Como Fazer Um Plano De Marketing Digital

Saiba tudo sobre como fazer um plano de marketing digital

A sua ideia ganhou pernas para andar? Já tem o produto ou serviço pronto para entrar no maravilhoso mundo da Internet? Quer agora começar com a divulgação e promoção online? Parabéns! Está na hora de criar o Plano de Marketing Digital para o seu negócio na web. Preparado ou precisa de um empurrãozinho?

Não é por acaso que muitos empreendedores lançam um negócio na Internet, abrem um perfil da empresa nas redes sociais, desenvolvem um layout apelativo para o site, criam um blog, enviam emails marketing, investem em Adwords ou Facebook Ads mas no final veem os resultados – mesmo assim – ficar aquém do esperado. Porquê? Porque se esqueceram ou tiveram preguiça de fazer um Plano de Marketing Digital.

plano marketing

Ao optar por fazer parte do mundo digital, antes de qualquer ação, deve seguir alguns passos básicos e elaborar um Plano de Marketing Digital para o seu negócio. Tal como no marketing offline, é fundamental ter um documento que ajude a sua empresa a orientar os objetivos da marca, produto ou serviço que oferece, potenciando o retorno do investimento e atingindo com mais eficácia as metas traçadas.

Para fazer um Plano de Marketing Digital necessita apenas de ter algumas noções de marketing online e Internet e de seguir as etapas que indicamos de seguida. Não é uma tarefa assim tão complicada que exija conhecimentos profundos na área ou formação específica. Com alguma ajuda e muita boa vontade chega lá mais rapidamente do que julga. Depois é só ir melhorando o documento ano após ano. Vamos a isso?

Etapas na planificação do Plano de Marketing Digital

Para criar um Plano de Marketing Digital é preciso ter a coragem de abandonar as estratégias que têm mais sucesso, genericamente, na Internet para pensar naquelas que são as mais adequadas ao seu negócio em particular. Os resultados podem não ser imediatos mas se seguir as etapas que vamos enumerar de seguida pode ter a certeza que quando surgirem, os resultados serão compensatórios.

Etapa 1 Atrair o seu público-alvo

Para atrair o seu público-alvo tem de produzir e publicar conteúdos valiosos, partilhá-los nos vários canais digitais consoante a temática e o objetivo (blog, site, redes sociais, portais, media online), otimizar em termos de pesquisa (SEO), apostar na usabilidade e, se possível, investir em anúncios pagos por clique (pay-per-click).

Etapa 2 Converter o público-alvo em leads

Depois de atrair o seu público é necessário converte-lo em leads, por exemplo com a criação de botões call-to-action que levam a landing pages com a oferta de algo útil para os consumidores, como ebooks, versões teste de produtos, oferta de serviços, etc, em troca dos seus contactos, evidente.

Etapa 3 Relacionar-se com o seu público em todos os estágios do processo de vendas

Com a conquista de leads pode começar então a investir num relacionamento mais personalizado para perceber até que ponto aquele lead se vai transformar em cliente. Neste estágio, o email marketing é particularmente interessante. Aproveite-o!

Etapa 4 Fechar as vendas

Para fechar as vendas é importante que coloque o departamento de marketing e o comercial a trabalharem em sintonia porque depois de angariados os leads pelo marketing é necessário que a área comercial os agarre com afinco. No final é importante que toda a empresa sem exceção se esforce para fazer tudo para manter o novo cliente satisfeito e envolvido com a instituição: pronto para se tornar fã e partilhar os seus conteúdos na Internet!

Etapa 5 Analisar os dados, otimizar as ações e garantir o retorno

Deve avaliar continuamente a relação investimento/retorno para poder efetuar os ajustes necessários. Num Plano de Marketing Digital, o Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas porque fornece todas as métricas necessárias gratuitamente. Use-a!

Estrutura do Plano de Marketing Digital

E agora que percebeu quais as etapas que deve pensar no seu plano, prepare-se para começar a elaborar o documento propriamente dito seguindo esta estrutura adequada a estratégias digitais.

1. Sumário Executivo

Breve descrição do conteúdo do Plano de Marketing.

2. Análise Interna

Análise interna do seu negócio. Para a fazer dê resposta aos seguintes itens:

  • Breve descrição da empresa, incluindo missão, visão e valores.
  • Descrição do posicionamento da empresa.
  • Diferenciação dos seus produtos/serviços.
  • Estabelecimento dos objetivos de curto, médio e longo prazo, com base com que delineou no ponto um do plano.
  • Análise dos recursos financeiros.
  • Análise dos recursos humanos.
  • Análise de parcerias.
  • Análise do Marketing-mix atual da empresa (Produto/Serviços, Preço, Promoção e Distribuição).
  • Análise do volume de vendas, quota de mercado, portfólio de produtos/serviços e sua evolução nos últimos três anos (se possível).
  • Análise da evolução do preço dos produtos/serviços no último ano (se possível).
  • Análise à promoção/comunicação realizada nos últimos 6 meses assim como a seu posicionamento atual na Internet.
  • Análise do perfil do seu consumidor atual (comportamentos, atitudes, hábitos, interesses, motivações, atenção, desejos e expetativas) versus análise do potencial consumidor digital (comportamentos, atitudes, hábitos, interesses, motivações, atenção, desejos e expectativas).

3. Análise Externa

Após a análise interna, deve proceder a uma análise externa, tendo em conta os seguintes pontos:

  • Análise do mercado onde atua (volume de vendas, quotas de mercado, taxas de crescimento, tendências e características com referência ao mercado digital).
  • Análise PESTAL: análise Política, Económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal.
  • Análise da concorrência com descrição do Marketing-mix no campo digital (websites, redes sociais, SEO, web analytics, comunicação, conteúdos, posicionamento, etc).
  • Análise dos recursos digitais da concorrência.

4. Análise SWOT

Análise das Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) no campo digital.

5. Definição de Objetivos

Definição dos objetivos a traçar. Por exemplo, aumentar vendas em percentagem, fidelizar os seus clientes, aumentar a notoriedade, aumentar as visitas do site, captar leads, melhorar a sua reputação, estabelecer uma relação com os clientes, etc. A par, defina também os objetivos de marketing.

6. Metodologia de avaliação

Explicação dos métodos que irá utilizar para atingir os objetivos definidos. Por exemplo, Google Adwords, análises de SEO, vendas online, contactos realizados, etc.

7. Estratégia(s) de Marketing

Definição da estratégia a definir para alcançar os objetivos propostos, tais como fidelização, diferenciação de produtos e posicionamento, segmentação e targeting.

8. Definição das políticas de Marketing-mix

Definição das estratégias em relação ao Marketing-mix, ou seja, preço, produto, comunicação e distribuição no mercado online.

9. Plano de Ação

Definição das ações de comunicação a desenvolver no ambiente digital, previstas na estratégia definida.

10. Orçamento de Marketing

Elaboração do orçamento de marketing, com custo das ações incluído, bem como custos de marketing, previsões de receitas e previsões de lucros.

11. Controlo e Avaliação

Avaliação do Plano de Marketing Digital com monitorização dos resultados obtidos.

12. Plano de Contingência

Plano B (C ou D) que se necessário serve para redirecionar as estratégias e estabelecer outras táticas, caso o Plano de Marketing Digital não esteja a atingir os objetivos propostos nem a alcançar as metas estabelecidas.

Um Plano de Marketing Digital é um documento que pode funcionar como complemento do próprio Plano de Marketing da empresa ou, caso o seu negócio tenha apenas vertente online, funcionar como registo orientador dos caminhos a seguir. Seja qual for o seu caso, se deseja suceder na web, é importante que estabeleça desde já estratégias organizacionais direcionados à Internet. Boa sorte!

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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