Como Fazer Promoções Na Sua Loja Online

Como Fazer Promoções Online

Uma promoção bem feita é capaz de aumentar as vendas, divulgar novos produtos, escoar mercadoria em stock, angariar novos clientes e fidelizar outros. E pode e deve fazer-se numa loja online. Conheça as formas possíveis de promover produtos ou serviços numa loja virtual.

promoções

Tipos de promoção que pode fazer em sua loja online

1. Leve 3 pague 2

O modelo “leve 3 pague 2” é sempre bem aceite pelos consumidores e pode ser aplicado na sua loja online, tal como é aplicado, por exemplo, num pack de chocolates numa prateleira de supermercado. Se vende perfumes, roupas, calçado, acessórios de moda, bolos, comida para fora, bebidas, seja o que for que lhe permita aplicar um desconto como este, aproveite para angariar mais clientes e fidelizar os que tem com ofertas do género. Além disso, é ótimo para negócios que tem uma quantidade excessiva de determinada mercadoria e querem escoá-la.

Com o “leve 3 e pague 2” consegue também aumentar as vendas pois é sabido que o cliente que só queria uma unidade do produto, acaba por considerar e encomendar três! E a sua empresa, duplica a venda e livra-se da terceira unidade. Ganha o cliente. Ganha o seu negócio.

2. Desconto progressivo

É uma estratégia bastante utilizada em alguns negócios que funciona lindamente com produtos ou serviços interligados entre si. Numa loja de roupa online, por exemplo, pode aplicar um desconto na segunda peça comprada: o cliente leva as calças e pode escolher uma camisa a combinar com um desconto de 50%. Repare que o cliente estava a considerar a compra de umas calças apenas, mas acaba por levar uma camisa também. Se vende serviços, por exemplo limpezas ao domicílio, pode aplicar o mesmo esquema: primeiro mês de limpezas pago integralmente, segundo mês com desconto. Com esta mecânica simples, o cliente pode começar a ganhar desconto a partir do segundo produto colocado no carrinho e esse desconto pode ser aumentado progressivamente consoante ele vai adicionando mais produtos. Basta determinar até onde está disposto a aplicar desconto nos produtos e em que produtos. Uma mecânica muito chamativa é a que permite ao cliente usufruir de desconto progressivo, ou seja, no primeiro produto não tem desconto, no segundo tem 5% de desconto, no terceiro 10%, no quarto 15% e assim sucessivamente. Ganha o cliente. Ganha o seu negócio.

3. Desconto na próxima visita

O desconto numa próxima compra é um modelo usado por empresas que desejam fidelizar clientes. É muito simples de aplicar em negócios online, basta oferecer ao cliente, após a compra, um voucher ou cupão de desconto que poderá ser utilizado na próxima visita. A percentagem de desconto a ser oferecida depende da estratégia e disponibilidade financeira do seu negócio e pode ser tanto um valor fixo como variável, de acordo com o valor gasto na compra sem desconto. Ganha o cliente. Ganha o seu negócio.

4. Entrega grátis

Todos os clientes de lojas online adoram as entregas grátis. É uma forma infalível de atrair clientes, aumentar as vendas e conquistar novos consumidores mas nem sempre é viável. Faça contas e veja se pode oferecer o envio dos produtos sem grande prejuízo para o seu negócio. Se for possível, ótimo, se não averigue a possibilidade de estipular valores mínimos ou determinados produtos para conceder o envio gratuito. Ganha o cliente. Ganha o seu negócio.

5. Promoções exclusivas

As promoções exclusivas além de fidelizarem clientes, são uma oportunidade para inserir na sua loja online novas linhas de produtos e fazer campanhas de lançamento. Ofereça esse desconto, por exemplo na linha de calçado primavera verão 2015 para clientes que seguem a sua loja nas redes sociais, ou clientes que façam anos nesse dia, ou clientes mais fiéis, ou qualquer outro tipo de clientes que queira premiar. Pode faze-lo inclusive em parceria com outras empresas. Ganha o cliente. Ganha o seu negócio.

6. Liquidação e descontos

Tal como numa loja física, num negócio online pode aplicar descontos, promoções, liquidações sazonais em determinados produtos, em determinadas linhas ou na loja toda! Para quem tem stock para escoar, nada como aumentar o número de vendas com uma liquidação. Mas tenha atenção para não se iludir com o aumento de vendas nesses dias, pode significar um sucesso de vendas e insucesso financeiro. Não chegue à linha vermelha. Faça as contas primeiro. Se tiver verba para avançar, perfeito. Ganha o cliente. Ganha o seu negócio.

7. Desconto, brinde e entrega grátis

Se além de um desconto, oferecer um brinde exclusivo e entrega do produto grátis ninguém vai resistir. São três benefícios numa compra só! Qual deles o mais importante para o cliente. Às vezes um misto de vantagens pode ser mais apelativo do que um desconto só. Por exemplo, o cliente que comprou as calças, recebe um par de meias grátis e ainda lhe enviam ambos os produtos para casa gratuitamente. Perfeito. Pode ter custos para o seu negócio, sim, mas é definitivamente uma forma infalível de fazer um cliente se decidir pela compra. Para a implementar com o menor custo possível, ofereça por exemplo produtos que não consegue escoar. Ganha o cliente. Ganha o seu negócio.

8. Só hoje!

Uma boa ideia para acelerar as compras na sua loja online é anunciar que a promoção é “só hoje” ou “esta semana” ou “termina daqui a uma hora”. Se determinar um momento exato para começar e terminar uma campanha, consegue melhores resultados. Pode apoiar-se por exemplo em datas especiais: dia de São Valentim, Dia da Mãe, Dia do Pai, etc, e aproveitar épocas em que os clientes costumam comprar mais. Uma boa oferta, um clique no botão “comprar”, um lembrete a avisar o cliente de que as condições especiais da promoção têm hora marcada para acabar pode ser um fator decisivo para que a pessoa faça a compra ali, imediatamente. Ganham os clientes fieis, os esporádicos, os indecisos e os mais convictos. Ganha o seu negócio,

9. Seja criativo

É certo que a lista de datas festivas e comemorativas em que se costuma comprar mais e consequentemente vender mais é extensa mas já pensou em criar promoções em situações inusitadas? Que tal divulgar e tornar o dia “D” da sua empresas num festin de vendas? Pode inclusive faze-lo sem associar a promoção a um dia específico. Use a sua criatividade e venda. Ganha o cliente. Ganha o seu negócio.

E agora estabeleça uma meta clara para o seu negócio. Esse objetivo é o que deve definir a promoção ideal para a sua loja online. Se a sua preocupação é divulgar a loja, o número de visitas é o seu objetivo e uma oferta atrativa será o ponto de partida. Mas se a sua preocupação é vender 1.000 unidades a mais de um determinado produto, por exemplo, então a estratégia será diferente.

No final compare os resultados da promoção com as expetativas da sua empresa.

Com sua equipa devidamente informada, motivada e com a devida divulgação da promoção, tem tudo para ser bem sucedido!

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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