Como Estimular A Criatividade No Trabalho

20 dicas sobre como estimular a criatividade no trabalho

Se na sua empresa as pessoas ficam a olhar para uma página em branco sem saber como começar um projeto, este artigo interessa-lhe. E muito!

A criatividade não é coisa associada apenas a atividades artísticas. Os bloqueios não acontecem apenas a pintores e técnicos de marketing. As ideias novas não são apenas necessárias na área da publicidade. Nada disso! Todas as áreas profissionais requerem alguma dose de criatividade, maior ou menos consoante o negócio. E em todas elas é difícil manter a inspiração no topo.

Pode acontecer a qualquer um ficar com falta de ideias. E é possível desenvolver estratégias para conseguir ter ideias inovadoras e manter um fluxo constante de criação. Saiba como, lendo este artigo!

criatividade

Como aumentar a criatividade na sua empresa

1. Melhore um aspeto do seu trabalho todos os dias

Meta na cabeça que tem de melhorar um aspeto do seu trabalho todos os dias e peça aos seus colaboradores para fazerem o mesmo. Ao final do dia, reúnam-se para falar sobre aquilo que conseguiram fazer de maneira diferente e melhor.

Se um dia for pouco para a sua equipa, melhore aspetos ao longo de uma semana ou até um mês. O importante é que o faça porque os melhoramentos podem ser aproveitados por todos os colaboradores da empresa ou pelo menos por aqueles que tenham em mãos os mesmos processos. E depois de algum tempo, vai acabar por conseguir reunir várias técnicas criativas e eficientes para a sua empresa em que ninguém (ainda) tinha pensado.

2. Anote tudo

Às vezes tem grandes ideias só que não lhe ocorrem no momento certo? Às vezes um colega fala-lhe de uma ideia nova mas não tem tempo para ouvi-lo? A solução pode estar em anotar e convidar todos a anotarem as suas ideias, sempre que vão surgindo, pareçam ou não exequíveis. E guarde-as para examinar noutras situações.

3. Peça ajuda a pessoas de fora da empresa

Muitas vezes, outras pessoas podem contribuir com visões inovadoras para o seu negócio. Por isso não tenha vergonha em pedir opiniões a colegas que possam contribuir com conhecimento e análises críticas sobre o seu trabalho.

A forma como as ideias novas chegam não é o mais importante, o que interessa é saber pedir uma ajuda construtiva sempre que perceba que está com dificuldades em avançar sozinho. Se for possível, convide pessoas de outros setores da sua empresa para as sessões de brainstorming, e pergunte-lhes como elas resolveriam os seus problemas (isso também pode ser feito com clientes).

4. Apostar nos seus colaboradores

Uma das formas de instigar a capacidade criativa dos seus colaboradores é reconhecendo as suas aptidões e permitindo-lhes a realização de tarefas que certamente terão melhor desempenho. Pessoas com maior autonomia e confiança sentem-se mais à vontade para dar a sua opinião.

5. Incentive a proatividade

Quem quer contar com colaboradores que executam as suas tarefas eficientemente e sempre além do que lhes é pedido, tem de os incentivar, seja com elogios, seja com prémios, seja com aumentos. Pessoas proactivas são também mais criativas, por isso deve valorizar quem melhor trabalha na sua empresa.

6. Incentive o trabalho em equipa

A chave para aumentar a gestação de ideias em qualquer empresa é ajudar as pessoas a começar a agir com criatividade como um grupo. Apoiar e estimular o trabalho em equipa é um fator determinante para dar a oportunidade para desenvolver a inovação e uma forma de evitar a acomodação e o vazio de ideias.

Maximizar o potencial de uma equipa significa praticar a comunicação em rede e incentivar a cooperação entre os membros. E dessa cooperação nasce muitas vezes a ideia genial para um projeto, ou pelo menos a troca de dicas e impressões que, num segundo momento, podem esboçar ideias interessantes. Não se esqueça que um elemento que aparentemente nada significa sozinho, em determinados contextos podem ser justamente a pessoa que faltava no processo.

7. Mantenha um bom ambiente de trabalho

Uma boa relação entre os colaboradores gera um bom ambiente de trabalho. Tudo o que precisa para se sentir confortável para criar e inovar. Porém, a política interna da sua empresa é um fator de grande importância na boa (ou má) convivência entre todos. Se não facilitar a cooperação e o desenvolvimento de propostas não gera sentimentos confortáveis que levam à criatividade. Então deixe claro que aceita mudanças que agreguem novidades e valores ao negócio e aos próprios colaboradores. Com os patrões abertos à inovação, as equipas são estimuladas a investirem em ideias criativas.

8. Faça um “edital de brainstorming”

Coloque no quadro de avisos da sua empresa, ou noutro local em que todos vejam, um “edital de brainstorming” de modo a encorajar as pessoas a participarem com ideias. Para tal, escreva um tema ou um problema numa cartolina colorida e cole-a no centro do quadro. Providencie o acesso a pequenos blocos de notas do tipo post-it autocolantes para que os colaboradores possam escrever e colar as suas ideias no quadro. É genial e ao mesmo tempo divertido!

9. Crie o “espaço da criatividade”

Crie um local, uma sala ou um recanto de uma sala, onde os colaboradores da sua empresa possam ir para se sentar um pouco a pensar de forma criativa. Esse espaço deve ser confortável, de preferência ter as paredes cor de laranja (cor mais estimulante para a criatividade) e livros, vídeos, fotos e jogos que estimulem a imaginação.

10. Reveja os clássicos

Sabia que a criatividade vem com o conhecimento? Quanto mais referências tiver e der aos seus colaboradores, maior repertório terão para basear as suas teorias ou sedimentar os seus projetos de sucesso de acordo com suas necessidades.

11. Observe outros ambientes e realidades

Não olhe apenas para o próprio umbigo. Há outros ambientes, departamentos, grupos e projetos que podem ajuda-lo a analisar a sua realidade. Não há problema nenhum em estudar o que outras empresas concorrentes estão a fazer, pelo contrário essa pesquisa só poderá contribuir para melhorar o seu trabalho.

Por outro lado, quando estiver a trabalhar em equipa, procure ouvir as experiências dos colegas, particularmente dos que estão há pouco tempo na empresa. Não se esqueça que as pessoas que trabalham juntas há muito tempo acabam por ter pensamentos muito semelhantes e isso significa que acabam por cometer sempre as mesmas falhas. Por isso deve investir em novos relacionamentos dentro e fora da empresa.

12. Promova o “caderno das ideias brilhantes”

Uma ideia ela própria original para angarias boas ideias e estimular a criatividade das pessoas é a criação de um caderno para ideias brilhantes. Basta arranjar um caderno A4 e passa-lo aos seus colaboradores com a instrução de que devem anotar no caderno três ideias por dia durante um mês sobre como melhorar determinado procedimento (por exemplo, como aumentar as vendas do produto X ou como melhorar o serviço Y). No fim do mês, recolha o caderno, categorize as ideias escritas e discuta-as depois com o seu grupo, decidindo quais as melhores sugestões e como implementá-las.

13. Crie a “parede da fama”

Transforme uma parede de uma sala ou corredor da sua empresa na “parede da fama”, como fotos dos colaboradores que tiveram ideias que foram implementadas com sucesso. E por baixo da foto, escreva um pequeno texto a descrever a ideia em causa e os benefícios que trouxe para a empresa.

14. Misture racionais com intuitivos

Quando fizer um brainstorming, tente dividir os colaboradores em pensadores com o lado esquerdo (racionais) e com o lado direito (intuitivas). Peça aos racionais sugestões práticas, convencionais e lógicas. E peça aos intuitivos sugestões pouco convencionais. Depois combine os grupos e discutam as sugestões.

15. Não seja perfecionista

Alguns projetos só se concretizam na prática, ou seja, é preciso ter um bom conceito, mas esperar até que todos os detalhes estejam perfeitos para lançar algo novo pode ser prejudicial. Não seja perfecionista: crie uma base sólida e depois sim, vá aperfeiçoando o projeto aos poucos.

16. Mude para “Sim e…”

Uma forma muito simples para melhorar ou aperfeiçoar uma ideia é obrigar os seus colaboradores a comentarem as ideias dos colegas começando a frase com “Sim e…” em lugar de “Sim mas…”.

17. Peça sempre três soluções

Muitas vezes perde tempo a pensar que uma ação não vai funcionar ou não pode ser executada quando devia estar a pensar na forma como a fazer funcionar. Ora uma ideia para colmatar esta forma de acomodação, é pedir aos seus colaboradores uma lista com três objetivos ou tarefas que eles acham que não podem ser cumpridas. Depois, peça simplesmente que criem três soluções para cada um desses problemas.

18. Valorize as ideias absurdas

Uma ideia genial pode ter sido considerada absurda. Não é invulgar que ideias rejeitadas inicialmente possam ter sucesso no futuro. É normal que ponha de lado o desconhecido mas faça um esforço para não desvalorizar imediatamente uma ideia que até pode tornar-se numa proposta mais viável à sua realidade. Em lugar de dizer “não” diga “porque não?”.

19. Dê feedback

Não se esqueça de dar feedback aos seus colaboradores sobre as ideias apresentadas, mesmo que tenham sido rejeitadas. Se o colaborador não receber uma resposta em relação à sua proposta não consegue melhorar nem emendar erros e isso só pode traduzir-se num resultado: falta de estímulo para apresentar novas sugestões.

20. Descanse

Um sono de qualidade também é importante para repor as energias e manter a saúde, fatores fundamentais para ter boa disposição e para ser mais criativo. Por isso não se descuide: dê tempo à sua mente para se desligar, reorganizar ideias e fixar os conteúdos aprendidos.

Tanto uma pausa produtiva pode dar bons resultados como um sono de qualidade pode ser importante para a criatividade. Dormir permite ao cérebro reordenar as suas atividades e sonhar, e por meio da procura de significado do simbolismo dos sonhos, novas soluções criativas podem ser encontradas!

Desvendar conteúdos dos sonhos é ter acesso a novos elementos que podem enriquecer o entendimento de situações vividas e problemas enfrentados.

Promova a criatividade no seio da sua empresa. Use estas dicas ou seja ainda mais criativo e enuncie as suas próprias dicas para estimular a imaginação das pessoas. Em qualquer caso, não deixe a fonte secar.

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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