Como Fazer Marketing No YouTube

Saiba tudo sobre como fazer marketing no youtube

Mesmo as empresas mais sofisticadas e evoluídas tecnologicamente usam o YouTube para publicar os seus vídeos. Porquê? Pela mesma razão que as pessoas costumavam anunciar os seus negócios nas Páginas Amarelas. É onde o consumidor está!

Assim que uma empresa coloca um vídeo no YouTube encontramos logo o seu conteúdo. Num servidor privado, ninguém o descobre. E ainda mais importante é o facto de todos os cibernautas saberem perfeitamente como colocar e partilhar vídeos neste canal. Perfeito, não é?

Chama-se YouTube e nasceu em 2005 para proporcionar aos seus utilizadores os chamados 15 minutos de fama. De lá para cá tornou-se num dos maiores fenómenos da web, ganhando espaço no ramo empresarial como ferramenta de marketing para alavancar vendas, fazer promoções, fortalecer a marcar e gerar interação com os clientes.

O YouTube não deixou a sua componente de autopromoção (olhem só o que eu fiz!) nem de educação (vejam só o que consigo aprender a fazer!) mas investiu no ramo empresarial (vejam o que eu vendo!) não fosse ele hoje o maior site de partilha de vídeos do mundo!  

Deste modo, a maioria das empresas que até já tinha incluído o vídeo como parte do conteúdo nos seus sites, percebeu que as estratégias de marketing voltadas para o YouTube lhes permitiam em média 2 milhões de visualizações… e começaram a gravar! Este número torna também a sua participação obrigatória porque agora a lógica é outra. A expansão da banda larga, inclusive nos smartphones e tablets, revela que os vídeos são uma das principais formas de produzir e consumir conteúdo. Assim, já lá vai o tempo em que bastava ter um site. Os vídeos online já são uma tendência empresarial e o seu consumo vai aumentar bastante nos próximos anos devido à sua multifuncionalidade e ajustabilidade.

Pare de investir em canais de comunicação de via única com o público. É necessário entender os hábitos de consumo dos clientes e potenciais clientes para conseguir criar uma relação mais estreita entre eles e a sua empresa. É importante perceber e aproveitar a necessidade que as pessoas têm de partilhar conteúdos e fazer com que sejam populares nas redes sociais, para promover um marketing viral, uma das estratégias mais bem-sucedidas numa empresa: com o YouTube consegue gerar uma partilha espontânea e exponencial dos seus vídeos, ampliando a projeção da sua marca, aumentando as vendas.

Com tantos prós e quase nenhum contra é compreensível que hoje em dia, uma percentagem do orçamento de marketing de uma empresa vá precisamente para a produção de vídeos no canal YouTube. Algumas instituições desistiram até de investir nos media tradicionais porque esses formatos não permitem feedback.

Pelo contrário, no YouTube podem ter de gastar o mesmo que gastariam na produção de um vídeo para televisão, mas uma campanha de publicidade para uma grande marca pode custar um terço do que uma campanha feita na TV, e ter o mesmo alcance!

marketing youtube

15 Dicas para usar o Youtube como estratégia de marketing

1. Procure um profissional

Convém procurar um profissional que execute o conteúdo audiovisual, com experiência em edição de vídeo e produção para a transmissão online.

2. Controle o tempo

Controle a duração dos seus vídeos. Estabeleça um padrão nos vídeos da sua empresa e prefira, em média, uma duração pequena que vai garantir a atenção do seu público e consequente retransmissão da mensagem. Maximize a incorporação de imagens, a fim de ilustrar os conceitos de uma maneira mais ágil e eficiente.

3. Pense no equipamento

Não é necessário produzir algo muito sofisticado, mas também não pode parecer um amador. Uma câmara HD é a mais adequada.

4. Tenha uma boa iluminação

Tenha a certeza de que o objeto a filmar está bem iluminado. Não utilize iluminação interna. Compre uma luz para a câmara ou uma lâmpada photoflood (que produz um fluxo luminoso mais intenso). Coloque a iluminação artificial em frente ou ao lado (formando um ângulo em V) do objeto a ser filmado.

5. Cuidado com o som

Utilize um microfone se houver uma entrada na câmara. Coloque-o próximo da pessoa que vai falar para que não seja captado barulho do meio envolvente.

6. Atenção às filmagem

Convém filmar várias vezes a mesma cena e depois utilizar a melhor filmagem, quando se estiver a editar o vídeo. Filmar de vários ângulos também ajuda no momento da edição.

7. Faça ajustes

Deve ajustar o seu vídeo ao seu tipo de público, se necessário for criando vídeos para diversas faixas etárias. Não se esqueça de incluir os respetivos subtítulos, para um serviço mais completo.

8. Dê explicações

Porque uma imagem vale mais que 1.000 palavras, um vídeo pode ajudar a oferecer ao seu cliente uma experiência de produto superlativa, através de conteúdos de vídeo muito acessíveis que explicam em dois minutos como usar o produto (por exemplo), sendo que essa mesma explicação demorava muito mais tempo se fosse dada por um colaborador através de telefone ou email.

9. Inclua testemunhos

Use testemunhos reais. Aproveite o facto de as citações entre aspas de clientes satisfeitos serem sempre suspeitas, e mostre a imagem do cliente de carne e osso a falar (bem) sobre o seu produto ou serviço.

10. Desperte a vontade de partilhar

Os vídeos podem ser inspiradores, engraçados, bizarros, chocantes… pense numa característica que vá despertar a vontade de divulgar o seu vídeo empresarial e use-a para promover a partilha. É cada vez mais importante produzir conteúdo que seja realmente bom em vez de tentar obter audiência apelando para truques no Google. E bons vídeos são irresistíveis!

11. Não esqueça o processo

Faça um storyboard (desenho das cenas) porque isso facilita as filmagens.

12. Planeie a edição

Utilize um programa de edição que crie transições, fusões, que adicione títulos, créditos e textos nas imagens. Isso serve para colocar o endereço do site em evidência, por exemplo.

13. Coloque no YouTube

Quando comprar o software de edição, tome atenção ao formato dos arquivos. O YouTube aceita vídeos em quase todos os formatos (.WMV, .AVI, .MOV e .MPG), mas é bom certificar-se.

14. Controle o vídeo

Os vídeos bem feitos são fáceis de digerir e de entender, são divertidos e oferecem à sua empresa um controle total sobre a narrativa. Um excerto de um texto pode ser cortado, uma fotografia pode ser publicada fora do contexto, um tweet pode ser mal-interpretado, mas é bem mais trabalhoso adulterar um vídeo. Numa época cheia de distrações é cada vez mais importante fazer com que chegue ao público uma mensagem consistente e os vídeos são a plataforma ideal para o fazer.

15. Controle o feedback

Leia sempre os comentários dos clientes aos seus vídeos, particularmente se se trata de um vídeo de lançamento de um produto. O feedback das pessoas pode contribuir para uma alteração do caminho a seguir, por exemplo. Por outro lado, ajuda caso seja necessária uma retificação no modelo ou estratégia de marketing, tendo em conta o objetivo da sua empresa que é promover a sua marca.

15 Bons motivos para ter uma estratégia de vídeo marketing no Youtube

  • O YouTube é dos sites mais utilizados em todo o mundo
  • O YouTube recebe 2 milhões de visitas diariamente
  • Cerca de 70% dos computadores com Internet acedem ao YouTube
  • Os portugueses passam 8,5% do tempo online no Youtube
  • O YouTube possui 40% de todo o tráfego móvel (smartphones e tablets)
  • O YouTube possui mais de 3 bilhões de visualizações por dia
  • No Mundo, a cada minuto que passa são enviadas 48 horas de vídeos (10% em HD) para o YouTube
  • Por dia, em todo o mundo, são vistos cerca de 150 anos de vídeos do YouTube no Facebook
  • 1 tweet gera pelo menos seis sessões no YouTube
  • 4 milhões de pessoas partilham vídeos do YouTube em redes sociais
  • O YouTube possui servidores em 25 países
  • Atualmente, 70% das buscas no Google estão a oferecer resultados de vídeo
  • Os consumidores preferem ver vídeos
  • Um estudo da Cisco prevê que os vídeos respondam por 69% do tráfego de Internet por consumidores em 2017
  • No YouTube os vídeos estão disponíveis 24 horas por dia
Print Friendly, PDF & Email

About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *