atuar no mercado do desporto com um único produto, um novo par de ténis, por exemplo. Mas também pode entrar no mercado da moda com uma linha de calçado desportivo mais glamoroso. Com isto conseguirá definir quais são os melhores meios para anunciar a sua campanha: email, redes sociais, sites noticiosos, jornais, revistas, rádio, televisão…

3. Analise outras campanhas
Antes de lançar a sua campanha, veja tantos anúncios quantos conseguir. Visione anúncios de televisão, veja os anúncios da internet e em outdoors e perceba o que lhe chama a atenção e que qualidades têm os anúncios que mais o atraem. Depois de chegar a algumas conclusões, insira-as na sua própria campanha.

4. Analise a concorrência
Já sabe que antes de lançar a campanha deve dar uma vista de olhos pela concorrência direta e indireta. Perceber quais os principais rivais do mercado em que se insere, quantos são e o que têm para oferecer, que necessidades satisfazem que a sua empresa não tem para oferecer. No fundo, veja o que estão a vender e como estão a vender. Compare com os seus próprios métodos e no fim dê relevo aos itens que fazem com que a sua empresa se possa apresentar como única, inovadora ou simplesmente diferente. A sua proposta deve conter valor para o seu público-alvo.
Se ainda não a fez, este é o melhor momento para realizar uma análise SWOT, que inclui quatro pontos essenciais:
Strengths (Forças) = O que a sua empresa faz bem, o que lhe acrescenta valor em comparação com a concorrência.
Weaknesses (Fraquezas) = Os pontos fracos da sua empresa, marca ou produto/serviço, ou seja, o que deve melhorar.
Opportunities (Oportunidades) = condições exteriores à sua empresa que beneficiam a sua atuação no mercado.
Threats (Ameaças) = condições externas à sua empresa que prejudicam a sua atuação no mercado.

5. Decida que campanha quer criar
Agora já tem toda a informação que precisa para decidir se quer um anúncio simples (cartaz, flyer, banner, etc.) ou um anúncio mais complexo (Internet, TV, rádio). É claro que a disponibilidade financeira pode ditar o tipo de anúncio mas isso não significa que não avalie todas as possibilidades, tendo em conta que seja qual for o tipo de campanha, seja um simples flyer de tamanho A3 ou um anúncio de TV, deve estar adequada ao seu negócio. Por exemplo, se os ténis que está a promover são para adolescentes, envolva algo que esteja na moda. Se são para crianças, faça um anúncio alegre e colorido. Se for em áudio, utilize recursos chamativos, como uma voz engraçada, efeitos sonoros, etc. Repetimos: certifique-se de que a campanha é adequada ao público que quer atingir.

6. Determine objetivos
É fundamental definir o que pretende atingir com a campanha, quais os seus principais objetivos: angariação de novos clientes? Maior fidelização dos clientes já existentes? Aumento das vendas? Escoamento de um produto? As hipóteses são várias.
É importante que estes objetivos sejam possíveis de atingir. A criatividade é muito produtiva, sim, mas nem todas as ideias podem ser efetivamente concretizadas. Assim, deve adequar os seus objetivos aos recursos da sua empresa.

7. Desenvolva o conteúdo da sua mensagem
Agora que já tem na sua mão as informações necessárias para elaborar o conteúdo da campanha, reuna com a sua equipa e pense nos textos, estrutura e formato da mensagem. É importante que façam marketing de conteúdo. A mensagem deve ser adequada ao público-alvo selecionado, e nesse sentido o trabalho não é fácil porque cada tipo de público tem gostos diferentes, preferências distintas, hábitos que os individualizam e necessidades que estão de acordo com as suas vivências, por isso, é importante que dê enfase a todos estes conteúdos na mensagem da campanha.
Não se esqueça que há sempre uma informação que é a principal, dê-lhe destaque. É a ideia, o foco à volta do qual gira toda a campanha de marketing, aquele ponto em que o produto ou serviço mais se destaca. Invista num título ou destaque curto, direto, objetivo e relevante. Diga logo o que tem a dizer! Afinal, este é o primeiro elemento que o leitor vê. Aquela primeira linha, aquele primeiro som que o faz entrar em contacto com o produto/serviço da sua empresa.
Depois de decidida a ideia, é necessário redigir e criar a campanha de forma clara e apelativa. Escolha as palavras e as imagens certas, tendo em conta que a mente humana precisa de apenas três segundos para mostrar interesse por um assunto. Juntas, as palavras e as imagens, devem levar a uma ação por parte do consumidor. Se levarem, ótimo, atingiu os objetivos e a campanha foi eficaz. Se não levarem, é pior, a campanha não foi eficaz e gastou tempo e dinheiro sem obter resultados.
A par, deve humanizar o conteúdo. Se utilizar mailing para o envio da campanha, por exemplo, evite envios robotizados e impessoais. Ao invés, trate as pessoas pelo nome, mostre que sua empresa oferece um tratamento personalizado, exatamente aquilo que o consumidor procura!
Para melhorar a estratégia a nível de conteúdo pode utilizar ainda o senso de urgência com termos como “agora”, “hoje” ou “já”. O objetivo é fazer com que as pessoas cliquem em links, entrem na loja, agendem uma ida às compras para mais logo…
E se tiver hipótese e espaço, ofereça informações que interessem ao seu consumidor e junte-as à sua campanha. Dê algo mais. No caso do calçado desportivo, por exemplo, pode complementar a oferta dos ténis com dicas de como combiná-los com peças de vestuário ou dar a possibilidade de descarregar um ebook ou filme da sua empresa sobre como se manter em forma.

8. Desenvolver o orçamento
Tenha consciência de quanto pode e quer gastar com a campanha. Determine o orçamento total da campanha para a gerir melhor e analise o que está a correr bem e o que está a fugir aos seus objetivos e expetativas. Deste modo pode parar e recomeçar com novo orçamento: investindo mais no que está a correr bem.
É igualmente importante no orçamento que tenha conhecimento do poder de compra do seu público-alvo e que consiga quantificar o consumo do que está a promover. Se possível, faça uma estimativa do retorno do que irá conseguir alcançar com a campanha.
Como é evidente, para garantir uma campanha de marketing de sucesso, é importante que o que a empresa alcançar de lucro seja superior ao que foi gasto na campanha.

9. Escolher os meios de comunicação
Há várias formas para promover o seu serviço ou produto: TV, jornais, revistas, flyers, publicidade online, mupis, outdoors, mailing, newsletter, etc. O importante é decidir quais os meios que melhor se adequam à sua campanha, à imagem da sua empresa e ao produto/serviço que se quer promover. A escolha torna-se mais fácil se já tiver concluído todos os passos anteriores, pois já sabe quais os objetivos da campanha, quem é que se pretende atingir, como está a agir a concorrência, para além de também já possuir uma planificação do que pode gastar com a campanha e qual o retorno financeiro pretendido.

9. Determinar a eficácia da campanha
Depois de todas estas etapas estarem concluidas, deve defenir o plano promocional por escrito. Este documento deve incluir a análise da situação, os prazos para a integração efetiva dos elementos promocionais com elementos do marketing MIX e determinar a forma de medir a eficácia da campanha depois de implementada.
Se possível tenha também um registo diário com todos os relatórios da sua campanha de forma a poder alterar ou complementar o rumo do plano, se entender necessário. Se monitorizar a campanha desde o início – de forma a corrigir ou melhorar aspetos ao longo do tempo – consegue atingir o objetivo definido. O importante é escolher um método que avalie de forma correta os resultados da campanha.

10. Acompanhe os resultados
Monitorize a sua campanha do primeiro ao último dia. É essencial avaliar o que correu bem e o que correu menos bem, o que pode melhorar, o que deve eliminar, o que tem de manter, etc. Se não o conseguir fazer sozinho, recorra a ferramentas para medir a performance das campanhas (Google Analytics, por exemplo) ou a empresas de serviços de marketing. Os dados que vai recolher são fundamentais para a tomada de decisões no futuro.

E agora, na posse dos principais passos rumo a uma campanha de sucesso, reúna a sua equipa, trace uma estratégia eficiente de divulgação e obtenha resultados incríveis.

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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