Como Fazer Um Podcast De Sucesso

O podcast é uma alternativa de marketing de conteúdo a levar em linha de conta para chegar a determinado público-alvo. Se bem pensado e melhor implementado, pode atingir as pessoas certas num determinado segmento de mercado, destacar uma empresa e permitir a interação com os consumidores.

Antes de mais, para quem não está familiarizado com o tema, podcast é um ficheiro áudio, distribuído através da Internet. É uma poderosa ferramenta estratégica em diversas áreas precisamente porque pode ter várias aplicações e pode ser subscrita através de RSS (Really Simple Sindication) feeds.

Genericamente a palavra podcast nasce da união de iPod e broadcast, associando a música com a transmissão à distância. O podcast pode ser usado sempre que pretende publicar uma informação em áudio, como por exemplo uma explicação do funcionamento de um produto ou serviço, uma aula, uma palestra ou qualquer outro conteúdo elaborado através de gravadores portáteis ou por software de edição de som, diretamente no computador. Sendo assim muito útil na promoção de uma empresa, produto ou serviço!

podcast

Como publicar um podcast

Para publicar um podcast na Internet basta anexar o arquivo (mp3 ou WMV) na pasta que desejar. O serviço usado irá identificar automaticamente que se trata de um arquivo de áudio e, ao exibir o arquivo na página, aparece um player que permite ao utilizador ouvir o conteúdo instantaneamente, sem qualquer necessidade de instalação. Simples, rápido e eficaz!

Vantagens do Podcast

  • Excelente em contexto educativo
  • Facilidade de acesso em várias plataformas
  • Aprendizagem diferenciada – cada utilizador pode aceder de acordo com as suas necessidades e ritmo
  • Acréscimo da motivação e consequentemente melhoria da aquisição de conhecimentos

Saiba como fazer um podcast de sucesso

Agora que já percebeu que o podcast tem potencial no marketing da sua empresa, saiba como produzi-lo de forma a que seja bem sucedido.

1. Defina o objetivo do podcast

Antes de gravar, deverá definir o tipo e objetivo do podcast. Por exemplo, se vai ser expositivo, informativo, publicitário, etc.

2. Defina o seu público-alvo

Deve definir também o público-alvo do podcast: sexo, idade, formação, interesses, etc. Pense exatamente na informação que os ouvintes realmente querem ouvir. É essa que deve gravar!

3. Defina a duração do podcast

Defina ainda a duração do podcast, ou seja, se vai produzir um áudio pequeno, médio ou longo.

4. Defina o estilo do podcast

E defina o estilo, se formal se informal.

5. Escolha o software de edição de som

A seguir deve escolher o software de edição para a produção do podcast. Use um serviço de gestão de podcasts.

6. Publique na Internet

Depois, é hora de publicar o podcast na Internet!

7. Faça a subscrição e reprodução

Após a publicação, faça a subscrição e reprodução do podcast, por exemplo recorrendo ao iTunes, que permite explorar e organizar as músicas

8. Promova o Podcast

E agora é só promover o seu podcast! Se não o fizer não vai conseguir angariar ouvintes. Faça uma divulgação através do seu site, email marketing ou páginas de redes sociais, como Twitter, Facebook, YouTube, etc. 

9. Faça atualizações periódicas

Tal como na rádio, também os ouvintes de podcast esperam novidades com regularidade. Se não há novos capítulos, perde-se a audiência. Perdem-se os leads e perdem-se as hipóteses de fechar vendas.

10. Seja paciente

Nada de pressas! Demora algum tempo para que um podcast ganhe força e obtenha sucesso. De resto, mesmo que não atinja muitas pessoas o importante aqui é que atinja as pessoas corretas. Tenha isso em mente!

E agora trate de pôr o seu marketing a explorar as potencialidades do podcast na promoção da sua empresa. Boa sorte!

Print Friendly

About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *