Como Fazer Infográficos

Do casamento da INFO com o GRÁFICO só podia resultar o infográfico. A união perfeita entre informação e representação visual. Através de conteúdos com textos curtos e representações figurativas e esquemáticas, ele faz as delícias dos leitores online (e offline também) porque a apreensão do tema acontece de forma fácil, clara, rápida e visualmente apelativa.

É verdade. O marketing online tem um novo recurso. Chama-se Infográfico e dizem que é bem mais apelativo e objetivo que um texto. No fundo é uma representação visual de um tema que alia texto, ilustrações e gráficos. Perfeito para quem navega na Internet e tem pouco tempo para leituras. E quando bem aplicado, chama a atenção de todos os cibernautas – quer tenham ou não tempo para se demorarem na aquisição de informação online – acelera a perceção, leva à ação e estimula a partilha. Perfeito.

Além disso o Infográfico transmite a mensagem de uma forma rápida, dinâmica e fácil de entender. Qualidades muito apreciadas nos tempos que correm em qualquer negócio que pretenda atrair consumidores na Internet. Mas os infográficos não nasceram na era digital. Já são uns meninos crescidos que surgiram em jornais e revistas impressas e em manuais técnicos e educativos.

A ideia era a mesma: simplificar dados obtidos através de estudos e pesquisas. Ora, dado o seu sucesso no mundo offline foi fácil pular para o mundo digital e quem deu o empurrão foram as empresas com plataformas online, cientes de que a leitura vertical tem muito sucesso. E a rapidez na apreensão de informação mais sucesso ainda.

infográficos

Vantagens na utilização de infográficos

  • O infográfico é um complemento do marketing de conteúdo da sua empresa que enriquece a forma de apresentar os assuntos que podem interessar ao seu público-alvo.
  • O infográfico é muito apelativo e por isso promove a partilha entre utilizadores.
  • O infográfico é fácil de interpretar e por isso facilita a compreensão da informação que quer transmitir e reforça a manutenção da relação entre a sua empresa e os seus clientes.
  • O infográfico atrai a atenção dos seus utilizadores e permite uma compreensão rápida e fácil do tema que quer transmitir.
  • O infográfico incrementa a estratégia de comunicação e marketing da sua empresa.

Desvantagens na utilização de infográficos

  • O infográfico obriga a uma certa experiência na área de design gráfico porque todo o conteúdo requer um processo artístico.
  • O infográfico exige noções fortes de combinação de cores, tamanhos de fonte, estilo e imagens.

Dicas sobre como fazer infográficos

Os infográficos estão a revolucionar o modo de escrever e de ler. Como vimos, são textos breves e objetivos que contam com a ajuda de imagens também elas simples e percetíveis que atraem a atenção das pessoas. Por isso também a sua empresa os deve começar a utilizar e para isso convém dedicar algum tempo ao seu planeamento, seguindo estas dicas.

1. Planeie

Pense no tema (parte temática) e nas imagens (parte visual) e faça um esboço em papel.

2. Domine

Estude o tema a fundo. Não fale sobre nada que não esteja devidamente informado. Além de dominar o assunto que será abordado, deve conhecer o seu público-alvo muito bem. Com estes dois itens bem delimitados, pode começar a organizar as informações.

3. Resuma

Se não tem capacidade de síntese, pode desistir. O infográfico não é para si. Se tem habilidade para resumos, mãos à obra! Elabore frases curtas sobre o tema para acompanhar as imagens.

4. Organize

Distribua e organize as informações hierarquicamente para facilitar a compreensão do tema. Defina a estrutura base do seu infográfico, começando pela escolha do conteúdo principal, dos temas secundários e de como será a relação entre eles.

5. Desenhe

Agora distribua e ordene corretamente e em harmonia os elementos visuais (cores, fontes, tipos de imagens, etc). Opte por fontes simples para facilitar a leitura com, no máximo, dois estilos diferentes e três tamanhos distintos, mantendo o mínimo de 12pt.

Com os blocos de texto já elaborados, prepare então um esquema de cores que combinem com os assuntos e projete uma linha de leitura. Dê destaque ao mais importante, claro, e se o infográfico for circular, coloque o texto no centro. Se o conteúdo entrar na horizontal, dê preferência ao canto superior esquerdo para o início e ao canto inferior direito para o fim. Use ainda ícones para auxiliar na síntese de conceitos mais complexos, em conjunto com gráficos de fácil leitura.

6. Trabalhe em equipa

Durante o processo trabalhe sempre em equipa. Só um copywriter e um designer juntos permitem um resultado perfeito.

Escolha o melhor infográfico para sua campanha

Cada tema merece um infográfico diferente, com conteúdos alinhados com a ou as imagens. Assim, deve decidir com ponderação qual o melhor tipo de infográfico para representar o assunto que quer divulgar de modo a obter mais visualizações.

a) Infográfico educacional

Se deseja ensinar alguma coisa ao seu público, deve usar este modelo. O infográfico educacional pode dar relevo à sua área de atuação através de números, por exemplo, ou promover através de esquemas o resultado de pesquisas com clientes, opiniões sobre produtos, pareceres sobre serviços, entre outros temas.

b) Infográfico ao estilo faça você mesmo

Se deseja ensinar apenas uma habilidade ao seu público, use este tipo de infográfico: E elabore-o dando meia dúzia de dicas de como fazer alguma coisa: montar uma estante, procurar um serviço de limpeza, fazer um penteado, pintar uma parede, cozinhar em 10 minutos, ensinar pequenos números de circo ao seu cão… As hipóteses são inúmeras.

c) Infográfico de estatísticas

Este modelo serve para simplificar os números extraídos dos seus textos mais longos que envolveram muita pesquisa. A ideia é transformá-los em gráficos de fácil compreensão.

d) Infográfico comparativo

Eis um modelo que ajuda os seus consumidores a fazerem comparações. Depois de pesquisar e reunir dados, use o infográfico para comparar as estatísticas. Por exemplo, um histórico do aumento de faturação na sua empresa, do crescimento do seu produto mais vendido, do desenvolvimento do mercado onde atua, de comparação entre concorrentes, etc.

e) Infográfico guia

Este modelo é o mais adequado para quem pretende um guia visual de um conteúdo, por exemplo um produto ou serviço. Pode ser por exemplo, um guia de iniciação no negócio x, um guia para gerir com sucesso redes sociais, um guia para viver saudável, entre outros.

Ideias não lhe podem faltar agora. Resuma-as. Simplifique-as. Case-as com imagens atraentes e veja como serão lidas.

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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